Iza fala sobre gravidez e relação com Yuri Lima: 'Experiência mais louca da minha vida'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cantora Iza falou neste domingo, 14, sobre sua gravidez: ela espera um filho do jogador de futebol Yuri Lima. Ser mãe sempre foi um sonho, conta a artista, que também relata as surpresas proporcionadas por esse momento. "A experiência mais louca que eu estou passando na minha vida", disse ela ao Fantástico, da TV Globo.

 

"Eu aqui, sentada, estou fazendo dois pulmões, dois rins, estômago, esôfago, esqueleto, pele, cabelo, cílios", afirmou.

 

Desde o carnaval, em fevereiro, quando se apresentou em um trio elétrico em São Paulo, a gestação de Iza já tinha mais de três semanas, mas ela ainda não sabia. "Foram cinco horas no sol. Eu me lembro de ficar muito cansada", relata.

 

Ao descobrir a gravidez, aos 34 anos, a artista preparou uma surpresa ao companheiro, Yuri Lima, jogador de Mirassol, clube do interior de São Paulo. Ela fez uma caixinha com uma chupeta, um par de sapatinhos de bebê e o teste de gravidez. "Ele começou a correr pelo quarto, abriu a janela e gritou 'eu vou ser pai'", lembra.

 

"O que eu mais quero é ser um pai maravilhoso para o meu filho, um marido para a Iza, a mulher da minha vida", disse o jogador ao programa, emocionado.

 

"A gente já se vê como uma família, porque somos", completou Iza.

 

Durante o início da gravidez, porém, a cantora chegou a levar um susto. Ela teve um leve sangramento e desmarcou sua agenda, incluindo um show em Aracaju, para poder descansar. Agora ela conta estar recuperada e diz que não vai dar uma pausa na carreira.

 

"Eu agora só diminui o ritmo de shows, mas vou continuar trabalhando. No Rock In Rio, vou estar com um barrigão de oito meses", afirmou. "Imagina eu estar em cima de um palco grávida, isso é uma coisa que eu sonhei".

Em outra categoria

O avanço do crime organizado transnacional levou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o Comissário Europeu para Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner, a assinarem, nesta quarta-feira 5, em Bruxelas, um acordo de cooperação entre a Polícia Federal e a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol). O acordo estabelece as bases para um intercâmbio mais ágil de informações e a realização de investigações conjuntas no combate a crimes como tráfico de drogas, crimes ambientais, tráfico de pessoas e abuso sexual infantil.

O diretor-geral da PF, delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, participou do ato. A parceria prevê a troca de dados pessoais e não pessoais, o intercâmbio de oficiais de ligação e a criação de um canal seguro de comunicação entre as autoridades brasileiras e europeias.

A Polícia Federal atuará como autoridade competente e ponto de contato nacional para a cooperação com a Europol.

O tráfico tem realizado grandes remessas de cocaína para países europeus, sobretudo a Bélgica. A droga é embarcada, geralmente, no porto de Santos, litoral de São Paulo, dentro de contêineres com cargas legais. Frequentemente, a Receita Federal e a PF flagram ações desse tipo e apreendem toneladas de cocaína.

Segundo a PF, o novo instrumento amplia as possibilidades de colaboração, superando limitações de acordos anteriores e garantindo, ao mesmo tempo, 'a proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais, com ênfase no direito à privacidade e à proteção de dados pessoais'.

Com a assinatura deste acordo, o Brasil se torna o terceiro país, depois do Reino Unido e da Nova Zelândia, a estabelecer esse nível de parceria com a União Europeia, 'reforçando o alto grau de cooperação bilateral no enfrentamento ao crime organizado e fortalecendo a segurança pública internacional'.

Um tiroteio durante um show do cantor João Gomes, em Olinda, Pernambuco, deixou sete pessoas feridas na madrugada desta quarta-feira, 5. As vítimas não foram identificadas, mas, conforme a Polícia Militar, os atingidos têm entre 19 e 37 anos.

Em nota, a Prefeitura de Olinda lamentou o caso e afirmou que está auxiliando a Polícia Civil na identificação e captura dos indivíduos por meio das câmeras de videomonitoramento.

Os feridos foram levados para unidades hospitalares locais e o estado de saúde das vítimas não foi informado. Conforme a PM, os agentes chegaram ao local e colaboraram no socorro das pessoas atingidas. O caso aconteceu durante a apresentação do artista na Praça do Carmo, em evento de carnaval na cidade.

