Fernanda Montenegro, 95 anos: atriz construiu a família dentro das artes; conheça sua história

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Se nos palcos, no cinema e na televisão Fernanda Montenegro se expõe sem pudores, sempre a serviço de seus personagens, na vida pessoal a atriz, que completa 95 anos nesta quarta-feira, 16, é mais reservada. Muito porque também sua família se deu em frente ao público.

Nascida Arlette Pinheiro Esteves da Silva, tornou-se Arlette Pinheiro Monteiro Torres quando se casou, em 1953, aos 23 anos, com o ator e diretor Fernando Torres. A parceria ocorria não apenas em casa, mas também nos palcos. Eles atuaram juntos pela primeira vez em 1950, na peça Alegres Canções na Montanha, de Julien Luchaire. No elenco ainda estavam nomes como Beatriz Segall, Nicette Bruno e Ariston Augusto. Foi a estreia de Fernanda no teatro profissional.

Em 1959, Fernanda e Fernando fundaram a companhia Teatro dos Sete, depois que deixaram o elenco do Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC. Em um período que durou cerca de seis anos, os dois, mais o diretor Gianni Ratto e os atores Sergio Britto, Ítalo Rossi, Suely Franco e Maria Esmeraldo Forte produziram e encenaram cerca de 14 espetáculos, entre eles, O Mambembe, Com a Pulga Atrás da Orelha e Cristo Proclamado.

Recentemente, Fernanda falou sobre o marido em uma entrevista ao especial Tributo, produzido pelo Globoplay. "Sem Fernando, a minha vida não se cumpriria. Do nosso mais profundo pacto de existir, vieram dois filhos maravilhosos, que também são referências dentro do nosso processo artístico. Tenho que agradecer, viu, Fernando, a você", disse. Fernando morreu em 2008, aos 80 anos, vítima de enfisema pulmonar.

Na televisão, Fernanda e Fernando atuaram poucas vezes juntos. Na novela Baila Comigo, de 1981, ambos eram protagonistas, mas de núcleos diferentes. Ele era o doutor Plínio Barreto, pai dos gêmeos Quinzinho e João Victor. Fernanda era a ex-atriz Silvia Toledo, mãe de Lúcia, namorada de Quinzinho. Na novela Zazá, de 1997, na qual Fernanda fazia a personagem-título, Fernando fazia o brigadeiro Mourão, o conselheiro de Zazá.

Os filhos do casal só vieram depois de quase 12 anos de casamento. O primeiro, Claudio Torres, é diretor, redator e produtor de cinema. Dirigiu filmes como A Mulher Invisível, com Luana Piovani e Selton Mello, e O Homem do Futuro, como Wagner Moura e Alinne Moraes. Torres é um dos sócios da Conspiração Filmes.

Fernanda Torres, também atriz, nasceu em 1965. Apesar de ser rosto conhecido na TV, com personagens em novelas como Selva de Pedra e séries como Os Normais e Tapas & Beijos, Fernanda se dedica mais ao teatro e ao cinema. Seu sucesso mais recente nos palcos é A Casa dos Budas Ditosos, peça baseada na obra de João Ubaldo Ribeiro.

Em uma entrevista ao Programa do Jô, mãe e filha falaram sobre como se relacionam e as diferenças entre elas. Fernanda disse que era difícil acompanhar o ritmo de trabalho da mãe. "Eu sou mais burguesa. Gosto muito de não fazer nada", confessou.

Anos antes, em 1992, no programa Roda Vida, Fernanda afirmou que a mãe foi "repressora" quando ela estava na adolescência. "Minha mãe é muito conservadora às vezes e muito liberal. Ela é uma mulher contraditória (...) Mas ela nunca deixou de me dizer: vai à vida", contou à época.

Fernanda Torres é casada com o diretor Andrucha Waddington, também sócio da Conspiração Filmes ao lado do cunhado Claudio Torres. Fernanda foi dirigida pelo genro no filme Casa de Areia, lançado em 2005.

Fernanda é avó de três netos, Joaquim, 24 anos, e Antonio, 16, filhos de Fernanda e Andrucha, e Davi, filho de Claudio Torres e Maria Luísa Mendonça. Joaquim trabalhou com a avó na série da TV Globo Amor e Sorte, de 2020, que tinha Fernanda Torres no elenco.

Uma das grandes amigas de Fernanda é a atriz Nathalia Timberg - ambas nasceram no mesmo ano. A amizade já dura mais 70 anos, desde que se encontraram no teatro e depois na televisão.

Em 2014, elas protagonizaram uma polêmica na TV. Personagens da novela Babilônia, elas faziam um casal da terceira da idade na trama de Gilberto Braga. No primeiro capítulo, trocaram um carinhoso selinho, cena que rendeu rejeição por parte do público. Recentemente, elas foram temas do especial Fernanda e Nathalia: Amigas de Uma Vida, exibido pelo Canal Viva.

