Intoxicação por metanol: Paraná é o terceiro Estado a registrar morte no País

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Paraná confirmou nesta segunda-feira, 20, a primeira morte no Estado por intoxicação causada por metanol, após o consumo de bebida alcoólica. A vítima, um homem de 55 anos, morador de Foz do Iguaçu, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na última terça-feira, 14, com fortes dores abdominais e relatou ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior.

Exames laboratoriais confirmaram a presença de metanol no organismo. A identidade da vítima não foi divulgada. As autoridades investigam ainda a morte de um segundo homem, de 47 anos, encontrado sem vida em sua casa. A suspeita é de que o caso possa ter relação com o primeiro óbito.

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde do Paraná, o Estado registra 22 notificações de possíveis casos de intoxicação por metanol. Desses, cinco foram confirmados, sendo um com morte, 14 descartados e dois permanecem sob investigação.

Com essa confirmação, o Paraná se torna o terceiro Estado brasileiro a registrar morte por intoxicação por metanol neste ano. As autoridades de saúde reforçam o alerta sobre o risco de bebidas adulteradas e orientam a população a não consumir produtos sem procedência comprovada.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza 46 casos confirmados de intoxicação por metanol até o momento. Outros 87 registros seguem em investigação e 528 foram descartados. O Estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 38 confirmações e 44 sob apuração. Há também ocorrências em Pernambuco (3 casos confirmados), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).

O número de mortes confirmadas pela ingestão da substância permanece em oito, sendo seis em São Paulo e duas em Pernambuco.

Em outra categoria

O ator Daniel Radcliffe participou do programa Good Morning America e revelou que escreveu uma carta a Dominic McLaughlin, ator escalado para viver Harry Potter na nova série prevista para chegar à HBO em 2027. Entre 2001 e 2011, Radcliffe viveu o personagem nos oito filmes da franquia do bruxinho criado pela escritora J.K. Rowling.

"Escrevi para Dominic e enviei uma carta a ele, e ele me respondeu com uma mensagem muito gentil", revelou o veterano. "Não quero ser um fantasma na vida dessas crianças, mas só queria escrever para ele e dizer: 'Espero que você se divirta muito, e até mais do que eu. Eu me diverti bastante, mas espero que você se divirta ainda mais'", continuou Radcliffe.

"E eu me diverti mesmo. Vejo essas fotos dele com as outras crianças e dá vontade de abraçá-las. Elas parecem tão jovens. Eu olho para elas e penso: 'Nossa, é incrível como eu fazia isso nessa idade'. Mas também é incrivelmente doce, e espero que estejam se divertindo muito", finalizou.

Na nova série, que tem roteiro de Francesca Gardiner e direção de Mark Mylod, Dominic McLaughlin vai contracenar com Arabella Stanton, como Hermione, e Alastair Stout, como Ron.

Maíra Cardi se submeteu à aplicação de toxina botulínica, o botox, e não teve o resultado esperado. Em um vídeo publicado em seu perfil no TikTok na última segunda-feira, 18, ela mostrou a diferença entre as sobrancelhas, que ficaram visivelmente assimétricas.

"Olha que coisa ridícula", disse, explicando que estava há um ano e meio sem realizar o procedimento por causa das gestações - primeiro, uma gravidez que ela perdeu e, três meses depois, a gestação de Eloah, que nasceu no fim de outubro. "Agora eu fiz, mas não ficou simétrico", lamentou.

Ela contou que entrou em contato com a profissional responsável para refazer o procedimento. "Um [lado] pegou e o outro não. Aqui está levantando essa sobrancelha, só o diabinho, e aqui levanta curvada. Olha que palhaçada", afirmou.

Até a filha, Sophia, de 7 anos, comentou o resultado. "Ela falou: 'Mãe, você está ridícula! Por que sua sobrancelha é assim?'. Eu falei: 'Não é, minha filha, ficou'", relatou Maíra.

A influenciadora disse estar preocupada porque será madrinha de casamento no próximo sábado, 22. "Estou com a cara endemoniada, como vou assim no casamento? A mulher tem que vir aqui arrumar isso. A gente faz o negócio para ficar bonito e ficou feio", desabafou.

O SBT anunciou, nesta terça-feira, 18, a saída de Rinaldi Faria da emissora através de um comunicado oficial para a imprensa. Na mesma noite, Danilo Gentili, apresentador do The Noite, ironizou a demissão de Rinaldi da Superintendência Artística e de Programação, em seu perfil no X, enquanto Ratinho agradeceu de joelhos por "permanecer na emissora".

"O SBT e o empresário Rinaldi Faria comunicam, em comum acordo, o encerramento do contrato de prestação de serviços de consultoria. Rinaldi Faria integrou a emissora há um ano como consultor e, desde julho, acumulava interinamente as responsabilidades da Superintendência Artística e de Programação", começou o comunicado, enviado ao Estadão. Rinaldi é conhecido por ter criado os palhaços Patati e Patatá, sucesso do público infantil.

A empresa explicou que Rinaldi coordenou e realizou estratégias para o desenvolvimento do conteúdo de programas: "O SBT agradece a parceria, a dedicação e as contribuições de Rinaldi Faria e deseja sucesso nos seus próximos desafios profissionais e de seus próprios negócios. A reestruturação da área será conduzida diretamente pela Presidência do SBT, que reforça seu compromisso em manter o avanço na jornada de transformação e inovação da emissora."

Durante o Programa do Ratinho dessa terça-feira, 18, o apresentador, junto de Liminha e de parte do elenco, agradeceu de joelhos pela permanência na casa, ironizando a saída de Faria. Após a veiculação da notícia nas redes sociais, Danilo Gentili respondeu ao comunicado: "Se você quer sumir, fale com o Patati. Se você quer chorar, fale com o Patatá."