Queda de avião de pequeno porte deixa 12 mortos em Rio Branco; acidente está sob investigação

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo, 29, no Acre, logo após decolar do aeroporto internacional de Rio Branco, na capital do Estado. Os dez passageiros (um deles um bebê), o piloto e o copiloto da aeronave, não sobreviveram à queda, informou o governo em nota.

 

O voo era particular e o avião, do modelo Caravan, pertencia à empresa ART Taxi Aéreo. Em nota, a companhia informou que o acidente aconteceu às 7h21 do horário local e que a ocorrência "está sob investigação das agências competentes com as quais estamos prestando total e exclusiva colaboração".

 

A empresa também confirmou as 12 vítimas, sendo nove passageiros, dois tripulantes (piloto e copiloto) e um bebê recém-nascido.

 

O advogado da empresa, Thiago Abreu, informou que a aeronave, de prefixo PT-MEE, está regularizada e com a documentação e manutenções em dia. "Estamos todos voltados a amparar os familiares, providenciando psicólogos, assistência social e o translado dos familiares para o local do acidente."

 

Consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), consultado no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que a aeronave estava com a situação de Aeronavegabilidade normal e que tinha permissão da agência para fazer operações de táxi aéreo. O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) venceria em agosto de 2024.

 

O deslocamento, segundo o governo, tinha como destino o município de Envira, no Amazonas. As vítimas não foram identificadas. "As causas do acidente serão investigadas pelas agências competentes", afirmou a administração estadual.

 

O governo informou que viaturas do Corpo de Bombeiros, baseada no aeroporto e do 3º Batalhão, do bairro Rui Lino, foram acionadas para "reduzir os danos do acidente e tentar resgatar vítimas com vida". A queda do avião provocou um alastramento de chamas no local do acidente.

 

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), viaturas da Polícia Militar e um helicóptero do Centro de Operações Aéreas (Cioper) também foram chamados.

 

"Diante da fatalidade, o governo do Estado do Acre manifesta solidariedade às famílias dos passageiros, do piloto e do copiloto que estavam a bordo da aeronave", afirmou a administração em nota. "Toda a sua estrutura de segurança e saúde no local para garantir o resgate dos corpos e evitar novos desastres em decorrência das chamas que se alastraram rapidamente após o acidente", completou.

 

A A.R.T Táxi Aéreo atua no segmento de Táxi Aéreo no Norte do Brasil desde 2008, segundo consta no site da própria empresa. A companhia afirma que está homologada junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e informa que os usuários do serviço da A.R.T são "prefeituras, empresas de transporte de valores e clientes pessoa física". A sede da empresa fica na cidade de Itaituba, no Pará, e possui uma filial em Manaus, capital do Amazonas.

Em outra categoria

Milton Nascimento é uma das figuras brasileiras mais reconhecidas internacionalmente. O cantor colecionou amigos famosos em seus mais de 80 anos de vida, dentre eles o ator River Phoenix, ator americano e irmão de Joaquin Phoenix, que morreu de forma precoce aos 23 anos.

A amizade de Bituca com a estrela de filmes como Conta Comigo e Garotos de Programa despertou a surpresa dos brasileiros no final da década de 1980.

Em uma passagem para shows em Nova York, Milton assistiu a alguns filmes do ator e, impressionado, decidiu escrever uma carta e uma música para ele: River Phoenix (Carta a Um Jovem Ator).

Bituca decidiu fazer a gravação da faixa para o disco Miltons. Em busca de autorização, ligou para a família Phoenix e descobriu que River também era seu fã.

Anos depois, os dois se conheceram no Rio de Janeiro e se encontraram várias vezes nos Estados Unidos, formando uma grande amizade.

River Phoenix morreu de overdose de drogas em 1993, nessa que é considerada uma das maiores tragédias da história de Hollywood.

Para ouvir a música que Milton Nascimento dedicou à River Phoenix, basta clicar aqui.

A novela Cobras & Lagartos, de 2006, foi a escolhida para suceder a exibição de Sinhá Moça (2006) no canal Viva. A emissora anunciou a reprise da produção para o dia 5 de agosto.

Escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Wolf Maya, a novela narra a história de Omar, interpretado por Francisco Cuoco, o proprietário de uma rede de loja de departamento que precisa decidir qual membro da família herdará a fortuna da empresa.

O plano sai dos trilhos quando o personagem de Cuoco morre antes da hora e a fortuna vai para Foguinho, um camelô trambiqueiro interpretado por Lázaro Ramos, que tem o mesmo nome do herdeiro oficial do império.

Na briga pela linha de sucessão estão Milu (Marília Pêra), Leona (Carolina Dieckmann), Tomás (Leonardo Miggiorin) e a sobrinha Bel, interpretada por Mariana Ximenes. Todos interessados em impedir que Foguinho desfrute do patrimônio de Omar. O elenco também conta com a atriz Taís Araújo.

Data de lançamento

Cobras & Lagartos estreia no Viva no dia 5 de agosto e será exibida de segunda a sábado, a partir das 15h30 e das 23h45, com maratona aos domingos, a partir das 14h15.

O Rotten Tomatoes é um site de críticas de filmes e séries de TV que compila opiniões de críticos profissionais e fãs de cinema comuns. A avaliação é resumida em uma porcentagem chamada "Tomatometer", que indica a proporção de críticas positivas em relação ao total. Filmes e séries com alta porcentagem de críticas positivas recebem um selo de "Fresh" (fresco), enquanto aqueles com menos de 60% de críticas positivas são considerados "Rotten" (podre). Por isso, essa pontuação é uma boa referencia na hora de escolher o que assistir.

Confira 3 opções de novas séries de TV que chegaram à Netflix com pontuação de 100% no Rotten Tomatoes:

O Sabotador

O Sabotador é um reality show de competição que retorna para sua segunda temporada na Netflix, 14 anos após a versão original ter ido ao ar. Neste programa, 12 novos participantes enfrentam uma série de desafios para acumular dinheiro em um pote de prêmio que apenas um deles ganhará. O diferencial? Entre os jogadores, há um 'Mole' (sabotador) designado secretamente, cuja missão é sabotar os esforços do grupo para aumentar o prêmio, mantendo os ganhos o mais baixo possível. No final, o último competidor deve identificar o intruso para ganhar o dinheiro acumulado.

Uma das participantes desta temporada é Deanna Thompson, conhecida por seu papel no documentário de crime real da Netflix, Don't F**k with Cats: Hunting an Internet Killer. Este reality é repleto de segredos, mentiras e traições.

Supacell (2024)

Supacell é um drama de ficção científica sobre um grupo de londrinos negros do sul que, de repente, desenvolvem superpoderes. Enquanto tentam entender e lidar com o impacto desses poderes no dia a dia, um homem tenta uni-los. Com uma nova abordagem ao gênero de super-heróis, com uma história e personagens com profundidade, a série apresenta uma premissa com reviravoltas e uma trilha sonora interessante, abordando temas sociais.

Beleza Impiedosa (2022)

Um drama sul-africano intenso e cativante. A série segue a jornada de uma mulher misteriosa que, em busca de vingança por seu passado trágico, se infiltra em uma poderosa família que controla um império global de beleza cheio de segredos. A trama combinada aos personagens complexos oferece uma narrativa intrigante.