Itaú Cultural recebe a edição paulista do festival Porto Alegre em Cena, com dois espetáculos gaúchos inéditos na cidade

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De 17 a 20 de abril (quinta-feira a domingo), a Sala Itaú Cultural recebe o 31º Porto Alegre em Cena, festival que chega a São Paulo em uma itinerância para além do Rio Grande do Sul, movida pela busca de manter a produção teatral gaúcha ativa e em circulação, após as enchentes sofridas no ano passado. Na capital paulista, serão apresentados os espetáculos A Mulher que queria ser Micheliny Verunschk e Idade é um Sentimento, ainda inéditos na cidade

 

Todas as atividades no Itaú Cultural são gratuitas. Os ingressos para o festival podem ser reservados a partir das 12h do dia 12 (terça-feira) na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br. Todas as apresentações contam com interpretação em Libras, e terão audiodescrição sempre no segundo dia de apresentação de cada espetáculo.

 

A programação tem início no dia 17 (quinta-feira), às 20h, com a Cia Stravaganza em A mulher que queria ser Micheliny Verunschk, a ser reapresentada no dia seguinte no mesmo horário. O romance de Wilson Freire, ganha o palco com atuação de Sandra Possani e direção de Adriane Mottola, colocando em cena uma mulher que conhece a dor desde pequena. Ela foi abusada na adolescência. Crescida, quis ser escritora.

 

A personagem acha que as pessoas aprendiam a ler olhando as letras, com as palavras pulando dos livros para dentro dos olhos e saindo pela boca, em uma revelação da ingenuidade de uma garota educada em um ambiente masculino, em zona portuária. Nas poucas saídas de seu mundo particular, seu contato com o exterior é por meio dos homens. Eles passam por sua vida, mas logo se vão em seus navios.

 

Como um porto sem cais e em constante imobilidade, ela vê a passagem da vida sumindo no mar. No entanto, a sua imaginação é gigantesca e ela gosta de garatujar letras e garranchos, procurar e alimentar ideias, chafurdar frases, em busca de inspiração para contar a sua própria história e um pseudônimo de escritora à altura dessa enorme tarefa.

 

No sábado e no domingo, respectivamente às 20h e às 19h, é apresentado o espetáculo interativo Idade é um Sentimento. Encenado pelas atrizes Gabriela Munhoz e Paola Kirst, sob direção de Camila Bauer, o texto da escritora canadense Haley McGee propõe reflexões sobre a passagem do tempo e as infinitas possibilidades de fazer escolhas e modificar rumos enquanto se está vivo.

 

A peça é um chamado para aproveitar o tempo da vida, com uma narrativa que costura o texto com escolhas do espectador sobre quais recortes de vida da personagem devem ser contados. Assim, reflete sobre ritos de passagem, a trajetória para a vida adulta, a gloriosa e melancólica vulnerabilidade da vida e a incapacidade de controlá-la.

 

Resistência e novidades

"Receber o Porto Alegre em Cena em São Paulo é muito gratificante para o Itaú Cultural, pois reforça nosso olhar e atuação no sentido de buscar fomentar e contribuir para a circulação de produções artísticas em um país grande como o Brasil", pontua Galiana Brasil, gerente de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural, sobre a parceria com o festival nesta edição histórica, em circulação pelo país.

 

Ela destaca que o Rio Grande do Sul tem uma produção artística de grande força e potência criativa. "Uma das comprovações disso é este festival, que, com mais de três décadas de atuação, não desmoronou nem mesmo depois de passar pelas terríveis enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no ano passado e ainda impactam a população gaúcha", complementa ela.

 

Em função dessas enchentes que devastaram parte do Estado há um ano e, em consequência, as produções culturais, a 31ª edição do Porto Alegre em Cena foi realizada entre novembro e dezembro de 2024 na capital gaúcha, voltada exclusivamente à produção local. Mais de 35 espaços receberam um público estimado em 12 mil pessoas, para conferir os mais de 80 espetáculos gaúchos de artes cênicas – entre peças de teatro, dança, circo, performances e ações formativas –, reafirmando a força e a diversidade da arte produzida no Rio Grande do Sul.

