Música brasileira, em diversas vertentes

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A música brasileira domina os palcos de shows no final de semana. As apresentações de Alcione, em comemoração dos 50 anos de carreira, e de Maria Bethânia, da turnê Fevereiros, já estão esgotadas. Mas ainda há outras boas opções.

 

Ney Matogrosso vai mostrar seu consagrado show Bloco na Rua, com o qual se apresenta desde 2019. No repertório estão músicas como Jardins da Babilônia, Pavão Mysterioso, Como 2 e 2, além de Sangue Latino, canção que ele tornou hit ainda nos tempos de Secos & Molhados. A apresentação ocorre neste sábado, 9, no Tokio Marine Hall, e há ainda ingressos disponíveis para a pista (informações no site tokiomarinehall.com.br).

 

No Vibra São Paulo (vibrasaopaulo.com), também no sábado, 9, Paula Toller comemora seus 40 anos de carreira em show que integra a turnê Amorosa.

 

O sábado tem ainda apresentação de Arrigo Barnabé na Casa de Francisca (casadefrancisca.art.br/novo). "Não acredito em nada que não tenha angústia." É assim que ele define a sua opção por fazer um show só com o repertório do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, conhecido por seus sambas-canção carregados de dor de cotovelo.

 

Quem também passa por São Paulo neste fim de semana é Ivan Lins, que faz show no domingo, 10, no Bourbon Street (bourbonstreet.com.br).

O cantor e compositor recebe novos nomes da música brasileira em torno de seu repertório. São seus convidados os cantores Cibele Codonho e Gustavo Spinola e o duo formado pelo flautista Rafael Beck e o pianista Felipe Montanaro.

 

Também no domingo, Ana Cañas apresenta o show Ana Cañas Canta Belchior, em que celebra o compositor ao interpretar músicas como Na Hora do Almoço, Divina Comédia Humana e Apenas um Rapaz Latino-Americano, contando com a participação especial de Ney Matogrosso. No Tokio Marine Hall.

 

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Um homem, de 21 anos, foi morto após tentar assaltar uma mulher, de 30, na Avenida Leomil, no Guarujá, litoral de São Paulo, na manhã de segunda-feira, 24. Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado, um policial civil que presenciou a ação, reagiu e realizou dois disparos ao perceber que o suspeito ameaçava atirar contra a vítima.

Conforme a investigação, o indivíduo tentou fugir na garupa de uma motocicleta, mas caiu momentos depois. O condutor da moto, porém, conseguiu escapar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o óbito foi constatado no local. "A perícia foi requisitada, e a arma do policial foi apreendida", disse a SSP.

Com o suspeito, conforme a secretaria, foram encontrados R$ 1.470, além de uma corrente, que foi devolvida à vítima.

O caso foi registrado na Delegacia do Guarujá como roubo, morte decorrente de intervenção policial e legítima defesa. O indivíduo era procurado pela Justiça.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para perigo potencial de onda de calor para o Rio Grande do Sul pelo menos até esta quarta-feira, dia 26. O aviso indica risco de temperatura 5ºC acima da média por período de dois a três dias.

Em outras partes do País, permanece o alerta para chuvas intensas, além de temperaturas altas. Na região Norte, Centro-Oeste, Sudeste e trechos do Nordeste e do Sul incide aviso amarelo para a incidência de precipitações até a manhã desta quarta, podendo a informação ser atualizada a qualquer momento. Também há alerta laranja, com mesma validade, para áreas do Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Temperatura acima de 30ºC

A capital paulista deve ser marcada por mais um dia de forte calor e possibilidade de pancadas rápidas de chuva no decorrer da tarde, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.

- São Paulo: 33ºC

- Belém: 33°C

- Boa Vista: 34°C

- Campo Grande: 31°C

- Cuiabá: 34ºC

- Florianópolis: 32ºC

- Goiânia: 31ºC

- João Pessoa: 32ºC

- Macapá: 31ºC

- Maceió: 31ºC

- Manaus: 32ºC

- Natal: 31ºC

- Porto Alegre: 38ºC

- Recife: 31ºC

- Rio Branco: 31ºC

- Rio de Janeiro: 37ºC

- Salvador: 31ºC

- São Luís: 31ºC

- Teresina: 31ºC

- Vitória: 32ºC

Um voo da companhia aérea Gol que partiu do Rio de Janeiro com destino ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, precisou desviar sua rota e pousar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana da capital. A mudança aconteceu após a aeronave ativar um plano de emergência.

"O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que em decorrência da necessidade de um pouso de emergência, foi ativado o plano de emergência, com acompanhamento da chegada da aeronave. Nenhuma ação extraordinária foi necessária. Para mais informações, procurar a companhia aérea", disse a GRU Airport

Em nota, a Gol informou que "durante o trajeto do voo G3 1033, entre o (aeroporto) Santos Dumont (SDU) e Congonhas (CGH), na tarde desta segunda-feira, a aeronave apresentou problemas técnicos e o voo foi alternado para Guarulhos (GRU), onde pousou normalmente, sem qualquer intercorrência".

O tipo de problema técnico enfrentado pela aeronave não foi informado pela companhia aérea. "Todos os clientes desembarcaram no aeroporto da grande São Paulo e receberam as facilidades previstas pela Resolução 400 da ANAC. A GOL reforça que todos os procedimentos foram realizados com foco na Segurança, valor número 1 da Companhia", diz a nota.

No site de monitoramento de voos Flight Radar, é possível ver que o avião, um Boeing 737-8EH, chegou a sobrevoar Congonhas, mas em seguida se direcionou para Guarulhos. O voo total durou 47 minutos.

Situação parecida ocorreu no final de janeiro, em um voo operado pela Azul. Na ocasião, foi emitido o alerta de urgência "pan-pan" momentos antes de chegar ao Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco.

O alerta funciona como um pedido de prioridade de pouso. Ele foi acionado depois de a aeronave, que tinha partido de Guarulhos, em São Paulo, apresentar falha no sistema de dispositivos móveis das asas, chamados de slats.