Prefeitos vão mover ação para evitar renovação com a Enel, diz Nunes

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura da capital paulista, junto das demais cidades da região metropolitana de São Paulo atendidas pela Enel, companhia responsável pela distribuição de energia, anunciaram nesta segunda-feira, 24, que vão mover uma ação conjunta contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A medida é uma reação a um aditivo aprovado pela Aneel que, segundo a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), permite que a concessionária renove o seu contrato com as cidades por mais 30 anos.

A reportagem procurou a Aneel e aguarda posicionamento da agência. Já a Enel afirmou, em nota, que tem "forte compromisso" com todos os clientes da área de concessão e disse que investirá R$ 10,4 bilhões até 2027 em toda a região. "O investimento será destinado à melhoria, reforço, digitalização e expansão do sistema de distribuição", informou a empresa, em nota.

A possível ação judicial dos municípios é anunciada um mês depois de a diretoria da Aneel aprovar, em 25 de fevereiro, o termo para a renovação em 30 anos na concessão de distribuidoras de energia, abrangendo 19 empresas com contratos a vencer entre 2025 e 2031. O vínculo da Enel com São Paulo está previsto para se encerrar em 2028.

Nunes alega que a Aneel faz "uma manobra desonesta" de antecipar um contrato que vence em 2028, e afirma que Enel "não respeita as pessoas" e "que toda hora dá problema" para as cidades atendidas pela distribuidora.

"Temos aqui a aprovação de todos os prefeitos para uma ação judicial conjunta, não só da cidade de São Paulo, mas passa a ser agora dos 24 municípios que integram a região metropolitana da cidade de São Paulo", disse Nunes, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (CDRMSP), nesta segunda.

Desde 2023, Nunes tem criticado os serviços prestados pela empresa em razão dos constantes apagões em dias de chuva e pela demora da concessionária em restabelecer a energia dos moradores.

Em novembro daquele ano, um forte temporal deixou mais de 2,1 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo sem luz por dias seguidos, e com a energia sendo restabelecida totalmente quase uma semana depois. Na ocasião, o prefeito moveu ação civil pública na Justiça contra a concessionária por entender que a empresa descumpria acordos com a capital.

Em outro forte temporal em outubro de 2024, 3,1 milhões de imóveis que ficaram sem luz, segundo dados da própria companhia.

No começo do ano passado, o prefeito chegou a ir a Brasília para protocolar no Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido de fiscalização do contrato da Prefeitura com a Enel e entregou ao tribunal um ofício com detalhes das falhas cometidas pela concessionária, defendeu o fim do vínculo com a companhia.

A Enel afirma, no comunicado, que cumpre com todos os compromissos estabelecidos no contrato de concessão e que tem reforçado de forma estrutural o plano operacional da companhia, que inclui a contratação de mais eletricistas, o aumento das manutenções preventivas e das podas de galhos, e a mobilização antecipada de equipes em campo.

"Com as medidas, nos dois primeiros meses do ano, a companhia reduziu em 40% o tempo médio de atendimento (TMA), registrando o melhor indicador para o período dos últimos sete anos", diz a concessionária.

Em outra categoria

Chegou ao fim o casamento de Júlio Cocielo e Tata Estaniecki. O criador de conteúdo anunciou o término do matrimônio de sete anos nas redes sociais na noite desta quinta-feira, 16. "Ninguém casa esperando uma situação como essa, claro que dói mas, às vezes, as coisas acontecem do nada, sem um porquê", disse na publicação.

"Temos um objetivo pra vida toda, que é cuidar dos nossos filhos, e, pra isso, vamos estar juntos, sempre próximos, mantendo o respeito, a admiração e o carinho um pelo outro", continuou no texto.

Júlio e Tata são pais de duas crianças, Caio de 2 anos e Beatriz de 5 anos.

O youtuber disse que o agora ex-casal não irá mais se manifestar sobre o assunto por se tratar de um tema de foro íntimo.

Em 2025, a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo inclui em sua programação a 2ª Mostrinha, nova edição de uma programação inteiramente voltada a produções para o público infantil. Entre curtas e longa-metragens, o evento inclui 21 títulos, que serão exibidos em diversas salas de cinema da capital paulista.

Produzido pela Conspiração Filmes e com distribuição da Disney, O Diário de Pilar na Amazônia foi o filme escolhido para abrir a Mostrinha de 2025. No longa, baseado na série literária de Flávia Lins e Silva, uma garota curiosa, viaja à Amazônia, onde se alia a criaturas folclóricas para ajudar uma jovem ribeirinha a reencontrar sua família após a destruição da sua comunidade.

Franquia infantil nacional de grande sucesso, Detetives do Prédio Azul ganha um novo capítulo em D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion. Com estreia marcada para dezembro, o filme ganhará uma sessão especial como parte da programação da Mostrinha. A trama, Mel e Zeca embarcam em uma investigação especial para encontrar Max e acabam transportados a um mundo fantástico habitado por duendes.

O documentário Aventuras de Makunáima também está entre os destaques da programação. Dirigido por Chico Faganello, o filme mostra um garoto indígena que, magicamente transformado em um animal, entra em contato com histórias ancestrais ao vivenciar o cotidiano de crianças que transformaram sua expressão cultural em um ato de resistência.

