Os Garotin, Grelo e Rita Lee estão entre os indicados ao Prêmio da Música Brasileira

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anunciou na noite desta quarta-feira, 9, os indicados nas 17 categorias da premiação. A cerimônia foi no novo prédio do Masp, em São Paulo, para artistas e convidados, e contou com a participação de Chitãozinho & Xororó, os homenageados deste ano. Essa é a 32ª edição do prêmio criado por José Maurício Machline.

Entre os artistas que receberam um maior número de indicações estão o trio Os Garotin, de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, que concorre nas categorias revelação, pop e lançamento pop, e o cantor goiano Grelo (o do hit Só Fé), que aparece nas categorias revelação, romântica e lançamento romântico.

Uma das novidades deste ano foram as novas categorias de música urbana - agora, divididas em rap/trap, reggae e funk. Anitta, um dos nomes mais fortes do funk, no entanto, só aparece na categoria lançamento em língua estrangeira, com o álbum Funk Generation. Ela disputa com nomes como Caetano Veloso, pela gravação da canção francesa La Mer, e Iza, pela versão do standard Cry My River.

A categoria MPB, que sempre foi uma marca registrada do Prêmio da Música, olhou para veteranos como Alaíde Costa, Dori Caymmi, João Bosco e MPB4 e para o novato Jota.Pê, ganhador de três Grammys Latinos. Há ainda duas indicações para projetos póstumos. Rita Lee (1947-2023) foi indicada duas vezes pela gravação de Voando, uma versão da canção italiana Nel Blu Dipinto Di Blu. Já Erasmo Carlos (1941-2022) ganhou destaque pelo projeto audiovisual Erasmo Esteves (Tijuca Maluca).

A cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira está marcada para ocorrer no dia 4 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Anúncio teve homenagem para Chitãozinho & Xororó

Como é tradição, o Prêmio da Música Brasileira terá um artista homenageado na cerimônia de entrega dos prêmios. Para este ano, os escolhidos foram Chitãozinho e Xororó, cantores que já somam mais de 50 anos de carreira.

No aquecimento para a homenagem, na noite desta quarta-feira, que teve apresentação de Lázaro Ramos, a dupla assistiu a novos artistas da música brasileira revisitando seu repertório. Juliana Linhares cantou Coração Sertanejo; Daíra interpretou Nuvem de Lágrimas; Marina Sena escolheu a guarânia Vá Pra o Inferno com Seu Amor; Jota. Pê ficou com o hit raiz Fio de Cabelo; Mari Jasca cantou a melancólica Fogão de Lenha; Agnes Nunes deu sua versão para Se Deus Me Ouvisse; e Fitti se aventurou em Galopeira - e foi o mais aplaudido da noite.

No final das apresentações, Lázaro Ramos chamou Chitão & Xororó para o palco para cantar, junto com o elenco, o hit Evidências. "Nossas canções ficaram mais bonitas na voz de vocês", disse Xororó. "Estou até com vergonha de cantar agora", afirmou Chitão, arrancando risos da plateia.

O show foi dirigido por Giovanna Machline, filha de José Maurício Machiline. Ela também estará à frente da cerimônia de premiação, em 4 de junho.

Prêmio terá iniciativas para incentivar novos artistas

Uma deles, o Prêmio da Música Brasileira, que começou como Prêmio Sharp, em 1988, com o novo patrocinador, o banco BTG Pactual, vai proporcionar três ações para incentivar novos nomes da música brasileira.

Um delas, Música é Negócio, será uma plataforma online de ensino para músicos e profissionais do setor com aulas de gestão de carreira, construção de redes de contato, marketing e estratégias digitais, finanças, direitos autorais, contratos, captação de recursos e patrocínios.

Outra frente, batizada de Te Vejo no Palco, vai proporcionar o registro de produtos audiovisuais e fonogramas, com áudio de qualidade e imagens em alta resolução. A seleção será feita por meio de um edital.

Batizada de Incubadora de Talentos da Música, a terceira iniciativa vai oferecer mentoria e suporte para captação de recursos, construção de redes de contato, marketing, comunicação, finanças e assessoria jurídica.

