Gal Costa: entenda o que dizem filho e viúva sobre morte e herança da cantora

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Gabriel Costa, filho de Gal Costa, e Wilma Petrillo, ex-empresária e viúva da cantora, deram entrevistas ao Fantástico que foi ao ar neste domingo, 31, na Globo. Recentemente, ele contestou o direito de herança à ex-empresária de sua mãe, e chegou a pedir a exumação de seu corpo.

 

Em determinado momento, a repórter Renata Ceribelli pergunta a Gabriel: "Você tem alguma desconfiança em relação à Wilma?". O jovem é enfático: "Nenhuma. Não imagino que ela possa ter feito alguma coisa em relação à minha mãe. Não acho que ela chegaria a esse ponto".

 

A morte de Gal Costa

 

Sobre o dia da morte de Gal Costa, Gabriel relata: "Fiquei com a minha mãe na sala, assistindo TV um pouco com ela. Ela estava bem, tranquila. Só que pediu para a gente subir. E nós três subimos. Eu, Wilma e minha mãe. A Wilma e eu fizemos um chá pra ela".

 

Em seguida, o filho da cantora continuou: "Fui no quarto da minha mãe dar boa noite pra ela. Só que nisso a Wilma falou que ela não tava bem, estava com calafrios, tinha vomitado, e que já tinha dado remédio para ela. Eu fiquei um pouco lá com ela e fui dormir."

 

"Umas 4h30, 5h da manhã, fui acordado pela Wilma. Ela me chamando no quarto para ajudá-la a botar minha mãe na cama. Ela estava entre a cabeceira e a cama. Eu achei realmente que ela estava dormindo, que acabou caindo enquanto dormia. Só que aí fui chamá-la, chamei, chamei, chamei... Quando vi que minha mãe não estava respondendo comecei a ficar um pouco mais desesperado."

 

"Ela estava começando a ficar fria, pálida, a boca dela estava roxa. Liguei para o Samu. Me atenderam e falaram: 'faz uns processos, massagem cardíaca' até eles chegarem e nada. Só que aí a Wilma falou: 'Tá demorando muito. Chama o [Albert] Einstein, chama o Sírio[-Libanês, dois hospitais de São Paulo]. Liguei para os dois", continuou Gabriel Costa.

 

"Eles começaram a conversar entre médicos, eu comecei a chorar muito. Eu ouvi que deu óbito e dei uma saída, porque precisava respirar. Não sei o que aconteceu, mas minha mãe ficou lá, na cama dela, morta, até o dia de ser levada para o sepultamento".

 

Já Wilma Petrillo, viúva de Gal Costa, relatou: "Cheguei lá no quarto, ela olhou para mim com os olhos tristes. Estava meio ofegante, sabe? Eu disse: 'Você tá bem?'. Ela disse que estava com muito frio. Aí eu pus aquele cobertor térmico. Ela ficou quietinha, encolhida."

 

"Ela acordou, eu disse: 'Você tá melhor'? 'Tô'. Aí ela deitou a cabeça no meu ombro e disse: 'Então vai ser assim'. Você vai ficar comigo até... até... Eu já não sei mais viver sem você. Como ela disse que estava enjoada, quando ela virou na cama, achei que ela fosse vomitar. Chamei o Gabriel para virá-la. Pus a mão aqui, ela não respondia, não tinha pulso", continuou a empresária.

 

Corpo não passou por autópsia

 

Sobre a não realização de uma autopsia, Wilma explicou: "A médica disse: 'Vocês querem fazer uma autópsia?'. Aí eu lembrei que a gente tinha visto na televisão um programa sobre necropsia, autopsia, e Gal disse: 'Deus me livre se um dia eu tiver que ir embora e tiverem que fazer isso comigo'. Porque era uma coisa bastante agressiva. E falei: 'Não quero autópsia'".

 

O filho da cantora destacou incômodo com a decisão: "Não teve autópsia, então não tinha como saberem se foi algo mais profundo, algo a mais que a parada cardíaca. [Isso me levou a pedir a exumação] porque eu queria ter certeza se foi realmente isso".

 

Onde Gal está enterrada

 

Sobre o local de enterro de Gal Costa - outro ponto que levantou polêmicas - Wilma Petrillo afirmou: "Como ela tinha cidadania paulistana, mas não só por isso, porque ela gostava de São Paulo. Gostava mais do que eu. Ela era da minha família. Ela fazia parte da minha família. Ela tá num jazigo que é da minha família".

