Por que o Lanterna Verde está no trailer do novo 'Superman'? Entenda o novo universo da DC

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O primeiro trailer do novo filme do Superman foi lançado nesta quinta-feira, 19, e apresentou uma série de novidades da nova encarnação do Homem de Aço. Além de termos os primeiros vislumbres dos atores David Corenswet como Kal-El, Nicholas Hoult como Lex Luthor e Rachel Brosnahan como Lois Lane, outros personagens dos quadrinhos também deram as caras. Guy Gardner, um dos Lanternas Verdes mais famosos da DC, apareceu brevemente em uma das cenas divulgadas.

O papel será vivido pelo ator Nathan Fillion, que já colaborou com o diretor James Gunn em outros projetos. Outra aparição que chamou atenção dos fãs foi a da Mulher-Gavião, interpretada pela atriz Isabela Merced. Encerrando as surpresas, dois personagens mais obscuros dos gibis também ganharam tempo de tela: o Sr. Incrível, interpretado por Edi Gathegi, e o Metamorfo, vivido por Anthony Carrigan.

O longa, que será lançado em 2025, é o início de um novo universo cinematográfico compartilhado da DC - o DCU (DC Universe, em inglês). A continuidade antiga, estruturada pelo cineasta Zack Snyder ao longo de filmes como Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Mulher-Maravilha e a Liga da Justiça, foi abandonada após seguidas decepções nas bilheterias.

O controle criativo do novo universo foi dado ao produtor Peter Safran e ao diretor James Gunn. O cineasta foi responsável pela criação e o sucesso da trilogia de filmes dos Guardiões da Galáxia na Marvel. Em 2021, ele já havia dirigido um filme para a DC - O Esquadrão Suicida -, mas agora é o responsável por todos os longas do estúdio.

Além de novos filmes e personagens, Gunn promete uma nova abordagem em relação aos super-heróis. Se o antigo universo se preocupou em estabelecer as histórias de origens de cada herói, o diretor planeja pular essa parte e ir direto para a ação. "Eu não vou contar novamente as origens do Batman ou do Superman, porque todo mundo já as conhece", afirmou o cineasta em suas redes sociais. Com isso, o novo filme do Homem de Aço começa com o protagonista já estabelecido como um super-herói.

Em outras entrevistas, o cineasta também afirmou que planeja contar histórias que não se preocuparão em estabelecer uma grande conexão entre filmes. "Eu nunca vou sacrificar um momento da narrativa para preparar algo para uma obra futura", afirmou ao site norte-americano Screen Rant. A estratégia é diametralmente oposta aos planos da Marvel, que se consolidou em Hollywood ao lançar dezenas de filmes interconectados.

"Estamos construindo um mundo compartilhado, não uma narrativa compartilhada. Não é uma história que tenha começo, meio e fim, mas sim um universo que as pessoas podem entrar e vivenciar", afirmou o diretor ao site norte-americano IGN. Com isso, a expectativa do cineasta é de que as obras do novo universo explorem abordagens e temas diferentes e não se limitem a um denominador comum compartilhado pelo DCU. "Cada projeto trará uma visão diferente dos artistas que estão trabalhando nele."

Quem é Guy Gardner?

A aparição de Nathan Fillion no trailer empolgou os fãs dos quadrinhos. O ator viverá Guy Gardner, importante membro dos Lanternas Verdes - um grupo de patrulheiros intergalácticos que mantém a paz no universo dos quadrinhos da DC. Ao longo das décadas, diferentes personagens assumiram o manto do Lanterna Verde, mas Gardner talvez seja um dos mais polêmicos.

Diferentemente de nomes como Hal Jordan e John Stewart - guerreiros esmeraldas que foram adaptados para mídias como filmes, séries, animações e video games -, o personagem de Fillion não é tão conhecido do público. Explosivo, temperamental e violento, Gardner é um contraponto a postura mais comedida de boa parte da Tropa dos Lanternas Verdes.

