Papa visita Basílica de Santa Maria antes da Semana Santa

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste sábado, 12, na véspera do Domingo de Ramos e do início da Semana Santa, o Papa Francisco visitou a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para rezar diante da imagem sagrada da Virgem Maria, Salus Populi Romani. Esta é uma das poucas aparições do papa após se recuperar de uma pneumonia bilateral.

O pontífice de 88 anos passou mais de cinco semanas no Hospital Gemelli, em Roma, para o tratamento. Apesar da alta, ele continua debilitado pela doença e reduziu drasticamente suas atividades. Os médicos disseram que Francisco deveria permanecer em repouso por dois meses para sua recuperação.

A primeira aparição pública aconteceu na missa do Jubileu dos Enfermos, na Praça São Pedro, no Vaticano, onde, de sua cadeira de rodas, saudou os fiéis.

Contrariando as recomendações médicas, ele recebeu a visita do rei Charles III e da rainha Camilla na última quarta-feira, 9. Um porta-voz do Palácio de Buckingham disse que "suas majestades estavam encantadas pelo papa estar suficientemente bem para recebê-los e por poder expressar seus melhores votos pessoalmente".

De acordo com o Vaticano, o estado de saúde do pontífice é estável. Francisco continua se recuperando em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. Até o momento, porém, a Santa Sé afirma que ainda é cedo para especular sobre a participação do papa nas cerimônias da Semana Santa.

Em outra categoria

Nicky Katt, ator conhecido principalmente por seu papel no filme Jovens, Loucos e Rebeldes (1993) morreu na última terça-feira, 8, aos 54 anos. A morte foi divulgada somente neste sábado, 12, pela imprensa dos Estados Unidos. Segundo a revista Variety, a confirmação foi feita pelo seu advogado, John Sloss.

O ator morreu na cidade de Burbank, nos Estados Unidos, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. Ele fez diversos papéis em filmes de diretores como Richard Linklater, Steven Soderbergh e Christopher Nolan.

Seu principal momento talvez tenha sido no filme Jovens, Loucos e Rebeldes, que ficou marcado por contar com uma série de atores que se tornariam estrelas no elenco, como Matthew McConaughey, Ben Affleck, Renée Zellweger e Milla Jovovich.

O ator também esteve presente no elenco de longas como Escola do Rock (2003), Sin City (2005) e O Babá(ca) (2011).

O festival de cinema 'É Tudo Verdade', centrado em documentários, revelou os vencedores de sua 30ª edição neste sábado, 12. Copan, de Carine Wallauer, venceu a Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens.

Documentário sobre o Copan expõe histórias e 'magnetismo' do edifício: 'É um prédio que inspira'

A produção acompanha os moradores de um dos edifícios mais icônicos da capital paulista, traçando um paralelo entre as eleições para síndico do Copan e as eleições presidenciais de 2022.

Na categoria de Curta-Metragens brasileios, ganhou Sukande Kasáká | Terra Doente, produção de Kamikia Kisedje e Fred Rhal sobre o povo Kisêdjê, que se vê cercado pelo avanço do agronegócio.

Entre os internacionais, os premiados foram Escrevendo Hawa, de Najiba Noori, como longa-metragem; e Eu Sou a Pessoa Mais Magra que Você Já Viu, de Eisha Marjara, como curta. O primeiro acompanha a luta das mulheres afegãs, enquanto o segundo retrata a questão da anorexia.

Também houve menções honrosas para Quando o Brasil era Moderno, documentário em longa-metragem de Fabiano Maciel, e para o curta Palavra, de DF Fiuza.

O júri da competição brasileira foi formado pela cineasta, ex-diretora da Ancine, e sócia da Gullane Entretenimento Débora Ivanov; pelo diretor, produtor e montador Paulo Sacramento; e pelo diretor e produtor Roberto Berliner.

Já júri das competições internacionais foi composto pelo documentarista, escritor, professor e curador argentino Andrés Di Tella; pelo professor e crítico norte-americano Bill Nichols; e pela cineasta brasileira Eliza Capai.

O ator Mickey Rourke deixou o Celebrity Big Brother UK, versão britânica do reality show. O ator saiu do programa neste sábado, 12, após "uso de linguagem inadequada".

"Mickey Rourke concordou em deixar a casa do Celebrity Big Brother nesta noite, após uma discussão com o Big Brother sobre o uso de linguagem inadequada e sobre comportamentos inaceitáveis", disse um representante do programa em comunicado oficial ao site americano Deadline.

O incidente mais recente envolveu Rourke e o colega de confinamento Chris Hughes. Os dois discutiram durante uma tarefa, e Rourke usou o que foi descrito como "linguagem ameaçadora e agressiva".

Rourke já havia sido advertido pela produção do programa após usar insultos homofóbicos contra a cantora e apresentadora JoJo Siwa.

Na ocasião, ele havia perguntado se JoJo era "gay" e se referiu a ela usando a expressão "fag" - em inglês, um termo pejorativo para pessoas LGBT. O público chegou a pedir a expulsão do ator por conta dos insultos.