Usuários de redes sociais acusam Fernanda de xenofobia no 'BBB 24'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma fala da sister Fernanda, do Big Brother Brasil 24, causou polêmica nas redes sociais neste domingo, 3. Isso porque, em uma conversa com Pitel e Michel, a imunizada da semana, enquanto falava sobre Davi, usou a expressão "c* da Bahia" para se referir ao local de nascimento do brother.

 

Enquanto conversava sobre a postura de Davi no jogo, a sister fez menção a Nizam, participante eliminado na segunda semana. "Querer comparar o Davi que deve ter vindo do c* da Bahia com o Nizam, que fala nove línguas, já viajou o mundo inteiro, teve acesso a muitas outras coisas, é complicado", disse ela.

 

Davi é natural de Salvador, na Bahia, e reside no bairro de Cajazeiras, localizado no centro da cidade. De acordo com informações do IBGE, a população do bairro no último censo, realizado em 2022, era de 63.239 pessoas.

 

Comentário xenofóbico?

 

No X (antigo Twitter), muitos usuários criticaram a colocação da participante, pois, para muitos, a expressão possui um cunho xenofóbico. "Rainha da xenofobia", disse um usuário. "Fernanda adota uma postura antes, durante e depois do Paredão. Agora que tá segura no jogo, dando um show de xenofobia", rebateu outra usuária.

 

Outros perfis na rede social, no entanto, defenderam Fernanda das acusações. "Quando alguém falar que vc mora 'onde judas perdeu a bota' não quer dizer que vc mora longe... Agora, quer dizer que vc é um falso e traidor", ironizou um usuário. "Desculpa, mas dizer isso quer dizer que é um lugar longe, de interior, isolado, etc. Não vi problema algum. Quem 'entendeu' o contrário tá querendo atenção", contornou outro.

 

O que é xenofobia?

 

Segundo a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), xenofobia é definido como "atitudes, preconceitos e comportamentos que rejeitam, excluem e frequentemente difamam pessoas, com base na percepção de que eles são estranhos ou estrangeiros à comunidade, sociedade ou identidade nacional". A xenofobia também é caracterizada pelo ódio, rejeição, preconceito ou hostilidade em relação a aquele que nasceu de um lugar diferente do seu, como outro país ou região.

Em outra categoria

O Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) interceptou nesta quarta-feira, 27, uma bagagem com 386 tartaruguinhas de casco mole chinesas, informou o Ministério da Agricultura. Em nota, a pasta disse que elas estavam agonizantes devido ao transporte em condições indevidas. A suspeita é que eles seriam utilizados como matéria-prima para diversos produtos pela medicina tradicional chinesa. Por questões sanitárias, o Ministério proíbe animais silvestres de ingressar no Brasil sem as devidas autorizações e certificações zoossanitárias.

Para ingressar legalmente no Brasil, espécies exóticas precisam de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Como não havia documentação, os animais foram apreendidos e multa de R$ 72 mil foi aplicada pelo órgão. O responsável pelo transporte foi liberado, disse a pasta.

A pancada de chuva desta tarde de quinta-feira, 28, deixou 109 mil imóveis sem energia elétrica na área de concessão da Enel SP, o equivalente a 1,3% da base clientes da distribuidora.

Segundo a empresa, as regiões mais afetadas foram a zona oeste e sul.

A Enel informou, ainda, que acionou antecipadamente seu plano de operação, aumentando equipes em campo para atuar no restabelecimento da energia.

Um casal foi encontrado morto dentro de um veículo na zona rural de Itapevi, município da região metropolitana de São Paulo, no início da tarde de segunda-feira, 25. Os corpos não tinham marcas de violência. Segundo a Polícia Civil, dentro do carro havia porções de drogas e uma embalagem de cola solvente, habitualmente usada como entorpecente. As mortes estão sendo investigadas.

As duas vítimas trabalhavam com enfermagem, mas mantinham atividades profissionais paralelas. Daniel Henrique Dias, de 42 anos, era enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), motolancista (motorista de moto equipada como ambulância de primeiros socorros) com especialização em Urgência e Emergência e DJ especializado em música eletrônica, com o nome artístico de Dan Dias.

Bárbara Cristine dos Santos Rosa, de 32 anos, era enfermeira e dona da marca de roupas Babi Rosa FitWear.

Os dois estavam em um carro parado na estrada Lucinda de Jesus Silva, no bairro rural Quatro Encruzilhadas, em frente a uma chácara que na noite anterior havia sido palco de uma festa.

A polícia foi acionada às 13h31 de segunda-feira. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal de Itapevi, os entorpecentes foram apreendidos e o caso foi registrado na Polícia Civil como morte suspeita.