Oscar, Globo de Ouro e mais: Saiba as datas das principais premiações de 2025

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ano começou e foi dada a largada para o início das principais premiações do cinema. A expectativa para 2025 é grande, já que Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles, e Fernanda Torres devem estar presentes em boa parte dos maiores eventos da sétima arte.

O Globo de Ouro ocorre já no próximo domingo, 5, e reconhece os principais destaques do cinema e da televisão. Ainda Estou Aqui disputa o prêmio de melhor filme estrangeiro e Fernanda, que interpretou Eunice Paiva na produção, concorre à categoria de melhor atriz de filme dramático. Na última terça, 1º, a Variety atualizou as previsões dos vencedores e apostou na vitória da atriz.

O anúncio dos indicados ao Oscar ocorre no próximo dia 17. Ainda Estou Aqui é um dos pré-indicados ao prêmio de melhor filme internacional na cerimônia que ocorre em março. O filme brasileiro também foi lembrado no Critics Choice Awards e no Satellite Awards.

Para quem gosta de música, também há a cerimônia do Grammy muito em breve. A premiação ocorre no dia 2 de fevereiro e tem Anitta e Milton Nascimento entre os indicados.

Veja as datas das principais premiações de 2025

Janeiro

5: Globo de Ouro;

8: Anúncio dos indicados ao DGA Awards (Prêmio do Sindicato dos Diretores) e ao SAG Awards (Prêmio do Sindicato dos Atores);

9: Anúncio dos indicados ao WGA Awards (Prêmio do Sindicato dos Roteiristas);

10: Anúncio dos indicados ao PGA Awards (Prêmio do Sindicato de Produtores);

12: Critics Choice Awards. Veja os indicados aqui;

15: Anúncio dos indicados ao BAFTA (Prêmio da Academia Britânica de Cinema e Televisão);

17: Anúncio dos indicados ao Oscar;

26: Satellite Awards.

Fevereiro

2: Grammy. Veja os indicados aqui;

8: DGA Awards e PGA Awards;

13 a 23: Festival Internacional de Cinema de Berlim;

15: WGA Awards;

16: BAFTA;

23: SAG Awards.

Março

2: Oscar

Maio

13 a 24: Festival de Cannes

Novembro

25: Emmy

Em outra categoria

Um homem de 55 anos morreu após ser atropelado por um motociclista na tarde do sábado, 4, na Avenida Doutor Frederico Martins da Costa Carvalho, no Sapopemba, zona leste de São Paulo. O rapaz de 25 anos estava empinando a moto quando atingiu duas pessoas. Uma criança de 6 anos ficou ferida e está internada. O indivíduo foi preso em flagrante por homicídio.

"Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, no local, apuraram que o indiciado atropelou as vítimas, enquanto realizava manobras perigosas em uma moto", disse a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o homem socorrido ao Hospital de Sapopemba, onde morreu.

A criança foi encaminhada ao Hospital Geral de São Mateus, onde permanece internada.

Conforme a investigação, a perícia e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados. O indiciado foi preso e conduzido à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.

O caso foi registrado como homicídio tentado e consumado pelo 69° Distrito Policial (Teotônio Vilela).

Um casal morreu após o barco em que estava ter naufragado em um lago no município de Monte Mor, localizado no interior paulista. O acidente foi registrado na tarde deste domingo, dia 5. As vítimas tinham 50 e 48 anos. Segundo boletim de ocorrência, as duas pessoas estavam em um passeio no barco, quando o mesmo naufragou. Ambas morreram no local. Foram solicitados exames ao Instituto Médico Legal (IML) e perícia ao local. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, a Polícia Civil investiga a ocorrência. O caso foi registrado como morte acidental na Delegacia de Monte Mor.

Uma jovem de 29 anos morreu no sábado, 4, em Cristais Paulista, no interior de São Paulo, após apresentar sintomas de virose. Identificada como Amanda Caroline Resende de Oliveira, a jovem havia retornado de uma viagem ao litoral paulista, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de Cristais. O nome da praia visitada não foi divulgado.

Moradora de Franca, Amanda estava em uma chácara em Cristais Paulista quando começou a passar mal e procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, por volta das 8h25.

Ela apresentava vômito e diarreia e morreu cerca de uma hora depois.

De acordo com a prefeitura, Amanda relatou que os sintomas começaram logo após seu retorno do litoral.

O caso foi registrado na delegacia de Franca como morte natural, mas segue sob investigação.

O corpo da jovem foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para a análise de possíveis comorbidades e a determinação da causa da morte. A previsão é de que o laudo seja divulgado em 15 dias.

No momento, não há confirmação de que o caso esteja relacionado ao aumento de registros de viroses no litoral paulista nas últimas semanas.

Explosão de casos

A virada do ano no Guarujá, litoral paulista, foi marcada por um 'surto de virose' que levou muitos turistas e moradores a buscarem atendimento médico, sobrecarregando o sistema de saúde.

Entre os relatos estavam sintomas como náuseas, vômitos, diarreia e dores intensas na barriga.

Municípios vizinhos, como Praia Grande, também observaram aumento de ocorrências.

Na sexta-feira, a prefeitura do Guarujá afirmou ter acionado a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para investigar possíveis vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da Enseada, que poderiam estar relacionados ao aumento de casos de virose na cidade.

Além disso, o município aguarda os resultados de análises laboratoriais de amostras encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para tentar esclarecer a origem dos casos de gastroenterocolite aguda, inflamação no estômago e intestino que provoca cólicas, diarreia e, alguns casos, febre.

Em entrevista ao Estadão, a diretora da divisão de doenças de transmissão hídrica e alimentar da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Alessandra Lucchesi, afirmou que investigações em curso devem indicar a causa do surto nesta semana.

O monitoramento segue principalmente no Guarujá e na Praia Grande.