Prefeitos vão mover ação para evitar renovação com a Enel, diz Nunes

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura da capital paulista, junto das demais cidades da região metropolitana de São Paulo atendidas pela Enel, companhia responsável pela distribuição de energia, anunciaram nesta segunda-feira, 24, que vão mover uma ação conjunta contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A medida é uma reação a um aditivo aprovado pela Aneel que, segundo a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), permite que a concessionária renove o seu contrato com as cidades por mais 30 anos.

A reportagem procurou a Aneel e aguarda posicionamento da agência. Já a Enel afirmou, em nota, que tem "forte compromisso" com todos os clientes da área de concessão e disse que investirá R$ 10,4 bilhões até 2027 em toda a região. "O investimento será destinado à melhoria, reforço, digitalização e expansão do sistema de distribuição", informou a empresa, em nota.

A possível ação judicial dos municípios é anunciada um mês depois de a diretoria da Aneel aprovar, em 25 de fevereiro, o termo para a renovação em 30 anos na concessão de distribuidoras de energia, abrangendo 19 empresas com contratos a vencer entre 2025 e 2031. O vínculo da Enel com São Paulo está previsto para se encerrar em 2028.

Nunes alega que a Aneel faz "uma manobra desonesta" de antecipar um contrato que vence em 2028, e afirma que Enel "não respeita as pessoas" e "que toda hora dá problema" para as cidades atendidas pela distribuidora.

"Temos aqui a aprovação de todos os prefeitos para uma ação judicial conjunta, não só da cidade de São Paulo, mas passa a ser agora dos 24 municípios que integram a região metropolitana da cidade de São Paulo", disse Nunes, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (CDRMSP), nesta segunda.

Desde 2023, Nunes tem criticado os serviços prestados pela empresa em razão dos constantes apagões em dias de chuva e pela demora da concessionária em restabelecer a energia dos moradores.

Em novembro daquele ano, um forte temporal deixou mais de 2,1 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo sem luz por dias seguidos, e com a energia sendo restabelecida totalmente quase uma semana depois. Na ocasião, o prefeito moveu ação civil pública na Justiça contra a concessionária por entender que a empresa descumpria acordos com a capital.

Em outro forte temporal em outubro de 2024, 3,1 milhões de imóveis que ficaram sem luz, segundo dados da própria companhia.

No começo do ano passado, o prefeito chegou a ir a Brasília para protocolar no Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido de fiscalização do contrato da Prefeitura com a Enel e entregou ao tribunal um ofício com detalhes das falhas cometidas pela concessionária, defendeu o fim do vínculo com a companhia.

A Enel afirma, no comunicado, que cumpre com todos os compromissos estabelecidos no contrato de concessão e que tem reforçado de forma estrutural o plano operacional da companhia, que inclui a contratação de mais eletricistas, o aumento das manutenções preventivas e das podas de galhos, e a mobilização antecipada de equipes em campo.

"Com as medidas, nos dois primeiros meses do ano, a companhia reduziu em 40% o tempo médio de atendimento (TMA), registrando o melhor indicador para o período dos últimos sete anos", diz a concessionária.

Em outra categoria

Após quase sete meses da separação, o ator Ben Affleck falou pela primeira vez sobre o seu divórcio com a cantora Jennifer Lopez. Em entrevista à revista norte-americana GQ nesta terça-feira, 25, o astro de Hollywood desabafou sobre o fim do seu relacionamento e os rumores que cercaram o término.

"Há uma tendência de analisar términos de relacionamentos e querer identificar as causas principais do fim, ou algo do tipo. Mas, sinceramente, a verdade é muito mais cotidiana do que as pessoas provavelmente acreditariam ou achariam interessante", afirmou o ator.

"Não houve escândalo, novela ou intriga. A verdade é que, quando você pergunta para alguém: 'Ei, o que aconteceu?', não existe uma resposta do tipo: 'Foi isso que aconteceu'", pontuou.

"É só uma história sobre pessoas tentando se entender na vida e nos relacionamentos da forma mais cotidiana possível", relatou o ator.

Ao longo da entrevista, Affleck reiterou seu respeito por Jennifer Lopez, mas deu a entender que o relacionamento dos dois não funcionou por motivos que fogem do controle dos dois.