 

O filho da cantora questiona a decisão, e acredita que o corpo deveria ser transferido para o Rio de Janeiro: "Era o que a minha mãe queria. Para mim [ela] não [falou sobre o tema]. Mas temos milhares de pessoas que podem comprovar isso, amigos, familiares... Ela fez esse jazigo para ela e a mãe dela, minha avó, ficarem ali. Foi uma promessa que ela fez para o meu tio, irmão da minha mãe".

 

O relacionamento entre Gal e Wilma Petrillo

 

Gabriel também explicou as acusações de que Wilma não seria viúva de Gal Costa, mas apenas sua ex-empresária: "Elas sim, tiveram uma relação bem breve. Bem breve. E ela virou empresária da minha mãe, realmente. Começaram a morar juntas. Só que sem nenhum tipo de relacionamento além da amizade e trabalho".

 

Questionado se não haveria possibilidade de Gal não querer explicitar a relação ao filho, ele respondeu: "Não acho. Até porque todos os dias elas brigavam. Todos os dias brigavam feio". Perguntado se era um relacionamento tóxico, foi direto: "Sim, com certeza".

 

"Minha mãe era uma pessoa muito boa, então ela não conseguia deixar a Wilma porque a Wilma não tinha para onde ir, também. Então a Wilma continuou com a gente", continuou o filho da artista.

 

Wilma, por sua vez, ressaltou que as duas "nunca" deixaram de ser um casal, e que tinham uma relação "muito" harmoniosa: "A gente quase não brigava".

 

Gabriel Costa ainda afirmou que Wilma pediu para que ele a chamasse de mãe somente apenas após a morte de Gal: "Porque ela queria que eu ficasse perto dela. [Para] ter o poder sobre a herança. Apenas para ela ser herdeira junto comigo, poder pegar uma porcentagem do dinheiro".

 

Sobre ter assinado um documento reconhecendo a união estável entre elas, afirmou que tomou a atitude por pressão: "Ela falou para mim que era para cuidar da gente, que precisava me ajudar, foi colocando coisas na minha cabeça, falando dessa explicação, que era coisa boa. Eu falei: 'Vou pensar', mas ela sempre me apressava, botava pressão pra assinar".

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Um incêndio atingiu um parque de diversões na Avenida Otto Baumgart, na zona norte da cidade de São Paulo, na manhã desta terça-feira, 4. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um funcionário realizava um serviço de solda e percebeu que o fogo caiu na espuma de um dos brinquedos.

Duas pessoas foram socorridas ao Pronto Socorro (PS) de Santana pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas. O fogo foi controlado pelos bombeiros por volta das 7h30.

No local funciona o Kangoopark, um complexo de trampolins. O parque estava fechado quando o fogo começou. A reportagem tenta contato com a empresa. Dez viaturas atuaram no combate às chamas.

A Unidos da Tijuca abriu a segunda noite de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, às 22h desta segunda-feira, 3, com um desfile que impressionou pela beleza das alegorias e fantasias. A escola contou a história do orixá Logun-Edéz, descrevendo sua origem e encantamento na África e o renascimento no Brasil, até chegar ao morro do Borel, na zona norte do Rio, onde foi fundada a Unidos da Tijuca.

Com um samba que tem a cantora Anitta como uma das compositoras, a escola conseguiu empolgar a plateia até mais do que as quatro escolas da primeira noite, mas pecou em evolução - abriu buracos entre as alas, durante alguns trechos do desfile - e o desempenho do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus André e Lucinha Nobre, também teve pequenas falhas.

Entre os destaques, um deles foi a comissão de frente, onde uma pessoa representando o orixá se banhava e desaparecia.

Apesar dos problemas, a escola fez um belo desfile e, se não deve disputar o título, aparentemente garantiu uma posição intermediária na classificação.

A Beija-Flor foi a segunda escola de samba a desfilar na segunda noite de apresentações deste carnaval no sambódromo do Rio de Janeiro, a partir das 23h30 de segunda-feira. Homenageando Laíla, diretor de carnaval da agremiação durante mais de 30 anos e morto em 2021, vítima da covid-19, a Beija-Flor fez o melhor desfile dos seis realizados até agora. Faltam outras seis escolas se apresentarem.

O desfile começou exaltando a religiosidade do artista, cujo orixá era Xangô, retratado no carro abre-alas. Depois houve várias outras referências às crenças religiosas de Laíla, e em seguida começaram menções aos momentos históricos vividos por Laíla primeiro no Salgueiro, onde começou a trabalhar com o carnaval, e depois na Beija-Flor, por onde teve três passagens - a última, encerrada em 2018.