Em suas redes sociais, James Gunn revelou que o personagem "se encaixa" na história que ele planeja contar no novo filme do Superman. O papel dele na trama ainda não foi detalhado, mas deve ser substancial. Uma série dos Lanternas Verdes está sendo desenvolvido para HBO e Max. A produção conta com os atores Kyle Chandler, que viverá Hal Jordan, e Aaron Pierre, que será John Stewart. Ainda não há data de estreia, mas as filmagens estão previstas para se iniciarem em janeiro de 2025.

Confira o trailer aqui

Em outra categoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade neste sábado, 8, às vítimas do tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, deixando seis mortos e mais de 430 feridos. O chefe do Executivo destacou que uma equipe liderada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, já está se deslocando para a região.

Ainda de acordo com o presidente, técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução também estão à caminho da região atingida e profissionais da Força Nacional do SUS vão prestar auxílio à população. "Seguiremos apoiando a população paranaense. E prestando todo o auxílio que for necessário", anotou ainda o chefe do Executivo no X.

Um pouco antes da publicação, Gleisi anunciou sua ida ao Paraná junto do ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; do diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun; e do diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni. O grupo acompanhará duas equipes da Defesa Civil.

Três pessoas morreram na manhã deste sábado, 8, na região do Brás, Centro de São Paulo, após um ônibus colidir contra um muro de uma viela anexa a um estacionamento particular.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ao tentar realizar uma manobra, o ônibus bateu no muro, que caiu sobre pessoas que estavam nas proximidades. O acidente aconteceu na rua Vieira Martins, na altura do número 100.

Duas vítimas morreram no local e uma terceira foi socorrida em estado grave para a Santa Casa, com lesões e traumas, mas não resistiu aos ferimentos.

Há a possibilidade de uma quarta vítima sob os escombros. A ocorrência ainda está em andamento.

A passagem de uma frente fria provocou chuva forte com rajadas de vento na madrugada e deixou rastros de instabilidades na capital. O sábado, 8, será de chuva fraca a moderada segundo informações do CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo. Segundo o instituto, a tarde começa com sol entre muitas nuvens e sensação de calor.

Também são esperadas rajadas de vento que podem superar os 80 km/h em alguns momento do dia. Nesses casos, a recomendação do CGE é permanecer em local fechado e seguro. Jamais se abrir embaixo de árvores ou em local próximo de muros e de rede elétrica.

Chuvas que avançaram do Paraná causam estragos em cidades paulistas

A previsão apontada pelo Climatempo para o sábado é de sol com nuvens e pancadas de chuva rápidas durante o dia e à noite, com temperaturas variando entre 16°C e 26°C .

Segundo previsões indicadas pelo CGE, à noite a temperatura cai, com mínima prevista de 16°C. No domingo ainda pode-se esperar rajadas de vento, porém menos intensas do que as registradas no sábado. Pode garoar do domingo, com mínima prevista de 14°C e máxima de 20°C.

Outra regiões do estado

Desde quinta-feira, 6, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para os riscos do ciclone extratropical, seguido por uma frente fria, começou a se formar sobre o Sul do Brasil na sexta-feira, 7.

O ciclone e a frente fria começaram a se formar a partir de uma área de baixa pressão atmosférica e ganhou força entre o Norte da Argentina e o Paraguai durante a tarde e a noite de quinta, 6.

Os Estados do Sul do País são os mais afetados, mas o fenômeno também deve causar um sábado de tempo instável em São Paulo.

Segundo a Defesa Civil, as rajadas podem chegar a 110 km/h na região de Itapeva, Vale do Ribeira e na Baixada Santista; e a até 115 km/h no litoral norte.

Outras regiões com risco são Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara. Nestas regiões, as rajadas de vento podem variar de 95 km/h a 100 km/h.

A expectativa é que no domingo, 9, o ciclone e a frente fria já estejam no mar.