 

Ainda, em uma ação inédita para continuar fomentando a produção e circulação das produções, o festival foi além-fronteiras, levando espetáculos de lá para outros estados. "Testemunha privilegiada da história do Porto Alegre em Cena, posso dar um depoimento do quanto se trabalha para aumentar o espectro das parcerias culturais que podem ampliar a potência de um evento, expandi-lo para além de suas fronteiras regionais. Nesses mais de 30 anos, dialogamos com todos aqueles que demonstraram interesse pelo nosso trabalho regional. Vida longa ao projeto de circulação nacional. Que tudo se revele potente e importante. Bem-vindos!", celebra Luciano Alabarse, coordenador geral do Porto Alegre em Cena.

 

Para os artistas que estão vivenciando a novidade, a ação é um ganho para a cena artística nacional, fortalecendo a cena local e estimulando a circulação. "A presença da Cia Stravaganza e de outros grupos gaúchos em São Paulo propicia uma oportunidade inestimável para que nossos artistas ampliem seus horizontes, dialogando com novas audiências e redes de contatos. Esta colaboração não só promove a circulação de talentos e ideias entre diferentes estados e instituições, mas também reafirma a importância de investir em parcerias culturais como um meio de democratizar, diversificar e fortalecer a produção artística no Brasil", aposta Adriane Mottola, diretora do espetáculo A mulher que queria ser Micheliny Verunschk.

 

Para Gabriela Munhoz, atriz e idealizadora de Idade é um Sentimento, a possibilidade de sair do estado traz novo fôlego e novos panoramas para quem faz arte. "Os trânsitos e costuras entre pensamentos curatoriais e o trabalho coletivo e colaborativo entre instituições e entidades, provoca a classe artística a maiores e melhores oportunidades surgidas destes cruzamentos. A sensação que fica para quem está vivendo essa experiência é de efervescência, pulso artístico, muita alegria", conclui.

 

Estes espetáculos fizeram parte da programação do 31º Porto Alegre em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas em edição histórica, que promove temporadas dos espetáculos do Sul, para outras cidades do país. O festival conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, parceria do Itaú Cultural, gestão cultural da Primeira Fila Produções, e realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução.

Em outra categoria

Com uma rica herança africana presente na cultura, na história e na gastronomia, o Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional de Afroturismo durante a 3ª edição do Prêmio Afroturismo, realizada nesta segunda-feira (14.04), em São Paulo. O anúncio foi feito na World Travel Market Latin America (WTM-LA) - um dos mais relevantes eventos globais do setor turístico. A premiação é promovida pela plataforma Guia Negro, que tem a valorização das raízes afro-brasileiras como um de seus pilares estratégicos.

A escolha do Rio reforça o papel da cidade na valorização da cultura afro e no fortalecimento de experiências turísticas ligadas à ancestralidade. Entre os roteiros destacados pelo júri estão a Pequena África, na região portuária, e o bairro de Madureira – trajetos que resgatam e celebram a contribuição da população negra na formação da identidade carioca.

Outro reconhecimento importante foi para o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na Gamboa. Inaugurado em 2021, o espaço foi premiado como a Melhor Atração Turística do segmento, sendo descrito pelos jurados como um “local de resistência”, dedicado à preservação, promoção e celebração da cultura afro-brasileira, por meio de exposições, rodas de conversa e atividades culturais.

A premiação também reconheceu outros esforços que impulsionam o afroturismo no Brasil. São Luís (MA) foi destaque pelos investimentos no setor, recebendo o título de Destaque Guia Negro. A turismóloga Thaís Rosa Pinheiro, fundadora da agência Conectando Territórios e consultora do Ministério do Turismo, foi eleita a melhor profissional do segmento. 