"Essas iniciativas foram pensadas para ampliar o apoio aos artistas em diferentes momentos de suas trajetórias, oferecendo desde formação e mentoria até oportunidades reais de visibilidade e profissionalização. É um passo fundamental para garantir que a música brasileira siga forte, diversa e protagonista no nosso País", afirmou Giovanna Machline.

"Invisto meu tempo e meu trabalho para plantar de desenvolvimento de novos artistas. É necessário dedicação e investimento", disse Machline, no palco.

Para André Esteves, sócio-controlador do BTG Pactual, a música brasileira é "especial". "A minha alegria é ver uma imensidade, uma diversidade de talentos pelo Brasil. Está aqui o sertanejo, representado por essa dupla maravilhosa (Chitãozinho e Xororó) que trouxe para o Brasil algo que não existia. Tinha o country americano, mas criamos algo nosso. Toda essa criatividade nos inspirou (a apoiar ao prêmio)", disse Esteves.

O banco também irá patrocinar a nova temporada do programa Por Acaso, apresentado por Machline, que foi gravada na Pinacoteca de São Paulo, com convidados como Zélia Duncan, Agnes Nunes, Yamandú Costa, João Gomes entre outros artistas.

Os indicados em todas as categorias

Rap/Trap - Artista

BNegão

Duquesa

Emicida

Mv Bill

Yago Oproprio

Rap /Trap - Lançamento

Criolo, Dino d'Santiago, Amaro Freitas - Esperança (Produzido por: Criolo e Nave)

Emicida - Acabou, mas tem... (Produzido por: Emicida e Damien Seth)

Marcelo D2, SambaDrive - Direct-to-Disc (Produzido por: Mario Caldato Jr.)

Mv Bill - Na Visão do Morador (Produzido por: Mortão e DJ Caique)

Yago Oproprio - Oproprio (Produzido por: Patricio Sid)

Raízes - Artista

Alceu Valença

Dona Onete

Elba Ramalho

Joelma

Samba de Coco Raízes de Arcoverde

Raízes - Lançamento

Alceu Valença - Bicho Maluco Beleza - É Carnaval (Produzido por: Tovinho)

Dona Onete - Bagaceira (Produzido por: Assis Figueiredo e Marcos Sarrazin)

Elba Ramalho - Isso Quer Dizer Amor (Produzido por: Luã Yvys)

J. Velloso, Recôncavo Experimental - J. Velloso e Recôncavo Experimental (Produzido por: Gustavo Caribé)

Mariana Aydar, Mestrinho - Mariana e Mestrinho (Produzido por: Tó Brandileone)

Reggae - Artista

Armandinho

Dasplanta

Mukambu

Nubia

Planta e Raiz

Reggae - Lançamento

Armandinho - Desses Olhos Tenho Medo (Produzido por: Armandinho)

Céu, RDD - Coração Âncora (Pruduzido por: RDD)

Gustah, Julian Marley, Rael - Love To Jah (Produzido por: Gustah)

Mukambu - Do Gueto ao Kilombo (Produzido por: AquaHertz)

Nubia - Sabores (Produzido por: Sandoval Filho)

Revelação

Grelo

Joyce Alane

Os Garotin

Rachel Reis

Sued Nunes

Pop - Artista

Céu

Liniker

Melly

Os Garotin

Tássia Reis

Pop - Lançamento

Céu - Novela (Produzido por: Adrian Younge, Pupillo e Céu)

Liniker - Caju (Produzido por: Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz)

Melly - Amaríssima (Produzido por: Melly, Deekapz, Theo Zagrae, Marcelo Delamare, Zamba, Tainã, Panda, Ícaro Santiago e Manigga)

Os Garotin - Os Garotin de São Gonçalo (Produzido por: Julio Raposo e Moodstock Music)

Tássia Reis - Topo da Minha Cabeça (Produzido por: Barba Negra, Felipe Pizzutiello, Kiko Dinucci, Evehive e Fejuca)

Samba - Artista

Alcione

Jorge Aragão

Mart'nália

Martinho da Vila

Zeca Pagodinho

Samba - Lançamento

Alcione - Marra de Feroz (Produzido por: Pretinho da Serrinha)

