Série inédita discute o apagamento da identidade e da cultura negras e como elas enriqueceram a história do Brasil

Lançamentos e livros
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times


Chega ao Curta! a série "A Ética do Silêncio" que, em cinco episódios, deseja trazer à tona o passado, a cultura e a identidade dos afrodescendentes, apagados de forma sistemática pela história oficial. Apresentada pelo próprio diretor, Joel Zito Araújo, a produção se utiliza dos recursos do gênero documental — com depoimentos de especialistas no tema — e de performances de atores e cenas de filmes que ajudam na narrativa.
 

O título da série é como Joel Zito e os entrevistados chamam esse apagamento, que propositalmente exclui a contribuição de negros e negras da historiografia. Esse sistema os transporta para um lugar subalterno e submisso — ou até mesmo invisível — no imaginário popular brasileiro. Por isso, há em "A Ética do Silêncio" a intenção de recuperar o protagonismo dos afrodescendentes e recontar a História sob nova perspectiva.
 

No primeiro episódio, a série fala de pessoas pretas que não eram escravizadas — ou que foram libertadas — e que realizaram grandes feitos no século XIX, como André Rebouças e Luís Gama. E ainda contesta a ideia de que a abolição da escravidão no Brasil foi uma condescendência da então família imperial, mais precisamente da Princesa Isabel, que ficou conhecida como "A redentora" por ter assinado a Lei Áurea.
 

"A ética do silêncio não apenas escondeu toda a resistência de pessoas escravizadas e de homens livres que, de fato, fizeram a abolição, como forjou novos estereótipos. Desse mito da dádiva da princesa, a abolição passou a ser construída no imaginário nacional como a obra da raça branca emancipadora em favor da raça negra emancipada", explica Joel Zito.
 

"A Ética do Silêncio" também estará no Curta!On – Clube de Documentários, streaming disponível na Claro TV+ e no site oficial do CurtaOn. Novos assinantes do site têm sete dias de degustação gratuita. A estreia no Curta! é na Sexta da Sociedade, dia 17, 23h.

 

Maratona da Consciência Negra:

mais de 24h dedicadas às questões raciais no Curta!

Por mais um ano, o Curta! apresenta a Maratona da Consciência Negra que, desta vez, se estenderá por mais de 24h durante o fim de semana que antecede o Dia da Consciência Negra — comemorado na segunda-feira, 20 de novembro. Serão 26 produções relacionadas às questões raciais.

 

A Maratona começa no sábado, dia 18, às 22h, com "Maya Angelou: Ainda me levanto". No domingo, a programação traz biografias de pessoas pretas de destaque em suas áreas, como "Carolina Maria de Jesus", "Toni Morrison – Os Fantasmas da América" "Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro"; produções sobre História e racismo, como "Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana" "A Última Abolição"; sobre religiosidade de origem africana, como "Caminhos dos Orixás"; entre outros temas sempre dedicados às reflexões sobre raça.

 

No CurtaOn – Clube de Documentários, será disponibilizada uma pasta especial com 70 conteúdos entre filmes e episódios de séries relacionados à temática, incluindo: "Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro""Meu Amigo Fela""Teatro Experimental do Negro" e "Caminho dos Orixás". A seleção vai estar disponível na Claro TV+ e no site oficial do CurtaOn. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo.

 

Em outra categoria

  • Na capital paulista, busca por intercâmbio registrou alta de 20% em 2023;
  • Evento apresentará programas voltados para todas as idades, desde adolescentes que buscam por preparação universitária; profissionais interessados por cursos de qualificação, e pessoas com mais de 50 anos

Com o objetivo de reunir em um só lugar as melhores escolas internacionais para atender quem quer estudar no exterior, o STB, consultoria especializada em educação internacional, promove no dia 16 de março, em São Paulo, a primeira edição da Feira do Intercâmbio STB em São Paulo. O evento, gratuito, acontece presencialmente e é voltado para os mais diversos públicos, entre eles adolescentes que buscam por preparação universitária, profissionais interessados por cursos de qualificação e até mesmo pessoas com mais de 50 anos que enxergam no intercâmbio a oportunidade de descobrir o mundo, fazer networking internacional e aproveitar o tempo livre com novas atividades de lazer.

