Quantidade de vacinados com a 1ª dose chega a 32,8 milhões; 15,5% da população

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Brasil vacinou até esta terça-feira, 4, 32.881.298 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Os números são obtidos diariamente pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde. A quantidade de pessoas imunizadas representa até aqui 15,53% da população.

Balanço divulgado às 20h pelo consórcio com dados obtidos junto a 26 Estados mostra que 564.791 pessoas receberam a primeira dose. Entre os 32,8 milhões de vacinados, 16.723.761 receberam a segunda dose, o que representa 7,9% da população com a imunização completa; 444.724 pessoas receberam a segunda dose nesta terça-feira.

No total, os Estados aplicaram 1.009.515 doses, entre aqueles que foram vacinados pela primeira vez e os que receberam o reforço do imunizante. As autoridades de saúde destacam a importância de os cidadãos retornarem ao posto na data marcada para completar a vacinação e assegurar a proteção contra a covid-19.

No entanto, nas últimas semanas cidades de diferentes Estados relataram problemas no abastecimento de vacinas e tiveram de interromper a aplicação da segunda dose. O Estadão mostrou nesta segunda-feira, 3, que o problema afetou ao menos nove capitais. O Ministério da Saúde tem destacado que novos envios estão programados para suprir a demanda.

Levando em consideração dados relativos à primeira dose, o Rio Grande do Sul tem a vacinação mais avançada do País até esta terça-feira. O Estado imunizou 20,34% da sua população contra o novo coronavírus. O que tem a menor porcentagem é o Acre, com 10,62% da população vacinada. Em números absolutos, São Paulo lidera com 7,79 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose.

Em outra categoria

Fafá de Belém usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 27, para revelar que foi diagnosticada com quadro de burnout. Por esse motivo, ela precisou cancelar sua participação em uma palestra que aconteceria na mesma data.

A cantora começou seu discurso falando que assistiu uma entrevista de Alexandre Coimbra Amaral sobre o tema. Na ocasião, ele afirmou que "a pergunta não é mais: 'Eu terei um burnout?' Mas sim: 'Quando terei um burnout?'"

Após revelar seu diagnóstico, ela agradeceu a equipe médica que cuidou dela no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

"Estou bem! Fiquem tranquilos! Decidi falar sobre o tema porque isso pode ajudar outras pessoas. Por favor se cuidem, cuidem de sua saúde mental e não pensem duas vezes a qualquer sinal de esgotamento e procurem ajuda médica. A todos que me abraçam e enchem de amor pelos palcos da vida saibam que vocês sempre me curam", disse.

Nesta quinta-feira, ela participaria de uma roda de conversa promovida por Patrícia Poeta e mediada por Cátia Fonseca. Fafá falaria sobre etarismo ao lado de Ju Ferraz.

Burnout é um quadro emocional que se caracteriza por exaustão extrema, estresse e esgotamento físico.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

A banda Linkin Park anunciou nesta quinta-feira, 27, que irá realizar três shows no Brasil em 2025. O anúncio ocorreu no perfil do Instagram da produtora Live Nation e, apesar de conter certo mistério, foi rapidamente decifrado pelos fãs do grupo.

Ao todo, três imagens foram compartilhadas nas redes sociais. Em cada uma delas, uma bandeira com o logo do Linkin Park pode ser vista nas estruturas de três estádios de futebol diferentes - no Couto Pereira, em Curitiba, no MorumBIS, em São Paulo, e no Mané Garrincha, em Brasília.

Além de anunciar os três locais que a banda se apresentará em 2025, a Live Nation também adicionou uma simples legenda na postagem: "HOJE - 20h". É provável que, quando chegar o horário, a produtora revele mais informações sobre os shows, como as datas e os horários.

A notícia de que o Linkin Park se apresentaria no Brasil em 2025 não é exatamente novidade. Em 2024, além de se apresentar em São Paulo em novembro, o grupo divulgou os países que iria visitar ao longo de sua turnê From Zero World Tour.

Entre as mais de 50 cidades escolhidas, quatro municípios brasileiros foram destacados. Além deles, a banda também divulgou as datas das apresentações: Rio de Janeiro (8 de novembro), São Paulo (10 de novembro), Brasília (13 de novembro) e Porto Alegre (15 de novembro).

As cidades do Rio de Janeiro e de Porto Alegre, no entanto, não foram mencionadas na postagem da Live Nation desta quinta-feira, 27. Ainda não é certo se as datas divulgadas pela banda em 2024 serão mantidas ou se haverá algum tipo de alteração.

Os corpos de Gene Hackman e Betsy Arakawa, que foram encontrados mortos no dia 27 de fevereiro, ainda não foram reclamados pelos filhos do ator.

As informações são do TMZ, que também afirma que os nomes dos dois seguem na lista de falecidos para reclamar, liberada pelo Escritório do Examinador Médico do Novo México. O documento é atualizado semanalmente às segundas-feiras.

As autoridades do estado não consideram a situação anormal. É possível que a demora se deva ao fato de os familiares do casal ainda estarem organizando velório e outras homenagens póstumas.

Gene Hackman tinha três filhos: Christopher, de 65 anos, Elizabeth, de 62, e Leslie, de 58. Todos são frutos do casamento do ator com Faye Maltese e mantinham uma relação distante com o pai.

Relembre a morte do casal

No dia 7 de março, as autoridades revelaram que Betsy morreu pelos efeitos do hantavírus, que causa uma doença respiratória e está associado a fezes de roedores, aos 65 anos. A data estimada da morte da pianista é no dia 12 de fevereiro.

Já Hackman, de 95 anos, teria morrido uma semana depois, vítima de doença cardíaca. A médica legista chefe Heather Jarrel informou que a doença de Alzheimer foi um fator contribuinte para a morte do ator.

As mortes de Hackman e Arakawa foram consideradas como sendo de causas naturais, mas a polícia de Santa Fé ainda não concluiu a investigação, com o objetivo de fazer uma linha do tempo com informações obtidas dos celulares coletados na casa. "O caso é considerado aberto até que tenhamos as informações necessárias para fechar a linha do tempo", disse uma porta-voz à Associated Press.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais