No 'BBB 25', Vitória Strada e Aline são alvo dos brothers após o Sincerão

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A madrugada desta terça-feira, 18, no BBB 25 foi de muita análise e críticas entre os confinados no reality show. Após a dinâmica do Sincerão, Aline e Vitória se tornaram o foco das conversas entre os brothers e tiveram seus comportamentos avaliados por aliados e rivais no jogo.

 

Veja o resumo da madrugada pós-Sincerão no BBB 25:

 

Sem gritar

 

Aline e João Gabriel continuaram discutindo depois do Sincerão e a sister pediu mais respeito ao brother.

 

Craque do jogo

 

Guilherme foi escolhido como Craque do Jogo por Fernanda Bande, Babu Santana e Arthur Aguiar. Eles foram os jurados da dinâmica.

 

Respeito

 

Thamiris aconselhou João Gabriel a não alterar o tom de voz em discussões com mulheres.

 

Promessas

 

Depois da dinâmica, Mateus contou o que faria se fosse chamado por Diogo no Sincerão.

 

Queridômetro

 

Tomando as dores do irmão, João Pedro contou que daria o "emoji de vômito" para Aline no Queridômetro, mas foi desencorajado por João Gabriel.

 

Oportunidade

 

Vinícius desabafou sobre a situação de Aline na casa. O baiano comentou que ficou triste em ver que a amiga pode estar perdendo uma oportunidade.

 

Quarto Nordeste

 

Thamiris voltou a criticar Vitória Strada e pediu à aliada para "parar de ser boba". Mais tarde, Vitória contou a situação para Diego, Mateus e Guilherme. Em conversa com Mateus na cozinha, Thamiris criticou a atriz novamente. Mais tarde, Camilla reforçou as críticas a Vitória.

 

DR de amigas

 

Aline e Renata alinharam as diferenças e conversaram sobre a última votação. A professora de dança expressou suas dúvidas em relação aos sentimentos de Aline. Aline ainda criticou a escolha de Renata em "jogar o voto fora" na formação do Paredão.

 

Incoerências

 

Em conversa com Thamiris, Camilla e Daniele, Gracyanne Barbosa criticou Aline e chamou a sister de incoerente. No Quarto Anos 50, Aline explicou porque chamou a musa fitness na dinâmica. Mais tarde, Gracyanne afirmou que sentiu pena da sister.

 

Mediador

 

Vinícius e João Gabriel conversaram após a briga que o goiano teve com Aline. O amigo da sister comentou que a situação com os gêmeos e Aline já havia se resolvido e foi resgatada na dinâmica.

 

Guilherme

 

No Quarto Fantástico, Renata criticou o posicionamento de Guilherme no Sincerão. Os gêmeos se uniram ao assunto e também opinaram sobre o pernambucano.

 

Muita emoção

 

Renata chorou e foi consolada por aliados do Quarto Fantástico.

 

Torcida

 

João Gabriel afirmou que está com ódio de Aline e expressou sua torcida pela eliminação da sister. Do outro lado, Eva e Diogo torceram pela saída de Mateus.

 

Mudo

 

Vinícius criticou o comportamento de Diogo em relação ao embate de Aline com os gêmeos.

 

Decepção

 

Na cozinha com João Pedro e Thamiris, Camilla avaliou o comportamento de Vitória no Sincerão. João Pedro analisou a amizade da atriz com Mateus.

Em outra categoria

Os ferroviários desistiram da paralisação prevista para esta quarta-feira, 26, em protesto contra a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) à iniciativa privada. A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) prevê o leilão dos ramais do transporte sobre trilhos na sexta-feira, 28.

A decisão de cruzar os braços havia sido aprovada no dia 20, mas precisava ser confirmada em assembleia nesta terça-feira, 25. Após audiência com a CPTM na Justiça do Trabalho, o Sindicato Central do Brasil aceitou a proposta de usar roupas pretas e conversar com os passageiros nos próximos dias, mas manter a operação normal das linhas de trem.

Segundo Luiz Barbosa Junior, diretor do sindicato, outra proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT) é de que a categoria tenha representantes na comissão de transição para o novo modelo de operação das linhas.

SP realiza leilão das linhas de trens 11, 12 e 13

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), informou que realizará na próxima sexta-feira, 28, o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens.

"A sessão pública ocorrerá na B3, em São Paulo, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão, com melhorias significativas para os passageiros e ampliação dos serviços prestados", de acordo com comunicado do governo estadual.

Ainda de acordo com a gestão estadual, a concessão trará melhorias operacionais, estruturais e tecnológicas para os passageiros, incluindo a requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária.

"Serão construídas oito novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, garantindo mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano."

Até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil." A concessão permitirá a redução do intervalo entre trens, garantindo uma operação mais eficiente nas diferentes linhas", segundo o governo estadual.

Linhas já concedidas

As linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda são operadas pela ViaMobilidade desde janeiro de 2022. Ao longo dos últimos anos, porém, ambas registraram inúmeras falhas e o Ministério Público de SP chegou a recomendar que o contrato fosse rompido. Em agosto de 2023, a concessionária assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP se comprometendo a implementar melhorias.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, comentou nesta terça-feira, 25, tarde a ação dos prefeitos do estado de São Paulo para evitar renovação contratual da Enel. Ele respondeu que o pedido faz "parte do processo normal e democrático" e reiterou que o órgão regulador "só está cumprindo" o decreto presidencial sobre o tema.

A Prefeitura da capital paulista e os prefeitos de cidades da região metropolitana de São Paulo atendidas pela Enel anunciaram nesta segunda-feira, 24, que vão mover uma ação conjunta contra a Aneel.

"Eventual insurgência teria que ser contra o decreto. Se há algum inconformismo, estamos à disposição das autoridades locais para explicar", declarou em conversa com jornalistas. "Alguma ou outra manifestação de autoridade local, nós fornecemos todas as informações e continuamos à disposição", mencionou.

Leilões

Sandoval Feitosa disse ainda que teve reunião com o secretário do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, para tratar de pequenos ajustes de datas em leilões para o fim do ano, o que deve afetar - se acatado - os leilões de transmissão. O diretor-geral reconheceu, inclusive, a possibilidade de consultas públicas com prazos reduzidos, a depender da necessidade.

Ele explicou que normalmente há 105 dias para a preparação do certame, incluindo consultas, avaliação dos resultados das consultas e edital. Esse prazo vai precisar ser reduzido para acomodar os 6 leilões em 2025.

Um tubarão da espécie Mako (Isurus oxyrinchus), considerado raro e em risco de extinção, foi filmado por mergulhadores no domingo, 23, após ser visto nas águas do Rio de Janeiro, entre as Ilhas Cagarras e a Praia de Ipanema. O registro foi publicado nas redes sociais pela escola de mergulho Macau Dive e também pela ONG Instituto Mar Urbano, que se apresenta como uma entidade focada em compartilhar conhecimento sobre o ambiente marinho.

"A gente carimbou no nosso álbum de figurinhas do Instituto Urbano um tubarão Mako, pela primeira vez, vivo aqui nas nossas águas", disse Ricardo Gomes, diretor da ONG, que tranquilizou a população sobre os perigos de ter um animal como esse próximo das praias cariocas.

"Não é uma notícia para a gente ficar com medo, para causar alarme, o Rio de Janeiro tem um histórico quase zero de incidentes de tubarão", afirmou. Na avaliação dos pesquisadores, quem corre mais riscos são os próprios animais. Cerca de 80 milhões deles são mortos anualmente, afirma o Instituto Mar Urbano.

A espécie é conhecida por nadar a uma velocidade de 70 km/h e ser um predador importante para o equilíbrio do ecossistema marinho.

O instrutor de mergulho Andrew Macau descreveu o momento em que ele e seus alunos avistaram o tubarão. "Nós estávamos chegando próximo da Ilha das Cagarras, quando observamos uma nadadeira caudal e a dorsal vindo em nossa direção", disse.

Ele parou a embarcação e, para a surpresa de Macau, o animal foi até os mergulhadores, que já começaram a gravar com a câmera subaquática. "Foi a primeira vez que eu tive a oportunidade de avistar um no Rio de Janeiro", disse o instrutor.

Macau explica também que os mergulhadores chegam a desembolsar cerca de R$ 6 mil para nadar ao lado de tubarões, em locais como a Colômbia. Com a confirmação de que o animal também está presente no Brasil, o instrutor acredita que novos interessados poderão aproveitar os serviços da sua escola de mergulho.

"Saber que o meu público pode pagar bem mais barato para ter a oportunidade de estar avistando, fotografando, interagindo com os tubarões é muito interessante", diz Macau. "Mas sempre com segurança e não incomodando os animais", acrescentou o mergulhador.

Confira o vídeo aqui