O caso está sendo investigado no por meio da 9ª Delegacia de Homicídios da cidade, que iniciou as diligências e apura as tentativas de homicídio. Imagens de câmeras de videomonitoramento estão sendo analisadas para ajudar na identificação dos responsáveis.

Uma postagem realizada pela prefeitura de Olinda sobre o show provocou a reação de usuários, que reclamaram da falta de organização para o espetáculo e citaram os casos de violência durante a apresentação. O cantor, inclusive, precisou interromper o show para pedir para que as brigas cessassem.

"Infelizmente não temos muito o que comemorar, ontem no show, teve briga e tiros, que ocasionou em feridos, estão destruindo o carnaval de Olinda, lamentável (sic)", escreveu uma usuária. "Confusão na colina da igreja, gente ferida , correria , show parado pelo proposta cantor. Absurdo! (sic)", postou outro seguidor.

Em nota, a Prefeitura de Olinda diz que "lamenta o ocorrido na madrugada desta quarta-feira" e afirma que a cidade investiu em mais de 120 câmeras de videomonitoramento e em novas viaturas para reforçar a segurança durante o carnaval na cidade.

As ações, de acordo com a administração, contribuíram para uma diminuição de 22% no número de crimes em relação ao carnaval anterior.

Sobre o tiroteio, a Prefeitura informou que prestou o devido socorro de forma rápida e está auxiliando a Polícia Civil na identificação e captura dos indivíduos, através das câmeras de videomonitoramento.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou o governo do Estado de São Paulo e a concessionária Linha Uni a continuarem as escavações para a construção da estação 14 Bis-Saracura da futura Linha 6-Laranja de metrô. A estação fica no Bixiga, no centro de São Paulo, e durante as obras, em 2022, foi encontrado um sítio arqueológico no local, o que demandou interrupção dos trabalhos.

"Nessa área, indícios apontam para a existência da estrutura de um possível terreiro e de outros objetos ligados à religiosidade afro-brasileira. Ao emitir seu parecer de aprovação, o instituto propôs contrapartidas à concessionária responsável pela obra, com o objetivo de proteção do patrimônio cultural nacional", declarou o Iphan sobre a autorização para a continuidade da obra.

Entre as contrapartidas exigidas pelo instituto está a elaboração de um projeto de salvamento e musealização dos achados arqueológicos, em parceria com as comunidades interessadas, seguindo o princípio da participação social. O instituto propõe que a concessionária exiba alguns dos objetos encontrados no sítio dentro da própria estação de metrô, para ficarem acessíveis à comunidade.

As peças arqueológicas também devem ficar "disponíveis para pesquisa em instituições de guarda, com todo o custo bancado pela concessionária que tirará proveito econômico do empreendimento", conforme o Iphan.

Os estudos no sítio arqueológico Saracura Vai-Vai estão sendo feitos por uma empresa de arqueologia contratada pela Linha Uni, conforme determina a Lei 3.924/1961, sobre monumentos arqueológicos e pré-históricos.

Desde janeiro de 2022, têm sido resgatados diversos itens históricos da ocupação da região pela população negra, como a estrutura de um possível terreiro e objetos que seriam do antigo Quilombo Saracura.

Foram descobertas ainda estruturas de drenagem do córrego Saracura Grande, provavelmente relacionadas à política de saneamento na cidade de São Paulo entre as décadas de 1950 e 1970.

"Para este achado (do Saracura Grande), o empreendedor (Linha Uni) apresentou proposta de musealização, que prevê sua desmontagem e remontagem na própria estação de metrô. No momento, o Iphan aguarda complementação da metodologia de trabalho", diz o Iphan.

A Linha 6-Laranja do metrô deve começar sua operação em outubro de 2026, entre a estação Brasilândia, na zona norte, e Sesc-Pompeia ou Perdizes, na zona oeste. Em 2027, o outro trecho, até a São Joaquim, deve ser inaugurado. A expectativa é de que a linha atenda a um fluxo de 600 mil pessoas e diminua um trajeto que hoje leva cerca de duas horas em horário de pico de trânsito, para 23 minutos.

Em fevereiro, o governo do Estado autorizou, ainda, a realização de estudos para ampliação da linha. O projeto de ampliação prevê sete novos quilômetros de linha e seis novas estações, sendo quatro delas na região centro-leste e duas ao noroeste da capital. Não há prazo para a conclusão dos estudos, nem para um possível início da obra de ampliação.