Eterna 'Garota de Ipanema', Helô Pinheiro escreve poema em homenagem aos 30 anos sem Tom Jobim

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aos 30 anos de morte lendário cantor e compositor Tom Jobim, que morreu em 8 de dezembro de 1994, Helô Pinheiro, musa inspiradora do cantor e de Vinícius de Moraes na canção Garota de Ipanema, deixou sua homenagem ao artista. Em suas redes sociais, ela, que está com 81 anos, postou um vídeo de Tom com uma poesia escrita por ela.

 

Leia na íntegra e assista ao vídeo:

 

"O título é 'Tom e seus tons'. Se fosse cor, seria azul, porque a sorte até mudou. Se fosse nota musical, seria Sol, que cobriu o nosso encontro. O Lá é onde estivemos, mas hoje, o Dó é presente. Se o Si ainda soar, é só cantar 'Se todos fossem iguais a você', ou então 'Ah, se ele voltar, se ele voltar, que coisa linda, que coisa louca', pois há um sabiá que voa até o céu para mostrar seu canto, seu talento, seu encanto."

 

"O tom maior, o tom de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, que assim na Terra, como no céu, seja feita a Vossa vontade. Eternizado, aplaudido e muito amado", concluiu Helô.

 

Na legenda da publicação, ela comentou a homenagem. "Hoje, lembramos os 30 anos da morte de Tom Jobim. Quando Tom nos deixou, ficou um vazio que só se preenche um pouco pelas suas gravações e aparições. Ele foi e é para nós um misto de emoções e com isso me inspirei e fiz esse poema, escrito pelo coração. Quero compartilhar com vocês e dizer da falta que ele faz", lamentou a eterna Garota de Ipanema.

 

O autor de clássicos como Garota de Ipanema, Wave e Samba de Uma Nota só morreu em 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos, ao sofrer duas paradas cardíacas após uma cirurgia na bexiga. Ele tinha problemas circulatórios há duas décadas.

 

Helô Pinheiro como inspiração de 'Garota de Ipanema'

 

Helô Pinheiro já contou como foi composta a canção. Enquanto curtiam o dia ensolarado e apreciavam um copo de uísque em um bar à beira da praia, Tom Jobim e Vinícius de Moraes foram fisgados pela beleza natural de uma moça que passou por eles para chegar até o mar.

 

Os músicos se encantaram pela beleza da jovem, que chamou a atenção dos compositores pelos cabelos negros que evidenciaram seus olhos verdes. A moça em questão era Helô Pinheiro, então com 17 anos.

 

Vale lembrar que Garota de Ipanema é uma das canções mais regravadas no mundo. Até Frank Sinatra se encantou pela música e a interpretou em inglês, enquanto Tom Jobim tocava seu piano.

 

Confira o vídeo aqui

Em outra categoria

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que o estado está á disposição do governo do Paraná para prestar apoio às vítimas do tornado que assolou a cidade de Rio Bonito de Iguaçu.

"Minha solidariedade ao povo do Paraná e ao governador Ratinho Júnior diante do tornado que atingiu o estado na última noite, com ventos que chegaram a 250 km/h", disse Tarcísio em publicação no X.

"O Governo de São Paulo está à disposição para ajudar no que for preciso e prestar todo o apoio às vítimas dessa tragédia. Contem com nossas orações e com nossa solidariedade. Vocês não estão sozinhos", disse o governador paulista.

O governo do Paraná suspendeu a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, a mais afetada pelo tornado que já deixou seis mortos e mais de 430 feridos. A prova que estava prevista para ocorrer neste domingo, 9, deve ser realizada em uma outra data, ainda não agendada.

A informação foi anunciada pelo governador Ratinho Júnior (PSD) no X. Na mesma publicação, o chefe do Executivo paranaense anunciou uma força-tarefa para ajudar as famílias do município "a se reerguerem".

O Metrô rebateu as críticas da Prologis sobre a desapropriação do terreno da antiga fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, onde seria construído um mega parque logístico. Com a desapropriação, essa área agora será ocupada pelo pátio de trens da futura Linha 20-Rosa, o que, segundo a Prologis, inviabilizará o empreendimento imobiliário.

Em nota à Broadcast, o Metrô disse que usará apenas 24% da área total do terreno da Prologis. Segundo o Metrô, o terreno é necessário para o funcionamento da nova linha, que tem previsão de atender 1,4 milhão de passageiros por dia. Além disso, o uso deste terreno evitará a desapropriação de, no mínimo 10 mil m? de imóveis nos arredores, inclusive residenciais.

"O Metrô de São Paulo estudou exaustivamente todas as alternativas técnicas para implantação do pátio da futura Linha 20-Rosa", afirmou. "O terreno mostrou-se como o mais viável, por atender a requisitos fundamentais para a logística da linha, em razão de sua proximidade do traçado, que vai possibilitar a redução de construção de estacionamentos intermediários de trens e servir como ponto estratégico para a partida de duas tuneladoras (tatuzões)".

O Metrô informou ainda que dialogou com a Prologis demonstrando que a área oferecida por ela não atenderia aos requisitos necessários para as futuras instalações ferroviárias, podendo inviabilizar a implantação do pátio e dificultar a construção da linha, além de prejudicar o funcionamento do próprio empreendimento imobiliário pela necessidade de circulação de 600 caminhões diários pelo terreno, para a remoção de terra das escavações.

Para minimizar os impactos, o Metrô se comprometeu a utilizar apenas 24% do terreno (224 mil m? de um total de quase 1 milhão de m?). Para se ter uma ideia, o pátio Jabaquara tem cerca de 400 mil m?.

Vale destacar que a área a ser desapropriada será indenizada com valor de mercado, segundo o Metrô. As partes não citaram valores, mas segundo fontes que acompanharam a aquisição do terreno pela Prologis, em 2024, o negócio saiu por R$ 850 milhões (considerando a área total de quase 1 milhão de m?).