No Dia da Ciência e da Tecnologia, celebrado na última segunda-feira dia 16 de outubro, a SOMOS Literatura separou seis títulos juvenis relacionados ao universo científico
Em 16 de outubro foi celebrado mundialmente o Dia da Ciência e da Tecnologia, homenageando grandes descobertas de cientistas, como Charles Darwin, que elaborou a Teoria da Evolução, e o brasileiro Alberto Santos Dumont, criador do avião 14-Bis. A data tem como objetivo ressaltar a importância do trabalho científico, servindo de lembrete para a influência significativa que a ciência e a tecnologia têm para um futuro coletivo.
Nesse sentido, incentivar o pensamento científico nos jovens é fundamental para o desenvolvimento de indivíduos preparados para o mundo moderno, impulsionando o progresso da sociedade como um todo. E uma das formas de instigar isso é por meio da leitura de obras literárias de ficção científica, que abrem portas para esse universo, traduzindo suas teorias de forma criativa e cativante.
O termo ficção científica surgiu como um subgênero de romances de aventura, mistério, drama e horror, entre os séculos XIX e XX, misturando a fantasia e a ciência. Livros clássicos como Frankenstein (1818), de Mary Shelley, se enquadram nesse subgênero, trazendo elementos de experiências científicas reais em suas narrativas. Para criar a história de Victor Frankenstein e seu monstro, a autora se inspirou nos testes do médico italiano Luigi Alyisio Galvani (1737-1798), que, com a eletricidade, conseguia ativar os membros de animais e humanos já mortos.
O uso de elementos tecnológicos e científicos na literatura foi além dos clássicos e ganhou outros representantes na atualidade. Em Deu a Louca no Tempo (2015), de Marcelo Duarte, quatro alunos literalmente resgatam grandes figuras históricas, como Napoleão Bonaparte e Cleópatra, com seu projeto da feira de ciências: um secador de cabelo capaz de transportar para o presente as pessoas dos séculos passados. Com o apoio do Guia do Professor, que acompanha a edição da Editora Ática, a trama permite abordar em sala de aula teorias científicas que discutem a possibilidade da viagem no tempo — em especial a Teoria da Relatividade, desenvolvida por Albert Einstein.
Outros títulos contemporâneos, como Os Marcianos, lançado em 2021 também pela Editora Ática, debatem temas científicos atuais, como a possibilidade de explorar outros planetas — nesse caso, Marte. Publicado na clássica coleção Vaga-Lume, o livro de Luiz Antonio Aguiar traz a história de uma população que há muito tempo vive no Planeta Vermelho, mas que nada conhece sobre a Terra, seu local de origem. Repleto de referências históricas, geográficas e literárias, Os Marcianos acompanha o processo de descoberta sobre o passado desse povo. De forma criativa, Aguiar leva às crianças o atual debate frente à possibilidade de ocupar Marte em breve.
Em A Lágrima do Robô, da Editora Ática, conhecemos a história de Plínio, um robô criado para substituir a mão de obra humana em uma fábrica de carros, o que impulsiona uma revolta por parte dos funcionários. A narrativa envolvente de Carlos Eduardo Novaes traz humor e reflexões relevantes sobre o futuro, promovendo o debate sobre o avanço das inteligências artificiais e o desaparecimento de profissões.
Obras distópicas que se apoiam em elementos da ficção científica também levantam discussões importantes, como Cidade Maravilhosa, de Ivan Jaf. A obra da Atual Editora retrata a vida da população de uma cidade artificial, Satel Nova Copacabana, que, por conta do grande desequilíbrio ecológico, precisou abandonar o verdadeiro Rio de Janeiro e partir para outra órbita. Fantasiando sobre o futuro, o autor alerta sobre problemas climáticos e ecológicos do nosso tempo.
Para quem tem dificuldade em se concentrar em histórias mais longas, uma boa pedida é a coletânea Histórias de Ficção Científica, da Editora Ática. O livro reúne doze contos de autores clássicos, como Edgar Allan Poe e H. G. Wells, que retratam temas como a relação do ser humano com o meio ambiente, as novas tecnologias e a vida extraterrestre.
6 livros de ficção científica para instigar a imaginação dos jovens
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura