Inscrições estão abertas e toda a programação é gratuita
Novembro promete ser um mês de descobertas e reflexões nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Maestro Juan Serrano. Com uma agenda repleta de atividades, as unidades abordam diferentes segmentos, entre eles, a colagem afrofuturista, uma análise aprofundada sobre a produtora audiovisual A24, um espetáculo que desafia estereótipos e preconceitos, além de uma formação em cenografia.
As unidades Oswald de Andrade e Maestro Juan Serrano estão localizadas nas regiões do Bom Retiro e Taipas, respectivamente, e integram Oficinas Culturais, Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Algumas atividades exigem inscrição, pontuadas no final do texto (Serviço). Confira os destaques da programação.
Oficina Cultural Oswald de Andrade
O encontro de colagens, samples imagéticos e os afrofuturismos, no dia 18 de novembro, das 14h às 18h, tem o objetivo de promover uma intersecção entre a criatividade da cultura afro e o futuro, com destaque para os elementos estéticos e sociais da cultura afrofuturista, buscando inspiração em ficções científicas e estimulando o pensamento crítico dos participantes. A atividade será conduzida por Rodrigo Zaim, arte-educador e curador; e Ramo Negro, artista visual e especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Por meio dessa atividade, os participantes também poderão participar de uma visita mediada no ateliê Co. Vil na Funarte ( Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo) e da caminhada em territórios negros localizados entre as regiões de Campos Elísios e Bom Retiro, bairro onde a Oficina Cultural Oswald de Andrade está localizada.
Já a formação O terror da A24 - curadoria de uma produtora independente e ascensão do gênero será com os críticos de Cinema Carissa Vieira e Filippo Pitanga. Os cinéfilos serão apresentados aos elementos de linguagem, conteúdo e estética do trabalho da A24 e do gênero terror que a produtora vem desenvolvendo. De 27 a 30 de novembro, das 18h às 21h, serão analisados alguns dos maiores marcos do século XXI, desenvolvidos por essa produtora que cresceu e destacou novos nomes na direção, entre eles, Barry Jenkins, Greta Gerwig, Ari Aster e Charlotte Wells. Essa atividade faz parte do 15º Cinefantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico.
Ainda no campo audiovisual ocorre a exibição comentada do documentário Omi Dourada, uma obra que aborda os 50 anos de trajetória espiritual de Zuleide Viana de Sousa, conhecida como Mãe Zu, no universo do Candomblé e da Umbanda. Produzido por Gabarito 1.61 Produções Artísticas, o filme oferece um olhar sensível e autêntico sobre a vida e os ensinamentos desta mulher preta e nordestina. O documentário poderá ser assistido nos dias 21 e 25 de novembro, terça-feira às 19h e sábado às 18h. Na terça-feira, 21/11, a exibição terá o comentário dos diretores e criadores da obra, William Gutierre e Léo Bertero, bem como a participação de Fernanda dos Santos, jornalista.
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
No dia 23 de novembro, das 14h às 15h, a Frigideira Cia. de Teatro apresenta o espetáculo Sem padrões: o majestoso plano de Alice, protagonizado por atrizes negras e conta a história de um reino onde ser feliz era a regra, mas um dia a rainha toma uma decisão que ameaça a alegria do reino, inclusive de Alice. Entre fantasia e realidade, a peça propõe uma reflexão sobre estereótipos e preconceitos. Essa peça é voltada para todas as idades, principalmente para o público infantil.
As pessoas interessadas em um novo ofício e geração de renda poderão se inscrever no curso de Cenografia artística em espuma expansiva, no qual vão aprender a criar peças tridimensionais para compor ambientes cenográficos e decoração de interiores. A artista plástica e decoradora Lu Chiavone ensina como utilizar a espuma expansiva para o desenvolvimento de diversos objetos com texturas e relevos diferentes. Os encontros ocorrem durante os dias 14 a 28 de novembro, das 14h30 às 17h.
Para conhecer a agenda completa dessas unidades, acesse o site do programa Oficinas Culturais.
SERVIÇO:
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
COLAGENS, SAMPLES IMAGÉTICOS E OS AFROFUTURISMOS
Coordenação: Ramo Negro e Rodrigo Zaim
18/11 - sábado - 14h às 18h
Faixa etária: 16 anos
Inscrições: até 10/11 clique aqui | 20 vagas
EXIBIÇÃO COMENTADA DO DOCUMENTÁRIO: OMI DOURADA
21 e 25/11 - terça-feira às 19h; e sábado às 18h
Faixa etária: 16 anos | 30 lugares
Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência
Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Léo Bertero e William Gutierre
Produção: Gabarito 1.61 produções artísticas
O TERROR DA A24 - CURADORIA DE UMA PRODUTORA INDEPENDENTE E ASCENSÃO DO GÊNERO
Coordenação: Filippo Pitanga e Carissa Vieira
27 a 30/11 - segunda à quinta-feira - 18h às 21h
Faixa etária: 16 anos
Inscrições: até 20/11 clique aqui | 40 vagas
---------------
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.
Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.
OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
SEM PADRÕES: O MAJESTOSO PLANO DE ALICE
Frigideira Cia. de Teatro
23/11 - quinta-feira - 14h às 15h
Faixa etária: livre | Vagas: 40
CENOGRAFIA ARTÍSTICA EM ESPUMA EXPANSIVA
Coordenação: Lu Chiavone
14/11 a 28/11 - terças-feiras - 14h30 às 17h
Faixa etária: 18 anos
Inscrições: até 8/11 clique aqui | 12 vagas
Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Maestro Juan Serrano: colagem afrofuturista, teatro e criatividade no audiovisual são alguns destaques de novembro
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura