Festival de Berlim anuncia mais 8 filmes da sua mostra não-competitiva

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Festival de Cinema de Berlim anunciou nesta quinta-feira, 16, mais oito filmes que farão parte da Berlinale Special, mostra não-competitiva do evento que acontecerá entre 13 e 23 de fevereiro. A Berlinale Special exibirá um total de 21 filmes: os primeiros quatro foram revelados em dezembro, agora foram anunciados mais oito, e os filmes restantes serão divulgados no dia 21 de janeiro.

Na lista divulgada nesta quinta-feira, está A Melhor Mãe do Mundo, novo filme da brasileira Anna Muylaert, estrelado por Shirley Cruz e Seu Jorge.

Os sul-coreanos também marcam presença na lista. Bong Joon Ho, diretor do premiado Parasita (2019), concorre com Mickey 17, estrelado por Robert Pattinson, e Min Kyu-dong, conhecido por seu trabalho em All for Love (2005), com o thriller de vingança Pa-gwa.

O britânico Dylan Southern vai fazer a première de The Thing with Feathers, estrelado por Benedict Cumberbatch em uma adaptação do romance de Max Porter.

Da Austrália, irá Justin Kurzel, que adaptou The Narrow Road to the Deep North, romance de Richard Flanagan vencedor do Booker Prize para a telona.

O diretor Lemohang Jeremiah Mosese, nascido no Lesoto e radicado na Alemanha, levará ao festival o filme Ancestral Visions of the Future, que faz uma alegoria poética sobre a infância.

A Berlinale Special vai apresentar ainda dois filmes em memória dos 80 anos da libertação de Auschwitz. O primeiro é um resgate da obra Shoah, de Claude Lanzmann, exibido no Festival há 40 anos. O filme de impressionantes 9 horas e 26 minutos será exibido na íntegra, permitindo aos espectadores fazerem uma reflexão profunda sobre o Holocausto.

O outro filme é uma estreia mundial e faz referência ainda ao centenário de Lanzmann: Je n'avais que le néant - "Shoah" par Lanzmann, de Guillaume Ribot, que busca nas 220 horas de filmagens inéditas deixadas por Lanzmann para criar uma visão ainda mais profunda sobre o tema.

Mais brasileiros na Berlinale

Até o momento, a organização do Festival anunciou a presença de outras oito produções brasileiras, além do longa de Anna Muylaert. Quatro dessas produções concorrem nas categorias da mostra competitiva Generation, voltada para os públicos infantojuvenis. O primeiro deles é A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo, que conta a história de duas meninas de dez anos que se encontram em um hospital e formam um vínculo inesperado.

Outro que se passa em um hospital é o curta-metragem Arame Farpado, de Gustavo de Carvalho. O filme acompanha um drama familiar com duas irmãs e um padrasto recém-chegado, forçados a passar uma noite na sala de espera de um hospital. Enquanto enfrentam seus próprios conflitos, tornam-se testemunhas do caos social ao redor.

Já a série De menor, de Caru Alves de Souza, revela como o sistema de justiça no Brasil pode cometer injustiças contra jovens carentes. Na série, seis jovens atores apresentam histórias de diferentes gêneros em um palco de teatro.

O quarto brasileiro a concorrer na mostra Generation é o documentário Hora do Recreio, de Lúcia Murat, que concorre no Festival pela terceira vez. Partindo de uma pesquisa realizada com professores da rede pública, o projeto une debates com os alunos em sala de aula - sobre os temas evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, bala perdida, feminicídio e gravidez precoce - com performances ficcionais.

Cartas do Absurdo, de Gabraz Sanna, e Zizi (ou oração da jaca fabulosa), de Felipe M. Bragança, terão as suas estreias mundiais no Forum Expanded, que busca novas perspectivas para ajudar a compreender o cinema e como ele se relaciona com o mundo de novas maneiras. Cartas do Absurdo trata dos efeitos do genocídio dos povos indígenas no Brasil. Já Zizi conta a história de uma família da periferia do Rio de Janeiro, por meio das memórias de um quintal, de uma árvore gigante e da mulher que a plantou.

Encerrando a lista de brasileiros já divulgados no Festival de Berlim, Ato noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, participa do Panorama, mostra que reúne filmes queer, feministas e políticos. No filme, um ator e um político iniciam um romance secreto e, juntos, exploram o fetiche por fazer sexo em locais públicos.

O Festival vai apresentar ainda uma cópia digital restaurada do filme Iracema, uma transa amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, de 1975. Na trama, uma jovem indígena deixa a aldeia para ir para a cidade. O filme evidencia que árvores, animais e pessoas já eram destruídos pelo capitalismo extrativista 50 anos atrás.

Em outra categoria

Um suspeito foi baleado e morto por um policial militar à paisana durante uma tentativa de roubo à sua moto, na Rodovia Anchieta, na madrugada desta quinta-feira, 16. O policial foi abordado por dois suspeitos em outra moto e reagiu. Um deles foi atingido e morreu no local. O outro fugiu e está sendo procurado.

A ocorrência teve interdição de pista e causou congestionamento de 10 quilômetros na rodovia. A abordagem ocorreu às 2h37, no km 54, em Cubatão, na descida da Serra do Mar em direção ao litoral.

Segundo a concessionária Ecovias, dois suspeitos teriam abordado um motociclista na tentativa de roubar sua moto. Conforme a Polícia Civil, eles não se deram conta de que se tratava de um policial à paisana.

Ao ser anunciado o assalto, o policial militar parou sua moto e atirou contra os suspeitos. Um dos disparos atingiu a cabeça do homem que pilotava a outra motocicleta. Ele morreu no local. O garupa conseguiu fugir para uma área de mata. Até o final da manhã, ele não tinha sido capturado.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), o policial, de 34 anos, estava de folga no momento do ocorrido. No local foi apreendido um simulacro de arma de fogo.

