Globo de Ouro terá nova categoria de melhor podcast a partir de 2026

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Globo de Ouro terá uma nova categoria a partir de 2026. A organização do evento anunciou nesta quarta-feira, 7, que a premiação passa a reconhecer o melhor podcast. A categoria passa a valer a partir da 83ª edição do Globo de Ouro, de 2026.

"Enquanto o mundo do entretenimento continua a evoluir, ficamos animados para reconhecer novas formas de contar histórias", declarou a presidente do Globo de Ouro, Helen Hoehne, em comunicado. "Podcasts surgiram como um meio profundo para compartilhar narrativas e construir comunidades para além das fronteiras globais e das gerações. Ao celebrarmos conquistas em podcasts de áudio e visuais, pretendemos honrar nossas categorias tradicionais enquanto abrimos espaço para que novas vozes e formatos sejam ouvidos."

A categoria de melhor podcast terá seis indicados, e poderão concorrer tanto produções somente em áudio quanto produções em vídeo, escolhidas entre os 25 podcasts mais populares - embora ainda não esteja claro como esta popularidade será medida. Segundo comunicado da organização, mais detalhes sobre os critérios de elegibilidade serão divulgados nas próximas semanas.

O Globo de Ouro não é o único entre os grandes prêmios a anunciar que irá incluir uma nova categoria. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já confirmou que, a partir do ano que vem, o Oscar terá a categoria de melhor escalação de elenco, que irá reconhecer os responsáveis pela seleção dos atores e atrizes que compõem o elenco de um filme. A partir de 2028, o prêmio também terá a categoria de melhor direção de dublês.

O Globo de Ouro 2026 está marcado para acontecer no dia 11 de janeiro de 2026, e será apresentado pela comediante Nikki Glaser, que também esteve à frente da edição deste ano.

Em outra categoria

Um carregador portátil de celular pegou fogo dentro de um avião que saiu do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo, com destino a Amsterdã, na Holanda, na manhã desta quarta-feira, 6. Procurada, a KLM, empresa proprietária da aeronave, não se manifestou sobre o incidente.

A passageira Simone Malagoli relatou, por meio de seu perfil no Instagram, que os momentos iniciais foram de apreensão. "No voo de São Paulo para Amsterdã, a gente ainda estava sobrevoando o oceano, faltava ainda quatro horas para o destino final, praticamente todo mundo dormindo, eu não consigo dormir no voo, estava acordada, quando ouço barulho e uma correria e olho para o lado e vejo muita fumaça", relatou ela.

"O pessoal começou a gritar: 'fogo, fogo, fire, fire'. Achamos que estava pegando fogo na turbina (do avião). Eu juro que achei que iria morrer. Quase mandei mensagem para meus pais em tom de despedida, eu pensei. Era muita fumaça e a gente não sabia de onde estava vindo esse fogo", disse ainda Simone.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento em uma tripulante aparece com um extintor e, ao mesmo tempo, passageiros tentam proteger o rosto em razão da fumaça que toma conta da aeronave. O fogo vinha de um carregador portátil que estava dentro da mochila de um passageiro. Rapidamente, o problema foi solucionado.

"A situação fica de alerta para a importância de não despachar baterias e carregadores portáteis nas malas. Achamos que é muito zelo (por parte das companhias). Mas imagina se um power bank pega fogo na mala que está no porão"?, reforça a passageira.

A rota original da viagem foi mantida. Assim que o avião pousa em Amsterdã, em segurança, é possível ouvir os aplausos também na publicação das redes sociais.

Uma operação realizada nesta quinta-feira, 7, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro mira 15 influenciadores digitais que usam as redes sociais para divulgar o jogo popularmente conhecido como "Jogo do Tigrinho" e outros semelhantes. Bia Miranda, Gato Preto e Mamau estão entre os alvos. A reportagem tenta contato com a defesa dos influenciadores.

Segundo a apuração, que também tem no foco Jenny Miranda, mãe de Bia, as personalidades usam as redes sociais para incentivar o jogo, com promessas enganosas de lucros fáceis, com o intuito de atrair seguidores para estas plataformas de apostas, que são proibidas no País.

Conforme a polícia, foram identificados sinais claros de enriquecimento incompatível com a renda declaradas pelos influenciadores.

A investigação aponta que eles ostentam nas redes sociais estilos de vida luxuosos, com viagens internacionais, carros de luxo e imóveis de alto padrão. Relatórios de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) revelaram movimentações bancárias suspeitas que ultrapassam a soma de R$ 4 bilhões.

Além da promoção de jogos ilegais, os investigados são suspeitos de integrar uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas entre divulgadores, operadores financeiros e empresas de fachada.

A estrutura seria usada para ocultar a origem ilícita dos recursos, caracterizando lavagem de dinheiro. A polícia também identificou conexões entre alguns envolvidos e indivíduos com antecedentes ligados ao crime organizado, o que elevou o grau de complexidade da investigação.

No Brasil, 26.815 pessoas foram oficialmente identificadas como portadoras de altas habilidades, também conhecidas como superdotação. Segundo a Associação Mensa Brasil, esse grupo se caracteriza por um desempenho excepcional em diversas áreas de atividade humana, especialmente no campo acadêmico, criativo, social e psicomotor. Cerca de 70% dessas pessoas têm entre 19 e 36 anos.

A principal marca dessa condição é a intensa atividade metabólica do cérebro, o que permite o processamento rápido de informações. Desde a infância, esses indivíduos demonstram um raciocínio ágil, excelente memória de longo e curto prazo, além de uma curva de aprendizado mais acelerada que a média da população.

Os sinais de superinteligência incluem facilidade em resolver problemas, distinguir sons e detalhes visuais com precisão, e desenvolver habilidades muito antes da idade cronológica esperada. As altas habilidades podem se manifestar de forma intelectual, acadêmica, criativa, social ou psicomotora.

O reconhecimento e estímulo adequado desses talentos é essencial para garantir o pleno desenvolvimento dessas pessoas e o aproveitamento de seu potencial para a sociedade.