Antônio Neves - Deixa Com a Gente (Produzido por: Antônio Neves)

Mart'nália - Pagode da Mart'nália (Produzido por: Luiz Otávio, Marcia Alvarez e Marcus Preto)

Martinho da Vila - Violões e Cavaquinhos (Produzido por: Celso Filho, Martinho Filho (Pinduca) e Gabriel Lucchini)

Zeca Pagodinho - Zeca Pagodinho - 40 Anos (Ao Vivo) (Produzido por: Paulão 7 Cordas e Pretinho da Serrinha)

Rock - Artista

Black Pantera

Carne Doce

CPM22

Fresno

João Gordo

Rock - Lançamento

Ana Carolina - Ana Canta Cássia - Vol. 1 (Ao Vivo) (Produzido por: Ana Carolina)

Black Pantera - Perpétuo (Produzido por: Rafael Ramos)

Pitty - ACNXX Ao Vivo em Salvador (Produzido por: Rafael Ramos)

Planet Hemp - Baseado em Fatos Reais: 30 anos de Fumaça (Ao Vivo) (Produzido por: Daniel Ganjaman e Planet Hemp)

Titãs - Microfonado (Produzido por: Rick Bonadio e Sergio Fouad

Instrumental - Artista

Amaro Freitas

Carlos Malta

Hamilton de Holanda Trio

Hermeto Pascoal

Yamandú Costa

Instrumental - Lançamento

Amaro Freitas - Y'Y (Produzido por: Amaro Freitas, Laercio Costa e Vinicius Aquino)

Clube do Balanço - Cadê Tereza? (Produzido por: Bruno Bona)

Hermeto Pascoal - Pra Você, Ilza (Produzido por: Fábio Pascoal)

Roberto Barreto, Manoel Cordeiro, Pupillo - Estado de Espírito (Produzido por: Pupillo)

Yamandú Costa - Ida e Volta (Produzido por: Yamandú Costa)

Romântica - Artista

Alice Caymmi

Grelo

Odair José

Roberta Miranda

Simone Mendes

Romântica - Lançamento

Alice Caymmi - O Amor (El Amor) (Produzido por: Diogo Strausz)

Grelo - É o Grelo (Produzido por: De Angelo)

Odair José - Seres Humanos (e a Inteligência Artificial) (Produzido por: Junior Freitas)

Roberta Miranda - Infinito, Ep.1 (Ao Vivo) (Produzido por: Roberta Miranda)

Simone Mendes - Cantando Sua História (Ao Vivo/ Vol.1 e Vol.2) (Produzido por: Eduardo Pepato)

MPB - Artista

Alaíde Costa

Dori Caymmi

João Bosco

Jota.Pê

MPB4

MPB - Lançamento

Alaíde Costa - E o Tempo Agora Quer Voar (Produzido por: Marcus Preto, Pupillo e Emicida)

Caetano Veloso, Maria Bethânia - Fé (Ao Vivo) (Produzido por: Lucas Nunes)

Dori Caymmi - Prosa & Papo (Produzido por: Jorge Helder)

Jota.Pê - Se o Meu Peito Fosse o Mundo (Produzido por: Felipe Vassão, Rodrigo Lemos e Marcus Preto)

MPB4 - 60 Anos de MPB (Produzido por: Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira)

Funk - Artista

Deize Tigrona

MC Kevin o Chris

Pedro Sampaio

Torya

Valesca Popozuda

Funk - Lançamento

Deize Tigrona - Não Tem Rolê Tranquilo (Produzido por: Larinhx, KD Soundsystem, Badsista, Iasmin Turbininha e Boogarins)

Dennis, Ana Castela, Mc Gw - Ram Tchum (Produzido por: Dennis)

Jup do Bairro, Maria Alcina, Pagode da 27 - Amor de Carnaval (Produzido por: Fuso!)

