Artista paraibano traz ao espaço esculturas de sua pesquisa sobre escrita, imagem e desejo
A CAIXA Cultural São Paulo recebe, a partir do dia 20 de outubro, a exposição Igbaki ou assentamento da anunciação, de Thiago Costa. Com curadoria de Marcelo Campos, a mostra traz ao espaço trabalhos do artista que são frutos de sua pesquisa sobre as palavras e a linguagem visual. O projeto conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
A mostra apresenta algumas de suas esculturas em vergalhão, material comumente usado na construção civil. No trabalho, o vergalhão forma a imagem, atuando em uma estruturação do invisível. Entre flechas e facas, o artista questiona a distinção colonial entre arte, trabalho e cotidiano.
Os Igba/kis, duas palavras da língua yorubá, de origem africana, o artista uniu-as para nomear estas materialidades escultóricas que se apresentavam. Igba – assentamento, Ki - anunciação. Tal gesto tridimensional do artista parte de uma pesquisa sobre a literatura oral afro-brasileira, a exemplo dos Oríkìs, cosmograma bantu, itãs, entre outros.
A experiência gráfica atrelada a formas e gestos de comunicação e manifestação é parte de tradições e filosofias negras enquanto metodologias de encantamento, enquanto um gesto de condução do desejo e da possibilidade de autocriação. Para Thiago Costa, os Igbakis é um cruzamento de temporalidades, onde a construção visual nos abre um caminho para pensar a nossa relação com a palavra, imagem e som, a partir das formas.
Sobre o artista Thiago Costa
Thiago Costa é um artista paraibano multidisciplinar, que se interessa na insuficiência da linguagem, na dobradura pictórica da palavra, relacionando imagens com possibilidades de imaginar, onde sua pesquisa passa por uma espécie de arqueologia da memória do rastro e da invenção. Atualizando tradições, experimentando traduções, entre materialidades diversas, o trabalho ganha formas e sentidos dentro do vocabulário sensível do artista. Costa também dirigiu e roteirizou curtas metragens, como Santos imigrantes (2018) Axó (2019) Visitas (2020) Calunga Maior (2021) e Axé meu amor (2022). Em 2021 lançou seu primeiro livro "Obé – Poesias y Orikis". Já recebeu diversos prêmios, como no Museu é Mundo (2023), Delmiro Gouveia - Fundação Joaquim Nabuco, Prêmio Negras Narrativas - Amazon Prime, entre outros.
CAIXA e Cultura
A CAIXA desenvolve, há 43 anos, ações voltadas à difusão da cultura brasileira em seus espaços culturais: de oficinas de arte-educação à promoção de espetáculos de música, dança e teatro, além de exposições de obras de arte de ações para divulgação dos Acervos preservados pela CAIXA. Além da programação presencial nas unidades, a instituição promove atividades on-line, como mediações e cursos de formação. Mais informações disponíveis no site da CAIXA Cultural.
SERVIÇO:
[Artes Visuais] Igbaki ou assentamento da anunciação
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
(próxima à estação Sé do Metrô).
Datas: 20 de outubro a 3 de dezembro de 2023
Horário: Terça a Sábado, das 10h às 18h; Domingo das 9h às 17h.
Curadoria: Marcelo Campos
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso a pessoas com deficiência.
Informações: (11) 3321-4400 | CAIXA Cultural.
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Caixa Cultural São Paulo recebe a exposição "IGBAKI" de Thiago Costa
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura