Oscar 2025 abre cerimônia com dueto de Ariana Grande e Cynthia Erivo

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Oscar 2025 começou musical. Antes de o apresentador Conan O'Brien subir ao palco, Ariana Grande e Cynthia Erivo, de Wicked, foram as responsáveis por abrir os trabalhos da premiação. As duas fizeram uma apresentação homenageando o filme e a história de O Mundo Mágico de Oz, em um medley de Somewhere Over the Rainbow, Home (de O Mágico Inesquecível) e Defying Gravity.

Mas as duas não foram as únicas a soltarem a voz. Após um clipe em que O'Brien sai das costas de Demi Moore, em uma brincadeira com A Substância, ele subiu ao palco e fez piadas com vários dos filmes indicados. "Oi, Demi, como você está?", ele começou. "Bem, isso é estranho. Acho que perdi as chaves do meu carro."

Ao invés de um monólogo que tem um direcionamento objetivo em relação a um fato ou narrativa - no ano passado, por exemplo, houve um grande destaque para a greve dos atores e roteirististas -, O'Brien falou brevemente sobre a grande maioria do filmes. É claro, ele não deixou de falar sobre o "elefante branco" na sala, e brincou com a presença de Karla Sofía Gascón.

"Uma curiosidade para vocês: Anora diz a palavra com f 479 vezes. Isso é três vezes mais do que o recorde do agente de Karla Sofía Gascón", brincou, levantando risos da plateia. "Karla, se você for tuitar sobre o Oscar, por favor lembre-se que o meu nome é Jimmy Kimmel."

Em seguida, a câmera mostrou a atriz, que sorriu e, possivelmente, já imaginava que alguma piada do tipo poderia acontecer.

Conan também falou sobre o brasileiro Ainda Estou Aqui, e a menção do filme arrancou muitos aplausos do público. "Ainda Estou Aqui é a história de uma mulher que vive sozinha depois de o marido desaparecer. Quando a minha mulher assistiu, ela disse que é o filme de conforto do ano." A piada, no entanto, não agradou aos brasileiros nas redes sociais, que a consideraram insensível.

Adam Sandler e Timothée Chalamet

Em outro segmento do monólogo, Adam Sandler apareceu na plateia usando bermudas e moletom, o que, naturalmente, chamou a atenção e foi questionado por Conan.

"Ninguém pensou no que eu iria usar", respondeu o comediante. "Eu gosto da minha roupa. Porque eu sou uma pessoa boa, não ligo para o que eu estou usando ou não. Minha roupa te ofende tanto que você precisou fazer piada comigo na frente dos meus colega!"

O trecho continua com Sandler levantando para, aparentemente, se retirar. Mas antes, no entanto, ele faz uma brincadeira que virou tradição durante esta temporada, gritando "Chamalet!" antes de dar um abraço no ator de Um Completo Desconhecido e Duna: Parte 2.

Conan encerrou o monólogo de abertura com uma performance musical sobre "não perder tempo", após avisar aos indicados que mostraria o ator John Lithgow olhando para eles "não com raiva, mas levemente decepcionado" caso alguém se alongasse demais no discurso de agradecimento.

Em outra categoria

Uma manobra espetacular durante o pouso de um Airbus A320 da Latam no Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, na quarta-feira, 5, viralizou nas redes sociais. O avião vinha do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo e pousou em Navegantes às 16h26.

Uma forte ventania, com ventos cruzados, obrigou o piloto da aeronave a realizar uma manobra conhecida como "pouso-caranguejo", em que o avião realiza o procedimento de descida de lado. Ou seja, o piloto aponta o nariz do avião para a direção do vento durante a aproximação com a terra e o alinhamento da aeronave com a pista acontece quando o avião está prestes a tocar o solo.

A manobra é considerada um procedimento dentro da normalidade na aviação, sem risco para os passageiros, especialmente em aeroportos localizados perto do mar, como é o caso de Navegantes.

