Paul Auster, estrela literária dos EUA, morre aos 77 anos

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Paul Auster, o prolífico romancista, memorialista e roteirista que ganhou fama na década de 1980 com sua reanimação pós-moderna do romance noir e que resistiu para se tornar um dos escritores nova-iorquinos mais importantes de sua geração, morreu de complicações de câncer de pulmão em sua casa no Brooklyn, nos EUA, na noite desta terça-feira, 30. Ele tinha 77 anos. Além de sua esposa, Auster deixa sua filha, Sophie Auster; sua irmã, Janet Auster, e um neto.

 

Auster era frequentemente descrito como um "superstar literário" nos noticiários. O Times Literary Supplement, da Grã-Bretanha, certa vez o chamou de "um dos escritores mais espetacularmente inventivos dos Estados Unidos".

 

Embora tenha nascido em Nova Jersey, ele se tornou indelevelmente ligado aos ritmos da cidade que adotou, que foi uma espécie de personagem em grande parte de sua obra - especialmente no Brooklyn, onde se estabeleceu em 1980, em meio às ruas forradas de carvalhos e pedras marrons no bairro de Park Slope.

 

À medida que sua reputação crescia, Auster passou a ser visto como um guardião do rico passado literário do Brooklyn, bem como uma inspiração para uma nova geração de romancistas que se aglomeraram no bairro na década de 1990 e posteriormente.

 

Sua carreira começou a decolar em 1982, com o livro de memórias "A invenção da solidão", uma reflexão assombrosa sobre seu relacionamento distante com o pai recentemente falecido. Seu primeiro romance, "Cidade de Vidro", foi rejeitado por 17 editoras antes de ser publicado por uma pequena editora na Califórnia em 1985. No Brasil, os seus livros são publicados pela Companhia das Letras.

 

O livro se tornou a primeira parte de sua obra mais famosa, "A Trilogia de Nova York", três romances posteriormente reunidos em um único volume. Ele foi listado como um dos 25 romances mais importantes da cidade de Nova York dos últimos 100 anos em um resumo da T, a revista de estilo publicada pelo The New York Times.

 

Seus romances também incluem obras aclamadas pela crítica: "Moon Palace" (O Palácio da Lua, de 1989), sobre a odisseia de um estudante universitário órfão que recebe uma herança de milhares de livros; "Leviathan" (Leviatã, de 1992), sobre um escritor que investiga a morte de um amigo que se explodiu enquanto construía uma bomba; "The Book of Illusions" (O Livro das Ilusões, de 2002), sobre um biógrafo que explora o misterioso desaparecimento de seu objeto de estudo, um astro do cinema mudo.

 

Outras criações notáveis do romancista americano

 

Entre seus livros de memórias estão "Hand to Mouth" (Da Mão para a Boca, de 1997), sobre suas primeiras lutas como escritor, e "Winter Journal" (Diário de Inverno, de 2012), que, embora escrito na segunda pessoa, foi um exame das fragilidades de seu corpo envelhecido.

 

Também publicou "The Brooklyn Follies" (Desvarios no Brooklyn, de 2006), que fala da história de um homem prestes a completar sessenta anos, doente, aposentado compulsoriamente e recém-separado.

 

"Nathan Glass só quer achar um lugar tranquilo para morrer. O reencontro com seu sobrinho, porém, lança Glass e sua família numa história repleta de reviravoltas e aventuras, que trazem a marca de Paul Auster, um dos grandes escritores americanos da atualidade", segundo descrição do livro feita pela Companhia das Letras, editora que publica livros dele no Brasil.

 

Reconhecimento em outros países

 

Auster levou para casa vários prêmios literários da França. "A primeira coisa que você ouve ao se aproximar de uma leitura de Auster, em qualquer lugar do mundo, é francês", observou a revista New York em 2007. "Auster é apenas um autor de best-sellers por aqui, mas é uma estrela do rock em Paris."

 

Na Grã-Bretanha, seu romance de 2017, "4321", que examinou quatro versões paralelas do início da vida de seu protagonista - como Auster era, um menino judeu nascido em Newark em 1947 - foi selecionado para o Man Booker Prize.

 

Publicações mais recentes

 

Auster continuou prolífico, publicando vários livros nos últimos anos, incluindo "Burning Boy: The Life and Work of Stephen Crane" (2021) e "Bloodbath Nation" (2023), uma meditação arrepiante sobre a violência armada americana.

 

Seu último romance, "Baumgartner", foi lançado no ano passado. Como observou a romancista Fiona Maazel no The New York Times Book Review, a publicação está repleta de muitos toques clássicos de Auster que lembram suas obras anteriores: O protagonista masculino sério e livresco, as instabilidades narrativas. Mas também é um romance que reflete as lutas internas de um autor em seus últimos anos, lidando com a idade e o luto.

 

No final das contas, ele publicou 34 livros, contabilizando os trabalhos mais curtos que foram posteriormente incorporados a livros maiores, incluindo 18 romances e várias memórias aclamadas e trabalhos autobiográficos variados, além de peças de teatro, roteiros e coleções de histórias, ensaios e poemas. O escritor americano teve suas obras traduzidas em mais de 40 idiomas. (Com agências internacionais).

 

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA em www.estadao.com.br/link/estadao-define-politica-de-uso-de-ferramentas-de-inteligencia-artificial-por-seus-jornalistas-veja/ .

Em outra categoria

Uma mulher de 31 anos morreu após realizar um procedimento estético de hidrolipo na tarde de terça-feira, 26, em uma clínica localizada na Avenida Conselheiro Carrão, região do Tatuapé, zona leste de São Paulo. A morte de Paloma Lopes também foi citada em seu perfil pessoal e também profissional nas redes sociais. Procurada, a clínica Maná Day não se pronunciou.

Conforme a investigação, durante o atendimento, a vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ela foi socorrida e encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal do Tatuapé, onde teve a morte confirmada.

Por meio das redes sociais, o marido de Paloma, Everton Reigota, comentou sobre o ocorrido e disse que irá investigar possíveis falhas cometidas durante procedimento. "Venho dar a pior notícia da minha vida. Infelizmente a Paloma, minha esposa, fez um procedimento estético e teve complicações. Infelizmente, ela faleceu. Vamos apurar os fatos ocorridos da falha da clínica", disse ele.

Nas redes sociais, Paloma se apresentava como master em extensão de cílios. Publicava diversas fotos sobre os trabalhos realizados, destacando as vantagens na realização de procedimentos para alongar os cílios. Tinha mais de seis mil seguidores. O seu estúdio ficava na Rua dos Encanadores, 151, Jd. Europa, em Vargem Grande Paulista, na Região Metropolitana de São Paulo.

A ocorrência foi registrada como morte suspeita no 52º Distrito Policial (Parque São Jorge), que requisitou o exame necroscópico para a vítima. A investigação segue sob andamento do departamento policial.

O velório de Paloma é realizado nesta quarta-feira, 27, no Cemitério e Crematório Memorial Bosque da Paz no Jardim Miriam, em Vargem Grande Paulista.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul pretende testar neste sábado, 30, um novo sistema de alerta para grandes tempestades, que funcionará via rede de sinal de telefonia em todos os celulares com chip no Estado. A ferramenta foi criada em uma parceria do governo gaúcho com a Defesa Civil Nacional e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O objetivo é evitar mortes em casos de grandes enchentes, como ocorreu em maio deste ano. Na ocasião, ao menos 169 pessoas morreram no Rio Grande do Sul em decorrência da chuva. "Será utilizado apenas em casos de desastres extremos ou severos, que envolvam risco iminente à população", diz a Defesa Civil do RS.

A população não precisará se cadastrar para receber os alertas e eles serão recebidos mesmo que o telefone esteja configurado para o modo silencioso ou sem créditos.

Neste sábado, todos aqueles que estiverem na região das 36 cidades escolhidas para o teste receberão o alerta. A Defesa Civil orienta que população fique tranquila, pois trata-se de uma demonstração da nova ferramenta e não de um alerta para possível desastre.

- O primeiro alerta será enviado às 15h para o primeiro lote de municípios: Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pântano Grande, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas e São Lourenço do Sul;

- O segundo envio está previsto para as 15h05 e inclui: Porto Xavier, Porto Mauá, Barra do Guarita, Iraí, Caxias do Sul, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Três Forquilhas.

"Durante o exercício, os telefones vão vibrar e emitir um sinal sonoro de um bipe contínuo com duração de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto do alerta vai se sobrepor ao conteúdo que estava sendo visualizado na tela, e o cidadão só conseguirá continuar utilizando o telefone depois que visualizar o conteúdo da mensagem", diz a Defesa Civil do Estado.

- O texto da mensagem que será enviada neste sábado é: "Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de Emergência no RIO GRANDE DO SUL. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERA". De acordo com a pasta estadual, a mensagem tem formato simples por conta do número limitado de caracteres do sistema de alerta.

Após esta fase de teste, o sistema ficará disponível para ser utilizado em casos de risco de desastres em todo o território do Rio Grande do Sul a partir de 4 de dezembro. Os alertas devem emitidos sempre regionalmente, a depender das condições meteorológicas de cada local.

Começam a partir do meio-dia desta quarta-feira, 27, as inscrições para estudantes entrarem na Universidade de São Paulo (USP) com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo vestibular da universidade, divulgou na terça-feira, 26, o edital, que pode ser conferido no seguinte endereço na internet: https://www.fuvest.br/enem-usp/

Ao todo, são 1.500 vagas nos cursos de graduação da USP, com base nos resultados obtidos no exame nacional realizado em 2024.

"Do total de vagas, 684 vagas serão reservadas para candidatos na modalidade de Ampla Concorrência, 512 para estudantes EP e 304 para estudantes PPI", segundo a fundação.

Quem pode participar?

Podem concorrer às vagas os alunos que já concluíram ou que venham a concluir neste ano o ensino médio ou equivalente, bem como os portadores de diploma de curso superior oficial e reconhecido, devidamente registrado, que tenham se submetido às provas do Enem referente ao ano de 2024.

Até quando vão as inscrições?

A taxa de inscrição é de R$ 11,00 devendo ser paga até 20 de dezembro de 2024. As inscrições se encerram ao meio-dia de 20 de dezembro.

De acordo com as normas do edital, ficam isentos os candidatos que obtiveram isenção da inscrição no Concurso Vestibular Fuvest 2025. Também aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A Fuvest lembra que divulgará em seu site todas as informações relacionadas ao processo seletivo, como datas e meios para a inscrição, chamadas para matrícula e lista de espera.

Como fazer a inscrição?

A inscrição é feita pela internet no endereço https://www.fuvest.br/enem-usp/.

Para se registrar, o candidato deve informar:

- Número do CPF e outros dados pessoais;

- Se deseja solicitar isenção da taxa de inscrição;

- Se quer concorrer às vagas de Ações Afirmativas, além das vagas de Ampla Concorrência;

- Sua área de interesse - Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais - e até três cursos dentro da respectiva área de conhecimento.