Ludmilla, Wiu, MC Kevin o Chris - Sua Preferida (Produzido por: MC Kevin o Chris, Ldmilla e Kosta)

Pedro Sampaio - Aastro (Produzido por: Pedro Sampaio, Delano, Rafinha RSQ, DJ Topo e Pedro Breder)

Lançamento Eletrônico

Beagle Bonnie, DJ Noé - The Mad Wizard's Sampler (Produzido por: Beagle Bonnie e DJ Noé)

Bixiga 70, DJ Mam - 100% 13 (Produzido por: DJ Mam)

Dre Guazelli - Know It (Produzido por: Dre Guazelli)

Jadsa, João Milet Meirelles, Taxidermia - Vera Cruz Island (Produzido por: Jadsa, João Milet Meirelles e Maíra Morena)

Mulú, Duda Beat - MTG Chiriro (Produzida por: Mulú)

Lançamento em Língua Estrangeira

Anelis Assumpção - Encore Un Tour (Produzido por: Anelis Assumpção, Saulo Duarte, Klaus Sena)

Anitta - Funk Generation (Produzido por: Márcio Arantes, DJ Gabriel do Borel, Tropkillaz, Brabo, Diplo, Julia Lewis e DJ GBR)

Caetano Veloso - La Mer (Produzido por: Caetano Veloso e Lucas Nunes)

Iza - Cry Me a River (Produzido por: Nani Palmeira e Reno Duarte)

Silvia Machete - Invisible Woman (Produzido por: Lalo Brusco)

Erudito - Lançamento

Alexandre Guerra, André Micheletti, Knut Andreas, Orquestra Sinfônica de Piracicaba - Concerto Místico Para Cello e Orquestra (Produzido por: Alexandre Guerra)

Orquestra Ouro Preto, Maestro Rodrigo Toffolo, Tim Rescala - Auto da Compadecida, a Ópera (Produzido por: Rodrigo Toffolo)

Orquestra Petrobras Sinfônica, Heitor Villa Lobos, Felipe Prazeres - Canções do Guia Prático, Vol.2 (Produzido por: Marcos Souza)

Orquestra Sinfônica Brasileira - Heitor Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras N.8 (Ao Vivo) (Produzido por: Orquestra Sinfônica Brasileira)

Quinteto Villa-Lobos - Sempre (Produzido por: Quinteto Villa-Lobos)

Projeto Especial - Artista

Luiz Melodia - Pérolas Negras - Um Tributo A Luiz Melodia (Produzidor por: Mahamund e Josefe)

Orquestra Frevo do Mundo, Pupillo, Davi Moraes - Moraes É Frevo (Produzido por: Pupillo, Davi Moraes)

Rita Lee, Roberto De Carvalho - Voando (Nel Blu Dipinto Di Blu) (Produzido por: Roberto De Carvalho)

Sabotage 50 (Produzido por: Zegon e Tejo Damasceno)

Vários Intérpretes - O Auto da Compadecida 2 (Trilha Sonora do Filme) (Produzido por: João Falcão, Ricco Viana e Carlinhos Borges)

Sertanejo - Artista

Ana Castela

João Gomes

Lauana Prado

Rionegro & Solimões

Zezé Di Camargo

Sertanejo - Lançamento

Ana Castela - Herança Boiadeira (Ao Vivo) (Produzido por: Cleyton Pekois e Eduardo Godoy)

João Gomes - Vaquejada Tá na Moda (Produzido por: Arine Music)

Jorge & Mateus - Check-In (Ao Vivo) (Produzido por: Dudu Borges)

Lauana Prado - Transcende (Ao Vivo) Vol. 1 (Produzido por: Eduardo Pepato)

Rionegro & Solimões - Rionegro e Solimões em Uberlândia (Produzido por: Júnior Melo)

Projeto Audiovisual - Artista

Dora Morelenbaum - A Melhor Saída (Dirigido por: Maria Cau Levy e Caio Mazzilli)

Emicida - Acabou, mas tem... (Dirigido por: Pedro Conti e Diego Maia)

Erasmo Carlos, Rubel, Emicida - Erasmo Esteves (Tijuca Maluca) (Dirigido por: Artur Miranda)

Rita Lee, Roberto De Carvalho - Voando (Nel Blu Dipinto Di Blu) (Dirigido por: Otávio Juliano e Luciana Ferraz)

O Terno ft. Devendra Banhart & Shintaro Sakamoto - Volta e Meia (Dirigido por: Tim Bernardes e Filipe Franco)

Em outra categoria

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo, 9, foi marcado por temas sociais e culturais. As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas trouxeram questões sobre variação linguística, representatividade negra, mitologia grega e pressão estética sobre mulheres. O tema da redação foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".

Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o exame ocorreu "sem ocorrências significativas" e elogiou o trabalho das equipes envolvidas. "Tivemos aplicação em todo o País sem ocorrências significativas. Foi um dia tranquilo. Todos os malotes foram entregues 100% em todos os locais de aplicação", afirmou.

O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira, 13 de novembro, e o resultado final, em janeiro de 2026.

Santana informou que 4,8 milhões de estudantes tiveram a inscrição confirmada nesta edição, e 73% compareceram ao primeiro dia de prova, enquanto a abstenção foi de 27%, índice próximo ao registrado em 2024. O exame foi aplicado em 1.805 municípios, com 11.791 locais de prova e 164.906 salas, mobilizando mais de 300 mil pessoas.

Entre as novidades deste ano, o ministro destacou o retorno da certificação do ensino médio pelo Enem, que permite obter o diploma com nota mínima de 5.450 pontos. "Mais de 98 mil solicitaram a certificação na sua inscrição", disse. Outra mudança foi a inscrição pré-preenchida para estudantes do terceiro ano do ensino médio e o uso do sistema que agrupa questões a partir de um mesmo texto.

O ministro também informou que 3.240 participantes foram eliminados por motivos diversos, como portar equipamentos eletrônicos, deixar o local com o caderno de questões antes do tempo permitido ou descumprir orientações dos fiscais.

O ministro informou que a reaplicação do Enem está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro. O novo exame será destinado a participantes que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação, a estudantes com doenças previstas em edital e aos alunos do Paraná afetados pelas fortes chuvas no município de Rio Bonito do Iguaçu (PR).

O ministro lembrou que, embora não houvesse provas programadas na cidade atingida, o MEC colocou equipes à disposição do governo local.

"Todos aqueles que quiserem fazer a reaplicação terão o direito de participar. Nosso prazo para solicitar vai de 17 a 21 de novembro, na página do participante", destacou Camilo Santana, que também expressou solidariedade ao estado.

Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da COP-30. Já a reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, e o resultado final está previsto para janeiro de 2026.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, também ressaltou o êxito da operação. "Foi um Enem fantástico, pouquíssimas ocorrências, a aplicação ocorreu em todos os locais sem problemas. [...] A participação de mais de 300 mil colaboradores que atuaram diretamente na aplicação nos locais, fora as equipes de segurança e transporte, foi uma grande operação, talvez uma das maiores do país", afirmou. Palacios afirmou que houve uma prisão, mas não deu detalhes sobre a ocorrência.

Ele ainda elogiou o conteúdo da prova e seu alinhamento às diretrizes da educação básica: "Eu peço a vocês que olhem bem a prova, a prova está linda, maravilhosa, trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos nas nossas referências curriculares."

O segundo dia de aplicação do Enem 2025 será no próximo domingo, 16 de novembro, com as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo, 9, foi marcado por temas sociais e culturais. As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas apresentaram questões que discutiram variação linguística, representatividade negra, mitologia grega e pressão estética sobre mulheres.

O tema da redação foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira", segundo informou o Ministério da Educação (MEC). Mais de 4,8 milhões de alunos estão inscritos para esta edição, aplicada também no próximo domingo, 16.

Pressão estética e representatividade

Entre as questões mais comentadas da prova de Linguagens, uma chamou atenção ao tratar da pressão estética sobre mulheres, citando comentários feitos à atriz Margot Robbie e à brasileira Paolla Oliveira.

"A questão trouxe à tona um debate importante sobre o controle social exercido sobre os corpos femininos", afirmou a professora de Linguagens do Elite Rede de Ensino, Thatiane Hecht.

