Mostra de SP para pequenos cinéfilos: os destaques da Mostrinha 2025

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em 2025, a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo inclui em sua programação a 2ª Mostrinha, nova edição de uma programação inteiramente voltada a produções para o público infantil. Entre curtas e longa-metragens, o evento inclui 21 títulos, que serão exibidos em diversas salas de cinema da capital paulista.

 

Produzido pela Conspiração Filmes e com distribuição da Disney, O Diário de Pilar na Amazônia foi o filme escolhido para abrir a Mostrinha de 2025. No longa, baseado na série literária de Flávia Lins e Silva, uma garota curiosa, viaja à Amazônia, onde se alia a criaturas folclóricas para ajudar uma jovem ribeirinha a reencontrar sua família após a destruição da sua comunidade.

 

Franquia infantil nacional de grande sucesso, Detetives do Prédio Azul ganha um novo capítulo em D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion. Com estreia marcada para dezembro, o filme ganhará uma sessão especial como parte da programação da Mostrinha. A trama, Mel e Zeca embarcam em uma investigação especial para encontrar Max e acabam transportados a um mundo fantástico habitado por duendes.

 

O documentário Aventuras de Makunáima também está entre os destaques da programação. Dirigido por Chico Faganello, o filme mostra um garoto indígena que, magicamente transformado em um animal, entra em contato com histórias ancestrais ao vivenciar o cotidiano de crianças que transformaram sua expressão cultural em um ato de resistência.

 

A Mostrinha também conta com um leque de animações internacionais, como Viagem Gelada: O Resgate do Urso Polar, do México, Olá Frida!, coprodução francesa e canadense sobre a vida de Frida Kahlo, e Maya, Me Dê Um Título, em que o diretor francês Michel Gondry explora sua relação à distância com a filha.

 

Confira abaixo os principais títulos exibidos na 2ª Mostrinha e suas sessões:

 

- O Diário de Pilar na Amazônia - direção: Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put - sessões: 19/10, às 19h, no Cinesesc*

 

- D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion - direção: Mauro Lima - sessão: 26/10, às 11h, na Cinemateca - Sala Petrobras

 

- Aventuras de Makunáima - direção: Chico Faganello - sessões: 19/10, às 11h, Cinemateca - Sala Petrobras; 23/10, às 10h, no CEU Meninos, CEU Vila Atlântica e CEU Três Lagos; 24/10, às 13h, na Reserva Cultural 1; 26/10, às 11h, no Espaço Petrobras de Cinema 3; e 29/10, às 10h, no CEU Pinheirinho

 

- Criaturas - Uma Aventura entre Dois Mundos - direção: Juarez Precioso - sessões: 18/10, às 11h, no Cinesesc*; 23/10, às 10h no CEU Paz; 26/10, às 11h, no CEU Meninos; e 29/10, às 10h, no CEU Taipas e CEU Vila do Sol

 

- Colegas e o Herdeiro - direção: Marcelo Galvão - sessões: 19/10, às 11h, na Cinesala; 19/10, às 14h, no CFC Cidade Tiradentes; 19/10, às 20h, no Cinesesc*; 26/10, às 11h, no CEU Carrão, CEU Freguesia do Ó, CEU São Miguel, CEU Jambeiro, CEU Pinheirinho, CEU Parque do Carmo, CEU Vila Atlântica e CEU São Rafael; 29/10, às 10h, no CEU Aricanduva, CEU Perus e CEU Vila Alpina

 

- Viagem Gelada: O Resgate do Urso Polar - Gabriel Riva Palacio Alatriste e Rodolfo Riva Palacio Alatriste - sessões: 23/10, às 10h, no CEU Butantã e CEU Perus; 26/10, às 11h, no CEU Barro Branco, CEU Três Lagos e CEU Taipas; 29/10, às 10h, no CEU Quinta do Sol e CEU Caminho do Mar

 

- Olá Frida! - direção: Karine Vézina e André Kadi - sessões: 23/10, às 10h, no CEU Quinta do Sol e CEU Aricanduva; 25/10, às 11h, no Cinesesc*; 26/10, às 11h, na Cinesala; e 29/10, às 10h, no CEU São Miguel, CEU Barro Branco, CEU Parque Veredas, CEU Paz, CEU Meninos, CEU Parque Novo Mundo e CEU Tremembé

 