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O sistema de portas de plataforma presente na Linha 5-Lilás do Metrô passou a ser usado de forma plena, em todas as estações do ramal, desde 2022. Nesta segunda-feira, 6, um homem ficou preso entre a porta de plataforma e o trem na estação Campo Limpo, acabou sendo atingido pelo trem e morreu.

Foi a primeira vez que um acidente fatal como este aconteceu nas linhas operadas pela ViaMobilidade, afirmou a concessionária que também opera a Linha 4-amarela.

As portas têm como objetivo trazer maior segurança. O sistema utilizado na Linha Lilás chama-se Plataform Screen Door (PSD). No site da marca, as portas são descritas como um "sistema que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via". As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem. Por esse motivo, o sensor não foi ativado no caso desta segunda-feira, explicou a ViaMovilidade.

Já na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, operada pelo governo estadual, já aconteceu de uma passageira ficar presa entre a porta de segurança e a do vagão, em março deste ano. O incidente aconteceu na Estação Vila Prudente. Na ocasião, o Metrô informou que a mulher não teve ferimentos e foi retirada com apoio da equipe da companhia.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

"É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe", afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. "Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo", segundo ele.

Portas de plataforma também estão em outras linhas

Além da Linha 5-Lilás, as Linhas 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, e a 15- Prata (monotrilho) possuem o sistema em todas as suas estações. Já as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha possuem portas de plataforma em algumas de suas estações.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem "a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários".

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha devem ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

A fumaça com o resultado da primeira votação do conclave que elegerá o próximo papa ocorrerá por volta das 14h (de Brasília) nesta quarta-feira, 7.

- Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.

- Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.

A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:

- 5h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido

- 7h (Horário de Brasília)

- 12h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca

- 14h (Horário de Brasília)

Os horários foram informados pelo diretor da sala de imprensa vaticana, Matteo Bruni.

Dessa forma, são previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e deve sair 5h30, durante a votação da manhã, ou 12h30, na votação da tarde.

Isolamento e início do conclave

O primeiro dia do conclave começa com a missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro às 10h (5h de Brasília). À tarde, os cardeais entrarão na Capela Sistina a partir das 16h30 (11h30 de Brasília), com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.

Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação.

O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes.

Na manhã desta terça-feira, 6, um homem morreu após ficar preso entre o trem e a porta da plataforma da Estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás do Metrô, operada pela ViaMobilidade. Depois de ficar prensada, a vítima foi atingida pelo trem.

De acordo com a ViaMobilidade, "mesmo após todos os alarmes visuais e sonoros, ele (a vítima do acidente) tentou entrar no vagão e acabou ficando preso no espaço entre as portas do trem e da plataforma".

As portas possuem um sensor de movimento de obstrução, mas ele funciona apenas para impedir que os trens partam com as portas abertas. Não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a porta do trem.

"A Linha 5-Lilás dispõe de um sistema, utilizado nacional e internacionalmente, de sensores de obstrução de portas para impedir que os trens partam com as portas abertas. No caso em questão, mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu", explica a concessionária.

As operações da Linha Lilás ficaram suspensas das 8h06 às 8h30, quando o funcionamento retornou.

Como funcionam as portas de plataforma?

A Linha 5-Lilás tem portas de plataforma em todas as suas estações desde 2022 com o objetivo de trazer maior segurança. A Linha 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, usa o mesmo sistema de segurança, assim como a Linha 15-Prata (monotrilho).

As portas funcionam com um sistema chamado Plataform Screen Door (PSD), que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via. As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

Segundo a ViaMobilidade, a Linha Lilás tem 1.248 portas que passam por 262 mil ciclos de abertura e fechamento por dia.

Na época de contratação do sistema de segurança, a fornecedora Bombardier atrasou os trabalhos e foi multada em mais de R$ 50 milhões.

Além das linhas Lilás e Amarela, algumas estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha também possuem as portas de segurança. Em 2019, quando foram contratadas, o governo de São Paulo afirmou que essas portas são equipamentos de segurança que permitem "a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários".

De acordo com o contrato, as portas contratadas para as linhas Azul, Verde e Vermelha deveriam ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas e transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas.

Em fevereiro deste ano, as portas de plataforma começaram a ser instaladas na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital. Outras grandes estações como a Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí também já têm o sistema de segurança.

Em entrevista ao Estadão, o engenheiro civil especialista em segurança no transporte viário Antônio Clóvis Ferraz, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o modelo de portas automáticas em plataformas é seguro e diminui, no geral, o número de acidentes.

"É bastante seguro, tanto que, nos países que já utilizam, o número de acidentes graves tem sido muito menor com essa porta. Mas nenhum dispositivo é totalmente seguro. A automação parte do pressuposto de que o risco é muito pequeno, mas existe", afirma.

A superlotação das plataformas e trens, no entanto, colabora para uma redução na segurança. "Mas este é um problema inerente a qualquer mega metrópole do mundo", segundo ele.