Os dois momentos mais emocionantes ocorreram no trecho final do desfile. Um carro alegórico trazia Laíla de um lado e Joãosinho Trinta de outro. Eles trabalharam juntos no Salgueiro e na Beija-Flor.

O último elemento cenográfico era uma escultura coberta por um plástico preto, referência ao desfile de 1989, quando a Beija-Flor levou à avenida o enredo "Ratos e urubus, larguem minha fantasia". Uma escultura de Cristo teve sua exibição proibida pela Justiça, a pedido da Cúria Metropolitana, e atravessou a Sapucaí coberta por um plástico preto onde se lia "Mesmo proibido, olhai por nós". Embora creditada a Joãosinho Trinta, a ideia foi de Laíla, segundo ele contou em várias entrevistas, e nunca foi contestado por Joãosinho.

Na nova versão, a escultura sugeria que quem estava coberto era Laíla, e no plástico preto se lia "do Orum, olhai por nós". Orum é a palavra da língua iorubá que define, na mitologia iorubá, o céu ou o mundo espiritual.

Salgueiro discorre sobre crenças religiosas

Terceira escola a desfilar na segunda noite de apresentações do carnaval de 2025 no sambódromo do Rio de Janeiro, a partir de 1h de terça-feira, 4, o Salgueiro fez uma exibição de alta qualidade, aparentemente sem erros, mas não alcançou o nível de luxo e de emoção da Beija-Flor, que havia desfilado imediatamente antes.

A escola da Tijuca, na zona norte do Rio, apresentou o enredo "De Corpo Fechado", que discorreu sobre as diversas crenças relativas à proteção espiritual, em religiões e mesmo na mística do cotidiano.

Com fantasias mais leves do que o habitual, o Salgueiro começou com uma animação contagiante, mas ela foi arrefecendo ao longo da exibição. A escola possivelmente não dispute o título, mas tem cacife para voltar à Sapucaí no desfile das campeãs.

Vila Isabel faz viagem mal assombrada e tem problemas

Quarta e última escola a desfilar na segunda noite de apresentações no sambódromo do Rio de Janeiro, a Unidos de Vila Isabel apresentou um enredo sobre assombrações e teve problemas com alegorias e fantasias. Não fez um desfile ruim, mas, diante do alto nível apresentado pelas primeiras três escolas, acabou sendo a pior da noite.

O enredo idealizado pelo carnavalesco Paulo Barros era uma viagem em um trem fantasma, representado no abre-alas, onde desfilou também o cantor e compositor Martinho da Vila, presidente de honra da escola.

Ao longo da viagem havia curupiras, sacis-pererês, boitatás, cucas e outras figuras medonhas do folclore brasileiro e do imaginário popular.

O desfile teve as características de Paulo Barros: alegorias em que um grande número de pessoas fazia coreografias, completando a ideia sugerida. Embora divertidas, elas não despertaram grande surpresa nem emoção, como outras realizadas pelo carnavalesco em desfiles passados.

Os problemas começaram na comissão de frente, que usava uma abóbora iluminada e "voadora", graças a um drone. Num trecho do desfile, ela caiu.

Dois dos carros alegóricos tiveram problemas de acabamento e de iluminação antes de entrar na avenida, o que pode acarretar perda de pontos. A reportagem também constatou fantasias quebradas ou incompletas em duas alas.

Apesar dessas questões, o desfile foi bom e pode até garantir uma vaga entre as seis que voltarão no desfile das campeãs, mas foi inferior às outras da noite, principalmente Beija-Flor e Salgueiro.

O papa Francisco dormiu durante a noite toda sem apresentar novas complicações de saúde, informou o Vaticano na manhã desta terça-feira, 4. O pontífice apresentou dois novos quadros de insuficiência respiratória aguda quando a equipe médica retirou "grandes quantidades" de muco acumulado de seus pulmões, o que causou um novo episódio de broncoespasmo. A recaída foi revelada no boletim médico vespertino de segunda, 3.

"O papa dormiu toda a noite. Agora descansa", informou a Santa Sé em um breve comunicado. O prognóstico de Francisco ainda é reservado e ele segue sem previsão de alta.

O quadro de saúde do santo padre era considerado estável desde o último sábado, dia 1º. Com a recaída, os médicos não indicaram a continuidade da melhora, mas sugeriram que as crises já passaram.

A insuficiência respiratória obrigou Francisco a voltar a usar ventilação mecânica não invasiva para respirar. Ele está internado há 19 dias para o tratamento de uma pneumonia bilateral, que tem provocado a formação de secreção em seus pulmões, mas exames laboratoriais não apontaram sinais de novas infecções. (Com agências internacionais).