- Maya, Me Dê Um Título - direção: Michel Gondry - sessões: 18/10, às 13h30, no Espaço Petrobras de Cinema 1; 19/10, às 11h, no Espaço Petrobras de Cinema 3; 23/10, às 10h, no CEU Jaçanã, CEU Carrão, CEU Pinheirinho, CEU São Rafael, CEU Parque Novo Mundo e CEU Freguesia do Ó; 24/10, no Espaço Petrobras de Cinema 3; 25/10, às 11h, na Cinesala; 25/10, às 14h, no CFC Cidade Tiradentes; 26/10, às 11h, no CEU Vila Alpina, CEU Tremembé e CEU São Pedro; 29/10, às 10h, no CEU Jambeiro, CEU Feitiço da Vila, CEU Butantã e CEU Parque do Carmo; e 29/10, às 19h, no Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto

 

*As sessões no Cinesesc terão ingressos vendidos exclusivamente na bilheteria física do local, a partir de uma hora antes da sessão

 

A programação completa da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo pode ser conferida no site oficial do evento. O festival acontece em São Paulo, de 16 a 30 de outubro. Os ingressos já estão à venda.

Em outra categoria

Duas pessoas foram mortas e uma ficou ferida em um ataque a tiros na manhã desta sexta-feira, 17, ao lado de uma estação de metrô em Irajá, na zona norte do Rio de Janeiro. Testemunhas de comércios da região dizem que as vítimas eram pessoas em situação de rua. A polícia investiga.

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada e investiga a morte das duas pessoas, ainda não identificadas. Segundo a Polícia Civil, durante a ação criminosa, uma terceira vítima ficou ferida.

"Diligências estão em andamento para apurar a autoria e a motivação do crime", diz em nota.

Os dois corpos foram encontrados às margens da Avenida Pastor Martin Luther King Jr. Segundo o Corpo de Bombeiros, o quartel de Irajá foi acionado por volta das 4h45. No local, os militares encontram os corpos de dois homens. A outra vítima foi levada em estado grave para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Um comerciante da região, que não quis se identificar, diz que os homens são pessoas em situação de rua e que transitavam pelo local há algum tempo. De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, homens teriam passado de carro pelo local e atirado contra as vítimas.

De acordo a PM, o comando do 41º BPM (Irajá), foi acionado para a ocorrência. Segundo informações iniciais, "um veículo não identificado teria efetuado disparos contra as vítimas, que seriam pessoas em situação de rua. A área foi isolada e a perícia da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada", diz em nota.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para grande perigo de tempestade em trechos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina até esta sexta-feira, 17.

As fortes chuvas também atingem outras localidades do País. Há aviso amarelo para perigo potencial de tempestade até sábado, 18, em São Paulo e outros oito Estados do Brasil. Um alerta laranja também atinge outras áreas brasileiras até esta sexta.

Alerta vermelho

Em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina há risco nesta sexta-feira de chuva superior a 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.

Alerta laranja

Em Mato Grosso do Sul e também nos três Estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), permanece nesta sexta-feira o aviso laranja de perigo para tempestades. "Chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo", alerta o Inmet.

Alerta amarelo

Um alerta de perigo potencial de tempestade foi emitido pelo Inmet com validade até sábado, 18. Há risco de chuvas de até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. Outro alerta amarelo de chuvas intensas válido até esta sexta-feira também atinge áreas do Norte e Centro-Oeste do País.

Veja abaixo os Estados afetados:

- São Paulo

- Mato Grosso do Sul

- Mato Grosso

- Goiás

- Minas Gerais

- São Paulo

- Paraná

- Santa Catarina

- Rio Grande do Sul

A temperatura pode chegar a 34º C na cidade de São Paulo nesta sexta-feira, 17, de acordo com a previsão do Climatempo. No entanto, uma frente fria provocará uma queda brusca nos termômetros ao longo do final de semana.

A mínima para esta sexta-feira é de 16º C, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A situação começa a mudar no sábado, 18, com temperaturas de 17º C a 25º C e 99% de chance de chuva durante o dia e à noite.

Já no domingo, 19, a máxima não passa dos 17º C, segundo o Climatempo, com sol e muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A mínima é de 12º C.

Na segunda-feira, 20, a mínima cai ainda mais e pode chegar a apenas 11º C, novamente com sol e muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A máxima será de 17º C.

A cidade também está na área com perigo potencial para tempestades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).