A Mostrinha também conta com um leque de animações internacionais, como Viagem Gelada: O Resgate do Urso Polar, do México, Olá Frida!, coprodução francesa e canadense sobre a vida de Frida Kahlo, e Maya, Me Dê Um Título, em que o diretor francês Michel Gondry explora sua relação à distância com a filha.

Confira abaixo os principais títulos exibidos na 2ª Mostrinha e suas sessões:

- O Diário de Pilar na Amazônia - direção: Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put - sessões: 19/10, às 19h, no Cinesesc*

- D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion - direção: Mauro Lima - sessão: 26/10, às 11h, na Cinemateca - Sala Petrobras

- Aventuras de Makunáima - direção: Chico Faganello - sessões: 19/10, às 11h, Cinemateca - Sala Petrobras; 23/10, às 10h, no CEU Meninos, CEU Vila Atlântica e CEU Três Lagos; 24/10, às 13h, na Reserva Cultural 1; 26/10, às 11h, no Espaço Petrobras de Cinema 3; e 29/10, às 10h, no CEU Pinheirinho

- Criaturas - Uma Aventura entre Dois Mundos - direção: Juarez Precioso - sessões: 18/10, às 11h, no Cinesesc*; 23/10, às 10h no CEU Paz; 26/10, às 11h, no CEU Meninos; e 29/10, às 10h, no CEU Taipas e CEU Vila do Sol

- Colegas e o Herdeiro - direção: Marcelo Galvão - sessões: 19/10, às 11h, na Cinesala; 19/10, às 14h, no CFC Cidade Tiradentes; 19/10, às 20h, no Cinesesc*; 26/10, às 11h, no CEU Carrão, CEU Freguesia do Ó, CEU São Miguel, CEU Jambeiro, CEU Pinheirinho, CEU Parque do Carmo, CEU Vila Atlântica e CEU São Rafael; 29/10, às 10h, no CEU Aricanduva, CEU Perus e CEU Vila Alpina

- Viagem Gelada: O Resgate do Urso Polar - Gabriel Riva Palacio Alatriste e Rodolfo Riva Palacio Alatriste - sessões: 23/10, às 10h, no CEU Butantã e CEU Perus; 26/10, às 11h, no CEU Barro Branco, CEU Três Lagos e CEU Taipas; 29/10, às 10h, no CEU Quinta do Sol e CEU Caminho do Mar

- Olá Frida! - direção: Karine Vézina e André Kadi - sessões: 23/10, às 10h, no CEU Quinta do Sol e CEU Aricanduva; 25/10, às 11h, no Cinesesc*; 26/10, às 11h, na Cinesala; e 29/10, às 10h, no CEU São Miguel, CEU Barro Branco, CEU Parque Veredas, CEU Paz, CEU Meninos, CEU Parque Novo Mundo e CEU Tremembé

- Maya, Me Dê Um Título - direção: Michel Gondry - sessões: 18/10, às 13h30, no Espaço Petrobras de Cinema 1; 19/10, às 11h, no Espaço Petrobras de Cinema 3; 23/10, às 10h, no CEU Jaçanã, CEU Carrão, CEU Pinheirinho, CEU São Rafael, CEU Parque Novo Mundo e CEU Freguesia do Ó; 24/10, no Espaço Petrobras de Cinema 3; 25/10, às 11h, na Cinesala; 25/10, às 14h, no CFC Cidade Tiradentes; 26/10, às 11h, no CEU Vila Alpina, CEU Tremembé e CEU São Pedro; 29/10, às 10h, no CEU Jambeiro, CEU Feitiço da Vila, CEU Butantã e CEU Parque do Carmo; e 29/10, às 19h, no Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto

*As sessões no Cinesesc terão ingressos vendidos exclusivamente na bilheteria física do local, a partir de uma hora antes da sessão

A programação completa da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo pode ser conferida no site oficial do evento. O festival acontece em São Paulo, de 16 a 30 de outubro. Os ingressos já estão à venda.

A influenciadora fitness Gracyanne Barbosa e o ator João Vicente de Castro negaram que estariam vivendo um suposto romance. O rumor ganhou as redes sociais nesta quinta-feira, 16, e João chamou os boatos de "uma das coisas mais loucas que já ouviu". Ele também chegou a gravar um vídeo bem-humorado com Gregório Duvivier e Fábio Porchat sobre o assunto.

Na publicação, feita nos stories do Instagram, Gregório brinca sobre tentar descobrir se João estaria se envolvendo com Gracyanne ou não. Ele, então, encontra Fábio Porchat "na cama" com o ator. O story chegou a ser republicado pela influenciadora, que reagiu com emojis de riso e escreveu: "Eu sabia".

A informação foi noticiada nesta quinta pelo programa Fofocalizando, do SBT, que afirmou que Gracyanne teria confirmado o romance. Em entrevista à Quem, a influenciadora negou ter falado com a atração e disse desconfiar de que algum criminoso possa ter se passado por ela, já que Gracyanne teve o celular roubado na madrugada.

À revista, a influenciadora afirmou que conhece o ator "de vista". Já João disse que viu Gracyanne apenas duas vezes. A musa fitness fazia parte do elenco da Dança dos Famosos, mas teve de deixar o quadro após sofrer uma grave lesão no joelho. Já João faz parte do elenco de Vale Tudo.