Ed Motta volta atrás depois de chamar de burros os fãs de hip-hop: 'Quem nunca errou?'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após criticar os fãs de hip-hop, Ed Motta usou seu X (antigo Twitter) para se desculpar. Em vídeo publicado nesta terça-feira, 18, ele afirmou que agiu de forma grosseira e desrespeitosa. Assista aqui.

 

"Eu estava em um live, e live vocês sabem que é caótico, falo mal de um monte de coisa, mas não justifica. Foi ruim, deixei meus amigos tristes, amigos que fazem parte do movimento, e um monte de gente chateada comigo. Então, peço perdão a vocês, eu errei feio."

 

"Quem nunca errou? Achei um pedido de desculpas sincero. Não meteu um 'quem me conhece sabe' e nem um 'peço desculpas a quem se sentiu ofendido'. Então é de verdade", reagiu um internauta.

 

Relembre o caso

 

O cantor Ed Motta lançou provocações durante live pelo Instagram na última terça, 11. Em poucos minutos, afirmou que "quem ouve hip-hop é burro" e que "pessoas inteligentes ouvem jazz". Sobrou até para o comediante Rafinha Bastos.

 

"Eu não sou branco, p***. Eu sou preto, mas represento o que a raça tem de mais sofisticado. Qualquer um que ouve hip-hop é burro… Sem exceção", declarou.

 

Em seguida, citou como exemplo o comediante Rafinha Bastos. "Outro dia, eu vi um trecho de uma entrevista desse bobalhão desse Rafinha Bastos: 'Ah, porque hip-hop é o tipo de música que eu mais gosto de ouvir'. O cara é um imbecil", disse.

 

Ed ainda alegou que "uma pessoa inteligente ouve jazz ou música clássica".

 

A declaração gerou discussão nas redes sociais. Seguidores acusaram Ed Motta de elitismo cultural, que é o preconceito contra manifestações artísticas que não integram um suposto "padrão de qualidade". Geralmente, diz respeito àquelas relacionadas a uma tradição, que não são de amplo acesso ou conhecimento para a população em geral.

 

Um seguidor comentou: "Respeite nossa cultura". "Arrumou um cancelamento que nem precisava. Ninguém lembrava de você", provocou outro.

Em outra categoria

A professora aposentada Diva Guimarães, que se tornou conhecida nacionalmente após emocionar presentes na Flip - Festa Literária Internacional de Paraty de 2017, morreu, aos 85 anos. A morte foi anunciada nas redes sociais neste sábado, 11, e confirmada pelo serviço funerário de Curitiba (PR). O velório e sepultamento ocorrerão amanhã, 12, na Capela Luto Curitiba, na capital paranaense.

Diva Guimarães viralizou nas redes sociais após fazer um relato comovente durante uma sessão da Flip que contava com a presença do ator Lázaro Ramos. Ela contou ser neta de escravos e falou sobre como superou obstáculos para virar professora, profissão à qual dedicou 40 anos.

"Aos 6 anos, eu amadureci", disse em sua fala. "As freiras do meu colégio contavam a seguinte história: Deus criou um rio e mandou todos tomarem banho. As pessoas que são brancas (que eram trabalhadoras, inteligentes) chegaram nesse rio, tomaram banho e ficaram brancos. Nós chegamos no final, quando todos tinham tomado banho, e o rio só tinha lama. Nós só conseguíamos tocar as mãos e os pés no rio. E era por isso que só tínhamos as palmas das mãos e as solas dos pés claras. Era isso que ela contava para os brancos para dizer que nós éramos preguiçosos."

Foi aplaudida de pé pela plateia e deixou até Ramos emocionado, conforme relato publicado pelo Estadão na época. Em apenas um dia, os vídeos com a fala de Dona Diva haviam acumulado mais de 12 milhões de visualizações nas redes sociais.

Anos depois, Diva foi convidada por Ramos para uma participação especial no filme Medida Provisória, lançado em 2022 e dirigido por ele. "Dona Diva é mais uma das janelas de inspiração que o Medida Provisória tenta abrir. Agradeço todos os dias por tê-la encontrado e por aprender com ela cada vez que a gente se fala", escreveu Ramos nas redes sociais, pouco após o lançamento do filme.

Um avião de pequeno porte caiu na tarde deste sábado, 11, em Montenegro, interior do Rio Grande do Sul. Havia dois homens a bordo, de 49 e 54 anos. Eles foram socorridos, ambos conscientes, e encaminhados para um hospital da região, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

A corporação informou ainda que o avião, do tipo planador, caiu logo após decolar do aeroclube de Montenegro, cidade a cerca de 60 quilômetros de Porto Alegre.

O piloto e o outro homem que estava na aeronave foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos dois.

A rede de fast food Burger King anunciou que dará o novo lanche BK Taste de graça para advogados, em uma campanha de marketing. A promoção será válida entre esta segunda-feira, 13, e a quarta-feira, 15.

Para participar, os advogados devem ir até o drive-thru de uma das lojas participantes e apresentar a carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Será permitida apenas uma retirada por CPF e não será possível utilizar a carteirinha de outro advogado nem cópia da carteira.

A marca vem realizando ações do tipo no último ano, tendo oferecido itens do cardápio de forma gratuita para calvos, estudantes que fizeram o Enem, pessoas que votaram nas eleições e pessoas de até 1,55 m de altura.

O mote da campanha é "provar" que o lanche não é uma cópia, devido à semelhança do nome do hambúrguer com outros de concorrentes. Em vídeo publicado nas redes sociais, o Burger King afirma que o tal concorrente (que não tem o nome citado) teria copiado o Whooper, do próprio BK, existente desde 1957.