O caso foi registrado como homicídio e tentativa de roubo na Delegacia de Cubatão, que solicitou perícia ao local.

Para atendimento da ocorrência, uma pista da Anchieta foi interditada, causando congestionamento do km 44 ao km 54.

Com o trânsito parado, o motorista de uma carreta não conseguiu frear e bateu na traseira de outra carreta. De acordo com a concessionária, não houve vítimas.

As fortes chuvas que caem em São Paulo deixam toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos na noite desta quinta-feira, 16. A condição deve se manter até o fim do dia com a possibilidade de rajadas de ventos, segundo os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.

A capital chegou a encerrar o estado de atenção para alagamentos às 19h, mas voltou a indicar o risco para ocorrências pouco depois das 20h. Dados do centro indicam que a cidade registrou nove pontos de alagamentos na cidade - nenhum está mais ativo.

Os temporais atingem a cidade com maior intensidade entre os bairros de Perus e Pirituba, ambos na zona norte, além de Lapa e Pinheiros, na zona oeste. O Corpo de Bombeiros recebeu 12 chamados para quedas de árvores.

"O tempo segue instável durante a noite e, na ocasião de chuva, pode ocorrer rajadas de vento, formação de alagamento intransitável e descargas elétricas.

Ao todo, 74.147 imóveis na Região Metropolitana de São Paulo estão sem luz, segundo balanço da distribuidora Enel, divulgado às 20h. Deste total, 59.608 dos usuários são da capital.

A reportagem questionou a concessionária e ainda aguardava retorno até a publicação deste texto.

Desde às 13h30 da tarde de hoje, áreas de instabilidade se formaram sobre as cidades de Itapevi, Araçariguama e Cajamar e se deslocaram no sentido norte/sul, tangenciando o costado oeste da região metropolitana da capital.

Qual a previsão de chuva para os próximos dias?

Na sexta-feira, 17, a previsão é de tempo instável e chuvoso desde a madrugada, chuva intermitente, que ganha força no período da tarde, inclusive com potencial para a formação de alagamentos e elevação das cotas dos níveis de córregos e rios da grande São Paulo.

De quinta-feira até domingo, 19, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a previsão de temporais de intensidade moderada a alta que podem afetar todo o Estado. A expectativa é que chova entre 60mm e 90mm nos quatro dias.

Na quinta e sexta-feira, 17, as chuvas atingem principalmente a região metropolitana da capital, Campinas, Sorocaba, Litoral sul e a divisa de São Paulo com o Paraná, segundo o Climatempo.

No final de semana, apesar de a chuva diminuir na grande São Paulo, ainda deve haver o avanço dos fenômenos em áreas do Vale do Paraíba e do Litoral norte, em cidades como Caraguatatuba e Ubatuba.

Ainda segundo o Climatempo, além das chuvas fortes, há possibilidade de raios, granizo e rajadas de vento de 40km/h a 60mk/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta amarelo de perigo de chuvas intensas, não apenas em São Paulo, mas em quase todas as regiões do País.

As recomendações da Defesa Civil são para a população:

- evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios;

- manter-se em lugares seguros durante as tempestades;

- redobrar a atenção no litoral e em regiões com acúmulo de chuvas recentes.

Apesar das chuvas, as temperaturas não caem para baixo dos 20ºC.

Veja a previsão de temperaturas para os próximos dias:

- Quinta-feira: entre 20ºC e 25ºC;

- Sexta-feira: entre 21ºC e 27ºC;

- Sábado: entre 22ºC e 28ºC;

- Domingo: entre 22ºC e 29ºC.

O Vaticano informou que Papa Francisco sofreu uma queda na manhã desta quinta-feira, 16, na sua residência, na Casa Santa Marta, e machucou o braço direito. A nova lesão acontece poucas semanas depois de outra queda aparente que resultou em um grande hematoma no queixo do pontífice.

Francisco não quebrou o braço, mas precisou colocar uma tipoia por precaução. "Esta manhã, por causa de uma queda na Casa Santa Marta, o Papa Francisco sofreu contusão no antebraço direito, sem fratura. O braço foi imobilizado como medida de precaução", informou o Vaticano por meio de precaução.

Em dezembro, o papa bateu o queixo na sua mesinha de cabeceira, que provocou um hematoma em seu queixo.

O pontífice de 88 anos, enfrenta problemas de saúde, incluindo longos períodos de bronquite. Ele tem usado com frequência uma cadeira de rodas por causa de problemas nos joelhos. Ele usa um andador ou bengala para se movimentar em seu apartamento na Casa Santa Marta, no Vaticano.

O Vaticano informou que a queda desta quinta também ocorreu em Santa Marta, e o papa foi visto mais tarde em audiências com o braço direito em uma tipoia. Em uma das reuniões, Francisco ofereceu sua mão esquerda para um aperto de mão quando cumprimentou Alvaro Lario, presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (ONU).

A especulação sobre a saúde do Francisco é constante nos círculos do Vaticano, especialmente depois que o Papa Bento XVI quebrou 600 anos de tradição e renunciou ao papado em 2013. Assistentes de Bento atribuíram a decisão a uma queda noturna que ele sofreu durante uma viagem ao México em 2012, após a qual ele determinou que não poderia acompanhar as demandas globais do papado.

Francisco disse que não tem planos de renunciar tão cedo, mesmo que Bento "tenha aberto a porta" para essa possibilidade. Em sua autobiografia Esperança, lançada esta semana, Francisco disse que não havia considerado renunciar mesmo quando teve uma grande cirurgia intestinal. (Com informações da Associated Press).