Operação no Rio: identidade de parte dos mortos será apresentada pela polícia nesta sexta

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Civil do Rio deverá apresentar a partir das 11h desta sexta-feira, 31, a lista parcial dos mortos na megaoperação da ultima terça, 28. Em nota, o governo afirmou que também irá apresentar as fichas criminais dos suspeitos. Participam da coletiva: o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, e outros representantes da instituição. Também serão demonstrados quais eram de fora do Rio de Janeiro e seus estados de origem.

A ação policial deixou 121 mortos, entre eles quatro policiais. Na noite desta quinta, 30, parlamentares denunciaram as condições do Instituto Médico-Legal (IML) Afrânio Peixoto, no centro do Rio, onde estão sendo realizados os exames de necrópsia dos mortos na megaoperação dos complexos do Alemão e da Penha.

Segundo deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do RJ, familiares estão dormindo na porta do instituto "convivendo com o cheiro dos corpos sem refrigeração", em meio à demora para a liberação das vítimas.

"O que vimos nos últimos dias é a face mais cruel da violência de Estado. Famílias estão dormindo na porta do IML, convivendo com o cheiro dos corpos dos seus entes queridos sem refrigeração. Isso não é política de segurança, é abandono estatal", afirmou Dani Monteiro durante a reunião "Rio Sem Massacre", organizada no auditório da Escola do Legislativo (Elerj).

De acordo com o governo, até a tarde desta quinta-feira, 30, mais da metade dos 117 corpos oficialmente contabilizados já havia sido identificada e havia começado a ser liberada.

O governo do Rio informou que o IML está sendo usado exclusivamente para a necrópsia dos mortos da operação, e que o atendimento às famílias ocorre em um prédio do Detran, ao lado do instituto. Casos não relacionados à ação policial estão sendo direcionados ao IML de Niterói, na região metropolitana.

A Defensoria Pública do Rio afirmou que foi impedida de acompanhar as perícias, mas montou uma força-tarefa com 40 profissionais para atender as famílias - 106 delas já procuraram o órgão para obter documentos, solicitar sepultamento gratuito e regularizar traslados de corpos para outros Estados. A defensora Mirela Assad, da Coordenação Geral de Programas Institucionais (Cogpi), explicou que parte das dificuldades decorre da ausência de familiares para identificação de suspeitos mortos.

A deputada Dani Monteiro acompanhou durante todo o dia a comitiva do governo federal nas comunidades da Penha e do Alemão e no IML, onde prestou acolhimento às famílias. "Direitos humanos não são obstáculos, mas a base de uma política pública séria. Nenhuma política de segurança se sustenta sobre o sangue do seu povo", disse.

O Ministério Público do Rio de Janeiro está utilizando uma tecnologia capaz de reconstruir digitalmente os corpos. A tecnologia registra com fidelidade todas as lesões externas, auxiliando o trabalho de investigação dos promotores.

Em outra categoria

O ator Daniel Radcliffe participou do programa Good Morning America e revelou que escreveu uma carta a Dominic McLaughlin, ator escalado para viver Harry Potter na nova série prevista para chegar à HBO em 2027. Entre 2001 e 2011, Radcliffe viveu o personagem nos oito filmes da franquia do bruxinho criado pela escritora J.K. Rowling.

"Escrevi para Dominic e enviei uma carta a ele, e ele me respondeu com uma mensagem muito gentil", revelou o veterano. "Não quero ser um fantasma na vida dessas crianças, mas só queria escrever para ele e dizer: 'Espero que você se divirta muito, e até mais do que eu. Eu me diverti bastante, mas espero que você se divirta ainda mais'", continuou Radcliffe.

"E eu me diverti mesmo. Vejo essas fotos dele com as outras crianças e dá vontade de abraçá-las. Elas parecem tão jovens. Eu olho para elas e penso: 'Nossa, é incrível como eu fazia isso nessa idade'. Mas também é incrivelmente doce, e espero que estejam se divertindo muito", finalizou.

Na nova série, que tem roteiro de Francesca Gardiner e direção de Mark Mylod, Dominic McLaughlin vai contracenar com Arabella Stanton, como Hermione, e Alastair Stout, como Ron.

Maíra Cardi se submeteu à aplicação de toxina botulínica, o botox, e não teve o resultado esperado. Em um vídeo publicado em seu perfil no TikTok na última segunda-feira, 18, ela mostrou a diferença entre as sobrancelhas, que ficaram visivelmente assimétricas.

"Olha que coisa ridícula", disse, explicando que estava há um ano e meio sem realizar o procedimento por causa das gestações - primeiro, uma gravidez que ela perdeu e, três meses depois, a gestação de Eloah, que nasceu no fim de outubro. "Agora eu fiz, mas não ficou simétrico", lamentou.

Ela contou que entrou em contato com a profissional responsável para refazer o procedimento. "Um [lado] pegou e o outro não. Aqui está levantando essa sobrancelha, só o diabinho, e aqui levanta curvada. Olha que palhaçada", afirmou.

Até a filha, Sophia, de 7 anos, comentou o resultado. "Ela falou: 'Mãe, você está ridícula! Por que sua sobrancelha é assim?'. Eu falei: 'Não é, minha filha, ficou'", relatou Maíra.

A influenciadora disse estar preocupada porque será madrinha de casamento no próximo sábado, 22. "Estou com a cara endemoniada, como vou assim no casamento? A mulher tem que vir aqui arrumar isso. A gente faz o negócio para ficar bonito e ficou feio", desabafou.

O SBT anunciou, nesta terça-feira, 18, a saída de Rinaldi Faria da emissora através de um comunicado oficial para a imprensa. Na mesma noite, Danilo Gentili, apresentador do The Noite, ironizou a demissão de Rinaldi da Superintendência Artística e de Programação, em seu perfil no X, enquanto Ratinho agradeceu de joelhos por "permanecer na emissora".

"O SBT e o empresário Rinaldi Faria comunicam, em comum acordo, o encerramento do contrato de prestação de serviços de consultoria. Rinaldi Faria integrou a emissora há um ano como consultor e, desde julho, acumulava interinamente as responsabilidades da Superintendência Artística e de Programação", começou o comunicado, enviado ao Estadão. Rinaldi é conhecido por ter criado os palhaços Patati e Patatá, sucesso do público infantil.

A empresa explicou que Rinaldi coordenou e realizou estratégias para o desenvolvimento do conteúdo de programas: "O SBT agradece a parceria, a dedicação e as contribuições de Rinaldi Faria e deseja sucesso nos seus próximos desafios profissionais e de seus próprios negócios. A reestruturação da área será conduzida diretamente pela Presidência do SBT, que reforça seu compromisso em manter o avanço na jornada de transformação e inovação da emissora."

Durante o Programa do Ratinho dessa terça-feira, 18, o apresentador, junto de Liminha e de parte do elenco, agradeceu de joelhos pela permanência na casa, ironizando a saída de Faria. Após a veiculação da notícia nas redes sociais, Danilo Gentili respondeu ao comunicado: "Se você quer sumir, fale com o Patati. Se você quer chorar, fale com o Patatá."