ROTAS NEGRAS - O fortalecimento do Afroturismo também se reflete nas políticas públicas voltadas para a promoção internacional do Brasil. Como parte desse esforço, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos do Governo Federal, lançou o Programa Rotas Negras.

A iniciativa tem como objetivo fomentar experiências turísticas que valorizem a ancestralidade africana em diferentes territórios – urbanos e rurais –, impulsionando oportunidades de inclusão e protagonismo para as populações negras. Com foco na economia criativa, circular e sustentável, o programa também visa fortalecer os destinos turísticos de matriz afro-brasileira presentes no Mapa do Turismo.

Além disso, o Rotas Negras prevê ações voltadas à educação e sensibilização dos turistas sobre a história e a cultura afro-brasileira, à capacitação de comunidades locais na gestão dos seus produtos turísticos e ao enfrentamento de estereótipos, contribuindo para a autoestima das populações envolvidas.

O feriado de Páscoa (18 a 20.04), que este ano emenda com o feriado de Tiradentes (21.04), deve movimentar R$ 3,9 milhões em recursos, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Os municípios do Estado de São Paulo devem receber 2,4 milhões de turistas, o que representa 300 mil visitantes a mais do que no ano passado. A maior parte dos destinos (96%) espera receber visitantes de fora de seus limites e a taxa de ocupação hoteleira média será alta: 76,3% em média.

“O feriado prolongado é uma motivação extra para a realização de viagens. Os visitantes se sentem motivados a conhecer novos destinos e aproveitar as atrações locais, movimentando toda a cadeia do turismo, incluindo meios de hospedagens, restaurantes e comércio local”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Alguns destinos religiosos, como Aparecida, estarão completamente lotados, segundo a prefeitura, e municípios como Praia Grande e Batatais, com tradição na encenação da Paixão de Cristo, também esperam um grande fluxo de visitantes. Além deles, destinos de sol e praia, da Baixada Santista e o Litoral Norte devem registrar alta visitação.

O CIET ainda identificou iniciativas de sustentabilidade: 72% dos municípios turísticos têm iniciativas de conscientização ambiental, mais da metade deles (56%) possuem iniciativas para a mitigação de impactos do turismo e 67% se preocupam com o resgate ou preservação das tradições e da cultura local.

O outono chegou, trazendo consigo um clima ameno, paisagens deslumbrantes e a oportunidade perfeita para explorar o Brasil. Se você está em busca de um destino para aproveitar a estação, confira algumas sugestões:

Destinos no Brasil

  • Chapada Diamantina (Bahia): Com o início da seca, o outono é a época ideal para explorar as trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes da Chapada Diamantina.
  • Campos do Jordão (São Paulo): As paisagens montanhosas e o clima aconchegante de Campos do Jordão ficam ainda mais charmosos no outono. Aproveite para passear pelos parques, visitar o Museu Felícia Leirner e degustar os vinhos da região.
  • Petrópolis (Rio de Janeiro): As paisagens montanhosas e construções imperiais de Petrópolis ganham um charme especial no outono. Explore o centro histórico, visite o Museu Imperial e faça trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
  • Jalapão (Tocantins): O outono é a melhor época para visitar o Jalapão, quando o clima está mais ameno e as paisagens ficam ainda mais exuberantes. Explore as dunas, cachoeiras e fervedouros da região.

Dicas para aproveitar o outono no Brasil

  • Aproveite o clima ameno para fazer atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta.
  • Experimente os sabores da estação, como castanhas, pinhão, vinho e chocolate quente.
  • Visite festivais e eventos culturais que acontecem no outono, como a Oktoberfest em Blumenau e a Festa do Divino em Paraty.
  • Aproveite a baixa temporada para encontrar preços mais acessíveis em passagens aéreas e hospedagem.

O outono é a estação perfeita para explorar o Brasil e desfrutar de paisagens deslumbrantes, clima ameno e sabores deliciosos.