A prova também destacou a diversidade cultural e linguística do país, com uma questão sobre o uso da palavra "canjica" em diferentes regiões do Brasil. "Esta temática, por sua natureza, pode despertar o interesse dos estudante", avaliou Arturo Chiong, professor de Linguagens do Curso Anglo.

Segundo ele, o exame manteve o perfil de discutir questões sociais e de valorizar a pluralidade do português brasileiro.

Outro item explorou a obra do artista Dalton Paula, exposta no Museu de Arte de São Paulo (MASP), que retrata pessoas negras. "Os quadros de Paula retratam pessoas negras nomeadas, conferindo-lhes protagonismo e identidade, em contraste com representações anteriores que as omitiam ou as retratavam de forma genérica", observou Chiong.

Ainda na prova de Linguagens, uma questão comparou os doze trabalhos de Hércules, da mitologia grega, à realidade do trabalhador brasileiro contemporâneo, que muitas vezes precisa conciliar múltiplas atividades para sobreviver. "Essa analogia, que compara as dificuldades enfrentadas pelo herói com a situação socioeconômica de muitos brasileiros, pode sensibilizar o estudante para as questões sociais", completou o professor.

Chiong destacou ainda que o nível de dificuldade correspondeu às expectativas. "A seção de Língua Portuguesa incluiu 11 questões que exploraram textos verbais e não verbais, com ênfase no gênero crônica. Além disso, foram abordados o simbolismo, características do Romantismo e o emprego de sonetos", avaliou.

"Os temas propostos nesta edição foram relevantes e atuais, englobando questões de gênero, preconceito étnico e saúde emocional, aspecto de grande importância para a juventude contemporânea", concluiu.

Humanas teve destaque para História e Sociologia

Na área de Ciências Humanas, a percepção foi de uma prova com interpretação de texto predominante, mas com questões mais exigentes em História e Sociologia.

"Muito interessante, mas muito frágil também, olhando agora a prova de Humanas", avaliou Raphael Kapa, orientador pedagógico do Colégio Andrews. "Você tinha ali, literalmente, algumas questões que caberiam muito mais à interpretação plena de texto, própria da prova de Linguagens, do que à prova de Humanas. Algumas de Paulinho da Viola, algumas de Clarice Lispector, cujo desenho estava mais estruturado para Linguagens."

Ainda assim, segundo ele, História voltou a exigir conteúdo de sala de aula. "Foi preciso ter realmente uma boa base. Inclusive, havia algumas questões que os alunos podem achar 'pegadinhas', mas não são. Eu destaco uma sobre Getúlio Vargas e Carlos Lacerda", disse.

Kapa também destacou o aparecimento de temas clássicos, como as grandes navegações. "Além disso, apareceram temas de grandes navegações, sem parecer que eram grandes navegações, e alguns autores sobre os quais as pessoas costumam ter uma visão superficial, o que não deveriam ter. Por exemplo, Adam Smith falando de empatia, né? Então, foi uma prova mais robusta na área de História."

De acordo com o professor de História da Escola SEB Lafaiete, Pedro Zonta, a edição deste ano teve "presença maior de História do que no ano passado", com forte interdisciplinaridade entre História, Sociologia, Filosofia e Geografia. Ele destacou a abordagem de temas raciais, culturais e religiosos, apontando que o Enem "trouxe um certo assunto que não aparece muito, que é religião", com três questões que trataram de cristianismo, judaísmo e islã, além de uma sobre religiões de matriz africana e suas relações com o racismo no Brasil.

Segundo Camila Feitosa, professora e coordenadora de História do Elite Rede de Ensino, o item exigia interpretação mais elaborada. "Essa foi uma questão um pouco mais complexa de ser trabalhada. Ela vem muito sob a perspectiva do conhecimento, trazendo um processo de construção de habilidades a partir disso - a ligação entre os textos sagrados, a dimensão religiosa, a ciência e o poder", explicou.

A docente destacou ainda que a proposta "trabalha não apenas o conhecimento em si, mas também o seu uso como forma de controle". De acordo com ela, "são três textos: o último é do Alcorão, há uma menção a Moisés e também a outro personagem bíblico. A ideia central é justamente essa relação entre religião, ciência e poder."

Zonta observou ainda que, embora o conteúdo tenha sido diversificado, "não é uma prova com muita novidade". Segundo o professor, História do Brasil teve pouca presença, com apenas uma questão sobre a passagem da monarquia para a república, algumas sobre história colonial e uma sobre Era Vargas, sem menções à ditadura militar.

Para Kapa, a prova de Filosofia manteve a tradição de relacionar pensadores clássicos a dilemas atuais. "Continuaram os pensadores clássicos, trazendo alguns paralelos contemporâneos, sempre uma prova bem dialógica", observou.

Já Geografia teve "bastante peso na geografia física, com questões bem técnicas e boas", e Sociologia foi a disciplina "que mais apareceu mesmo, em relação ao resto do ano", completou Kapa.

Entre os itens mais comentados do Enem 2025, uma questão de Ciências Humanas gerou debate ao tratar da desapropriação da fazenda Cabaceiras, no sul do Pará, por casos de trabalho análogo à escravidão, crimes ambientais e por ferir a função social da propriedade privada, prevista na Constituição de 1988.

Para a professora de Filosofia e Sociologia do Elite Rede de Ensino, Larissa Vitória, o tema "é um pouco polêmico". "Também poderíamos falar que a questão sobre a desapropriação da fazenda Cabaceiras no sul do Pará por situações de trabalho análogo à escravidão, somada a crimes ambientais e por ferir a função social da propriedade privada garantida em constituição de 1988 é um pouco polêmica", avaliou.

A coordenadora de Geografia do Elite Rede de Ensino, Juliana Przybysz, acrescentou que o assunto costuma gerar divergências. "Essa questão traz uma coisa que falamos sempre em sala de aula: desapropriação é uma questão legal, pois tem relação com a função social da terra. Ela se torna polêmica porque envolve toda uma questão agrária", afirmou.

A professora também destacou que a prova estava contextualizada com a COP30, trazendo "muitas questões relacionadas a fontes de energia, impactos ambientais e sustentabilidade". Segundo ela, o exame apresentou "uma coisa muito forte de fontes de energia e de impactos ambientais, sustentabilidade, muito ligada ao conceito que nós estamos trabalhando agora de ter toda essa questão relacionada à COP30".

A proposta de redação, "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira", levou os candidatos a discutir temas como qualidade de vida, políticas públicas e preconceito etário. O segundo dia de provas do Enem será aplicado no próximo domingo, 16, com questões de Matemática e Ciências da Natureza.

O potencial de captação de recursos do investidor privado pelo Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) é de bilhões e bilhões de dólares. O prognóstico é de Dyogo Oliveira, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).

"O TFFF oferece três pontos importantes para o investidor. Tem risco baixo. Tem rentabilidade. É verdade que o retorno não é uma 'Brastemp', mas é rentável. E ainda oferece liquidez", disse o ex-ministro do Planejamento.

"Ao ter essas três condições, o fundo tem potencial de atrair muitos bilhões globalmente", afirmou.

O presidente da CNSeg pontuou que muitas seguradoras têm encontrado dificuldade de encontrar ativos "verdes" para compor suas carteiras de investimentos. "A CNSeg tem pedido para o Tesouro Nacional a emissão de 'green bonds' no Brasil. O Tesouro já fez duas emissões de 'green bonds', mas só no exterior", disse Dyogo.

O ex-ministro disse que ficou "realmente muito otimista" com o fundo, que classificou como sofisticado e criativo e que parece oferecer as garantias de liquidez, retorno e risco controlado.

"O mais difícil o Brasil já fez, que é trazer o dinheiro soberano", afirmou Lucca Rizzo, especialista em financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS). "O Brasil lançou a ideia do fundo em Dubai, na COP30, e em dois anos conseguiu tirar do papel", elogiou Rizzo.

O especialista do iCS pontuou que o instrumento é um ganha-ganha porque remunera o país em desenvolvimento e realmente conserva a floresta tropical. "É um instrumento de pagamento por resultado", disse Rizzo.