O gerente do Aeroporto Internacional de Navegantes, Wilson Rocha, afirmou que esse tipo de manobra é mais comum do que se imagina: "O piloto recebe as informações do vento e, com base na performance da aeronave e nos limites previstos, decide se é seguro pousar", explica.

No momento do pouso, as rajadas de vento na região chegaram a quase 70 km/h, segundo informou a Motiva, concessionária responsável pela administração do Aeroporto de Navegantes.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, anunciou neste sábado, 8, a ida de uma comitiva de autoridades a Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, após um tornado atingir a cidade e deixar seis mortos e mais de 430 feridos. Segundo Gleisi, a missão é levar apoio do governo às vítimas, "com socorro e ajuda humanitária", e iniciar procedimentos para ajudar na reconstrução do município de cerca de 14 mil habitantes.

Além da ministra, irão ao Paraná o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun; e o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni. O grupo acompanhará duas equipes da Defesa Civil. "O presidente Lula determinou que todo o apoio seja levado à população paranaense", escreveu a ministra ao anunciar a comitiva em seu perfil no X.

Mais cedo, Gleisi, que é deputada federal pelo Estado, prestou solidariedade às famílias atingidas pelo tornado e indicou que a Defesa Civil e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional "não medirão esforços para amparar" as vítimas.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A cidade de Taquarituba, no interior de São Paulo, amanheceu com rastros das fortes chuvas que atingiram o município na madrugada deste sábado, 8. De acordo com a Defesa Civil, aproximadamente 20 árvores caíram sobre via pública em decorrência da tempestade e das rajadas de vento que chegaram ao município por volta das 1h30.

A queda das árvores também provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica em vários pontos da cidade.

Na noite anterior, a cidade de Getulina (SP) já sofria os efeitos do fenômeno. Segundo a Defesa Civil, duas árvores caíram sobre a via pública, atingindo a fiação elétrica na Rodovia Presidente João Goulart (BR-153) e na Rodovia Maximiliano Biondo Mengato.

A situação provocou a suspensão no fornecimento de energia elétrica. Segundo o boletim publicado nesta manhã, as chuvas chegaram à cidade por volta das 21h30 do dia 7 de novembro.

Em ambos os casos, não houve registros de pessoas feridas, desabrigadas ou desalojadas. As concessionárias locais estão trabalhando para restabelecer o serviço de energia e a Defesa Civil mobilizou equipes para remover as árvores e realizar a limpeza das vias.

Rajadas de vento e quedas de árvores em São Paulo

Até o momento, as maiores rajadas de vento que seguiram as chuvas em São Paulo foram registradas em São José dos Campos (109 km/h), Ourinhos (93 km/h) e na capital paulista (80 km/h).

O Corpo de Bombeiros registrou 24 chamados de quedas de árvores para a Capital e Região Metropolitana.

A Defesa Civil montou um gabinete de crise para atender às ocorrências relacionadas às tempestades e mobilizou instituições como o Corpo de Bombeiros, ARSESP, ARTESP, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.

A recomendação do órgão é que a população evite transitar durante a chuva e procure abrigo. Deve-se evitar estacionar ao lado de árvores e estruturas metálicas frágeis.

Ciclone extratropical deixa País em alerta

Desde quinta-feira, 6, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para os riscos do ciclone extratropical, seguido por uma frente fria, começou a se formar sobre o Sul do Brasil na sexta-feira, 7.

O ciclone e a frente fria começaram a se formar a partir de uma área de baixa pressão atmosférica e ganhou força entre o Norte da Argentina e o Paraguai durante a tarde e a noite de quinta, 6.

Os Estados do Sul do País são os mais afetados, mas o fenômeno também deve causar um sábado de tempo instável em São Paulo.

Segundo a Defesa Civil, as rajadas podem chegar a 110 km/h na região de Itapeva, Vale do Ribeira e na Baixada Santista; e a até 115 km/h no litoral norte.

Outras regiões com risco são Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara. Nestas regiões, as rajadas de vento podem variar de 95 km/h a 100 km/h.

A expectativa é que no domingo, 9, o ciclone e a frente fria já estejam no mar.