Semana do Cinema registra recorde de espectadores

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, mais de 2,7 milhões de pessoas passaram pelas salas de cinema de todo o Brasil, registrando a melhor abertura da primeira edição de 2025 da Semana do Cinema. A promoção segue até esta quarta-feira, 12 de fevereiro, permitindo que o público aproveite ingressos por apenas R$ 10.

Segundo Lucio Otoni, presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas, o sucesso da campanha se deve à combinação de preços mais baixos do que nas edições anteriores e a uma programação diversificada, que inclui desde animações infantis até títulos indicados ao Oscar 2025.

"A programação conta com ótimos filmes infantis, dramas e nosso candidato a três estatuetas no Oscar, Ainda Estou Aqui. Tudo isso, somado ao esforço das exibidoras para divulgar a promoção, tem feito desta uma edição histórica", destacou Otoni.

O público que deseja aproveitar a promoção pode conferir uma programação variada, com sucessos internacionais e produções nacionais de destaque. Entre os títulos indicados ao Oscar 2025, estão Ainda Estou Aqui, Anora, Nosferatu, Conclave e Emilia Pérez.

O cinema nacional também tem espaço garantido na programação. Entre os destaques, estão O Auto da Compadecida 2, MMA - Meu Melhor Amigo, Todo Mundo Ainda Tem Problemas Sexuais, Viva a Vida e Kasa Branca.

Para quem busca diversão em família, animações e filmes infantis completam a grade. Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, Moana 2, Mufasa: O Rei Leão e Paddington: Uma Aventura na Floresta são algumas das opções disponíveis.

Como garantir os ingressos

Os ingressos promocionais podem ser adquiridos diretamente nas bilheterias dos cinemas participantes ou por meio dos canais de venda online. No momento da compra virtual, é necessário selecionar a opção "Promoção: Semana do Cinema" para garantir o desconto.

A Semana do Cinema contempla sessões em diversos horários, com exceção de pré-estreias e exibições especiais. Além dos ingressos a R$ 10, redes exibidoras como Cinemark, UCI, Cinesystem, Cinépolis e Kinoplex também oferecem "combos" promocionais de pipoca e refrigerante.

A ação é promovida pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec), com apoio da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) e da Ingresso.com.

Em outra categoria

O coronel Luciano Sarmento, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, disse que a fábrica de fantasias de carnaval que pegou fogo na manhã desta quarta-feira, 12, em Ramos, na zona norte, não tinha aprovação dos bombeiros para funcionar. O imóvel operava de forma irregular.

Ainda de acordo com o coronel, 22 pessoas que estavam no local foram resgatadas. O fogo foi controlado por volta das 10h. A secretaria estadual da Saúde informou que 10 pessoas ficaram feridas.

Segundo a direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas, seis mulheres e três homens estão em estado grave. Uma mulher passa por avaliação da equipe médica. Todos os pacientes deram entrada por queimadura em via aérea após inalação de fumaça tóxica. Eles estão entubados para proteção das vias aéreas e encaminhados para a UTI

A fábrica operava em três turnos para dar conta da alta demanda de produção e alguns funcionários dormiam no estabelecimento quando as chamas começaram.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada pouco antes das 8 horas. Mais de 30 viaturas e cerca de 90 bombeiros atuaram no combate às chamas. O Grupamento de Operações Aéreas e de especialista em salvamento em altura também participaram dos trabalhos. Quatro pessoas foram resgatadas pela janela.

O local produz fantasias para os desfiles de escolas de samba do carnaval, dentre elas, a Império Serrano e a Unidos da Ponte. Ambas divulgaram notas pelas redes sociais.

O prefeito do Rio Eduardo Paes disse, em postagem nas redes sociais, que já conversou com o presidente da Série Outro das escolas, e que as agremiações afetadas não serão rebaixadas no carnaval deste ano.

Ele não comentou sobre as condições de trabalho na fábrica tampouco se ela tinha alvará de funcionamento.

A escola de samba Império Serrano disse nesta quarta-feira, 12, que a produção de todas as fantasias da agremiação é feita pela Maximus Confecções, empresa que pegou fogo na manhã desta quarta-feira, 12, em Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro.

Ao menos nove pessoas ficaram feridas no incêndio, segundo informações da TV Globo.

"Informamos que toda a produção das fantasias do carnaval 2025 do Império Serrano se encontram na fábrica. Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente", disse por meio das redes sociais.

Por meio das redes sociais, a Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte também lamentou o incêndio que ocorre neste momento na Maximus Confecções.

"Toda produção de nossas fantasias para o carnaval 2025 se encontra nesta fábrica. É de extrema importância garantir a segurança de todos que estão presentes no local", disse a escola.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado, a ocorrência foi registrada pouco antes das 8 horas. Pot volta das 10h, equipes ainda estavam no local trabalhando no combate ao fogo.

Segundo informado pela TV Globo, cerca de 100 pessoas estavam no prédio. Quatro foram resgatadas pelas janelas.

Discussões sobre a regulamentação do serviço de moto-táxi e de uma CPI para investigar as enchentes no Jardim Pantanal devem ser os principais temas dos trabalhos do 1º semestre deste ano na Câmara Municipal de São Paulo. A avaliação foi feita nesta quarta-feira (12) pelo presidente da Casa, Ricardo Teixeira, durante entrevista à Rádio Eldorado.

O serviço de moto-táxi é alvo de uma disputa judicial na qual, pelo menos provisoriamente, a Prefeitura vem conseguindo barrar a oferta pelas empresas 99 e Uber. Teixeira defendeu a regulamentação, mas com restrições e critérios para garantir a segurança dos passageiros.

Na entrevista, ele também disse que não pretende impedir investigações propostas pelo PT sobre as enchentes no Jardim Pantanal nem travar pautas ideológicas apresentadas por parlamentares de direita. "A preferência tem que ser dos 55 vereadores", alegou.