O casal chegou a namorar e noivar entre 2002 e 2004, mas acabou se separando. Em 2021, eles voltaram a namorar e se casaram em 2022. O casamento, no entanto, foi encerrado em agosto de 2024.

O ator turco Can Yaman, de 35 anos, chegou ao Brasil no último domingo, 23, para divulgar sua nova série, El Turco, disponível na plataforma Globoplay. Conhecido por seu carisma e talento, Yaman foi calorosamente recepcionado por uma multidão de fãs no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Esta é a terceira visita de Yaman ao Brasil desde 2019. Em sua última passagem pelo País, o ator também foi cercado por fãs em São Paulo durante a divulgação da série Sr. Errado, outra produção turca disponível no Globoplay.

Início da carreira e principais trabalhos

Nascido em Istambul, Turquia, Can Yaman iniciou sua carreira artística em 2014 na série Gönül Isleri. Formado em Direito pela Universidade de Yeditepe, ele optou por seguir sua paixão pela atuação, conquistando papéis de destaque em diversas produções televisivas.

O reconhecimento internacional veio com a novela A Sonhadora (Erkenci Kus, 2018), na qual interpretou Can Divit, um fotógrafo aventureiro. Sua performance lhe rendeu o prêmio Golden Butterfly de Melhor Ator de Comédia Romântica. Em 2020, protagonizou Senhor Errado (Bay Yanlis), consolidando-se como um dos principais nomes da televisão turca. Ambas as produções estão disponíveis no Globoplay.

Sucesso internacional e novo projeto

Buscando diversificar sua carreira, Yaman mudou-se para a Itália, onde participou da série Viola come il mare (2022) e foi escalado para o papel principal em Sandokan, um reboot baseado na história do fictício pirata asiático. Além de atuar, ele se tornou o rosto de diversas marcas europeias.

Além de sua carreira artística, Can Yaman é reconhecido por suas ações filantrópicas. Ele criou a fundação italiana Can Yaman for Children, voltada a oferecer oportunidades educacionais para crianças e jovens. Em 2019, foi eleito o Homem do Ano pela GQ Turquia. Poliglota, o ator fala fluentemente turco, italiano, francês, inglês, alemão e espanhol.

No Brasil, Yaman até arriscou um pouco da língua portuguesa para mandar um recado especial para Tadeu Schmidt sobre a trama que combina ação, aventura e romance em uma história de época baseada na lenda de La Turchia, um festival celebrado há mais de 300 anos na vila italiana de Moena.

Escrita por Kerem Deren e Çisil Hazal Tenim, dirigida por Uluç Bayraktar e com produção da Ay Yapim, a série El Turco reúne ainda em seu elenco nomes como Will Kemp, Greta Ferro, Sai Bennet, Kieran O'Reilly, Nigel Pilkington, Veronica Ferres, Magnus Samuelsson, Haluk Piyes, Slavko Sobin, David Nykl e Madalena Aragão. A distribuição é da MADD Entertainment.

Vittoria Ceretti, a modelo de 26 anos que namora Leonardo DiCaprio, de 50, falou pela primeira vez sobre o relacionamento do casal, destacando a pressão de se tornar uma celebridade apenas pelo fato de namorar com o vencedor do Oscar.

"Assim que você está em um relacionamento com alguém que tem mais seguidores do que você, você se torna 'namorada de' - ou 'namorado de', para esse assunto. E isso pode ser extremamente irritante", desabafou em entrevista à Vogue francesa.

Apesar disso, ela não citou o nome do ator, que foi chamado de "um ator muito, muito famoso" pela revista. A italiana ainda disse que aprendeu a lidar com a situação, mas que ela não deixa de ser frustrante.

"De repente, as pessoas estão falando sobre você como a namorada de fulano, que foi ex de fulano. Então, não é legal pensar que você não pode amar quem quiser, por causa dos rótulos que as pessoas precisam colocar em você. É algo que você aprende [a lidar]. Se o que você está vivenciando é real, se vocês sabem que se amam, então não há razão para se alarmar. Porque o amor protege e dá confiança."

Vittoria e DiCaprio estão juntos desde agosto de 2023 e mantêm um relacionamento discreto.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais