Regina Duarte diz que foi defenestrada ao aceitar cargo no governo

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Secretária da Cultura do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro por pouco mais de três meses, Regina Duarte falou sobre sua vivência na política. Em entrevista ao Splash, a atriz de 78 anos disse que não estava preparada para a experiência e que foi "defenestrada" do cargo.

"Foi assustador, mas me ajudou a crescer", disse a atriz. "Quis viver essa experiência, vivi dando tudo o que podia dar. Fui defenestrada, essa palavra me ocorreu agora há pouco, e não me arrependo [de aceitar o cargo]. Pelo contrário, foi muito bom para mim."

Duarte disse que cresceu com seu tempo no governo e classificou o convite da administração Bolsonaro como "irresistível". "Como atriz, sempre fui interessada em conhecer as vastíssimas camadas do ser humano. E o convite para conhecer os subterrâneos de Brasília era um pitel."

Apesar do desejo pessoal de explorar os bastidores da política, a atriz confessa que enfrentou resistência dentro da própria família por sua escolha. "Nunca foi tranquilo para ninguém. As pessoas sabiam que era perigoso ir para Brasília, então ninguém aceitou. Era muita exposição, muitas histórias de que é difícil, um ninho de cascavéis [...] Tem que estar preparado para ir para lá."

A comunidade artística também rejeitou Duarte por um tempo por causa de seu apoio a Bolsonaro. "Tentei fazer teatro ano passado, mas os dois textos que escolhi não foram aprovados pelos autores. Não quiseram se envolver comigo, por suas razões, que eu entendo completamente. Então fiquei assim, meio no limbo, ano passado todo. E no início deste ano, o anjo jogou algumas folhas em mim", disse ela, referenciando sua nova paixão, a botânica.

Com sua saída da Secretaria da Cultura, em maio de 2020, Regina Duarte foi convidada para dirigir a Cinemateca Brasileira, mas nunca chegou a assumir o cargo, uma vez que a administração da instituição deixou de ser do governo e passou para a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). "Era para eu ter passado para a Cinemateca. É uma paixão minha aquele prédio. A proposta era maravilhosa e tinha muito a ver com a artista que eu sou."

Sem contrato com a Globo desde 2020, quando ingressou no governo Bolsonaro, Duarte retorna à emissora durante a programação especial em celebração aos 60 anos do canal. Sua participação deve ser veiculada no final de abril.

Durante participação no Conversa com Bial, Regina Duarte voltou a falar sobre sua experiência na política. "Eu fui muito defenestrada por causa disso [ingressar no governo Bolsonaro]. Mas eu não sinto mais isso. Foi um momento. Sinto que a sociedade, ela já evolui, ela já é capaz de aceitar que eu posso fazer escolhas", afirmou a atriz na edição do programa transmitida na última segunda-feira, 21.

Em outra categoria

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou alerta amarelo de perigo à saúde em razão de declínio de temperaturas em cidades de pelo menos nove Estados, incluindo São Paulo.

O aviso leva em consideração a possibilidade de queda de até 5ºC nos termômetros, sendo válido até esta terça-feira, 29, embora em algumas locais, como a capital paulista, a previsão já indica possibilidade de frio mais intenso ao menos até quinta-feira, 31. O alerta pode ser atualizado a qualquer momento.

Veja os Estados afetados:

Trechos de Rondônia

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Trechos de Goiás

Trechos de Minas Gerais

São Paulo

Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Chuva e ventania antes do frio em SP

Nesta segunda-feira, 28, a capital paulista amanheceu com céu encoberto, ventania e chuva fraca em pontos isolados. À tarde, as instabilidades devem ganhar força, com ocorrência de precipitações de fraca a moderada intensidade. Na capital, os ventos devem superar os 60 quilômetros por hora. No interior, o vento superou os 100km/h.

A frente fria se afasta do Estado nesta terça-feira, 29, dando lugar a uma massa de ar polar que provoca acentuado declínio das temperaturas. A capital deve ter mínima de 9ºC. A condição climática deve se manter desta forma ao menos até quinta-feira.

Veja a previsão, de acordo com a empresa Meteoblue:

Segunda-feira: entre 16ºC e 25ºC;

Terça-feira: entre 9ºC e 17ºC;

Quarta-feira: entre 7ºC e 15ºC;

Quinta-feira: entre 7ºC e 19ºC;

Sexta-feira: entre 9ºC e 23ºC.

No Sul, antes do declínio de temperaturas, uma frente fria associada a um ciclone extratropical já mantém o tempo instável ao longo desta segunda-feira no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), de acordo com a empresa de meteorologia Climatempo.

Os ventos fortes na manhã desta segunda-feira, 28, afetaram alguns pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, segundo a concessionária GRU Airport.

No terminal, na região metropolitana da capital, os ventos chegaram a 64,8 km/hora. No interior, a ventania ultrapassou os 100km/h em cidades como Itapeva, conforme a Defesa Civil Estadual.

Ao todo, nove voos com destino a Guarulhos foram desviados para os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, Campinas (SP) e Curitiba. Cinco voos que partiam de Guarulhos foram cancelados.

A concessionária afirma ainda que a operação de pousos e decolagens no Aeroporto de Guarulhos já foi normalizada.

Ventos intensos foram registrados últimas horas em algumas áreas do Estado de São Paulo, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária.

No Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, os ventos chegaram a 64 km/hora, enquanto na região de Bragança Paulista, alcançaram 70 km/hora.

No litoral, as velocidades foram superiores, chegando a 75 km/hora na Baixada Santista e 70 km/hora no litoral norte. Também há alerta para ventos fortes e ressaca no mar, fazendo com que ondas possam atingir 3 metros de altura.

A passagem de uma frente fria no litoral também causa aumento de nebulosidade, chuvas isoladas, intensas rajadas de vento.

A Defesa Civil Estadual tem alerta de ventania para vários pontos da Grande São Paulo, Itapeva, Sorocaba e Campinas.

A capital paulista amanheceu com céu encoberto, ventania e chuva fraca em pontos isolados.

A frente fria se afasta do Estado nesta terça-feira, 29, dando lugar a uma massa de ar polar que provoca acentuado declínio das temperaturas.

Recomendações

A Defesa Civil alerta para o risco de queda de árvores, destelhamentos e prováveis danos a estruturas por conta dos ventos intensos. A orientação é para que as pessoas não se abriguem sob estruturas metálicas frágeis, como tendas e coberturas improvisadas.

São indicadas ainda medidas preventivas, como reforçar o fechamento de janelas e remoção de objetos soltos em áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e mobiliário e jardim.

Deve-se evitar deixar veículos próximos a postes ou árvores e manter distância de fiações elétricas caídas.

Recomenda-se ainda atenção especial aos condutores de embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e turistas nas praias devido à ressaca e ondas fortes no mar.

Em casos de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).