Os participantes podem obter descontos de até 40% na escolha do programa durante a feira. As inscrições podem ser feitas no site do evento, e o ingresso dará acesso gratuito a palestras e rodas de conversa com quem já viveu essa experiência transformadora.

Esse é o maior evento de educação internacional realizado pelo STB, com instituições dos mais diversos países. “Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros a oportunidade de contato com grandes instituições de ensino para que conheçam programas exclusivos. O STB terá uma loja durante o evento para oferecer aos participantes uma consultoria completa”, conta Christina Bicalho, vice-presidente do STB.

Dados do STB mostram que o mercado de intercâmbio na capital paulista apresentou crescimento de 20% em 2023 em relação a 2022.

Programação

Na programação do evento, estarão presentes instituições internacionais como UCLA Extension, New York FIlm Academy, Istituto Marangoni, Kaplan, EC English, Kings Education e muito mais. Jovens adolescentes terão informações sobre o programa Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse modelo, o estudante tem a oportunidade de aprofundar os estudos em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.

Haverá atendimento também para programas de ensino médio no exterior (high school); intercâmbio para público 50+; estudo e trabalho e programas de trabalho nos Estados Unidos (Au Pair e Work and Travel); graduação e pós-graduação fora do Brasil (higher education); extensão universitária; intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer mais informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas.

“O STB atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo intercâmbios personalizados de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa e para os mais diversos públicos, em todas as fases da vida. Com a feira, queremos justamente colocar nossos estudantes em contato direto com renomadas instituições de ensino globalmente conhecidas e que são parceiras do STB, para que possam tirar as dúvidas e escolher o melhor programa de intercâmbio”, afirma Christina.

SERVIÇO

Feira: Feira do Intercâmbio STB

Data: 16 de março

Horário: Das 13h às 18h

Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233, Salão das Américas, Jardim Paulista - São Paulo, SP

Inscrição:https://www.sympla.com.br/evento/feira-do-intercambio-stb/2332558?utm_source=assessoria&utm_medium=direto&utm_campaign=evento-geral-assessoria-trafego-feira_do_intercambio_sp

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos

Oportunidades são resultado de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)
 

Está aberto edital do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), que oferece oito mil vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de turismo.
 

Dentre as opções estão: agente de recepção e reserva em meios de hospedagem; copeiro; garçom; mensageiro em meio de hospedagem e espanhol básico e intermediário. As vagas foram abertas em janeiro deste ano, mas, após a uma retificação no edital, houve a disponibilização de outras 2 mil oportunidades.
 

Os cursos, oferecidos na modalidade EaD (ensino a distância), são uma chance de qualificação à comunidade, proporcionando acesso a conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro e podem ser feitas por meio do link Link.
 

MAIS QUALIFICAÇÃO - A oferta de qualificação profissional tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação disponibilizado no portal Link, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros.
 

É o caso do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que, em parceria junto ao MTur, está com mais de 500 vagas abertas para cursos de inglês e espanhol aplicados a serviços turísticos.
 

Condutores e guias de turismo, estudantes de Turismo e profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor podem se inscrever até 03 de março, pelo link Link.
 

Há 268 vagas para os cursos de inglês e outras 260 para os de espanhol, sendo que o candidato pode se inscrever em apenas um deles.

Os interessados não precisam ter conhecimentos musical e ou vocal prévios e poderão participar de aulas experimentais gratuitas nos dias 23 e 26 de fevereiro

Escola de Música do Parque Ibirapuera, administrada pela Urbia, está com inscrição abertas para os cursos livres semestrais de musicalização 'Barulho não, Música!', voltado para crianças e de canto em grupo 'De tudo se faz Canção', para adultos. As vagas são limitadas e os primeiros inscritos recebem o desconto especial de 10% sobre o valor total em cada um dos cursos.
 

Os interessados, com ou sem conhecimentos musical e ou vocal prévios, poderão participar de uma aula experimental gratuita de musicalização nesta sexta-feira (23/2), das 9h às 10h30 ou 14h30 às 16h. Já no dia 26, a aula de canto em grupo será 19h30 às 21h. Para isso, os candidatos devem contatar a Central da Escola de Música pelo (11) 97669-6536 e confirmar a presença. As aulas experimentais acontecerão no Auditório do Parque Ibirapuera.  
 

O objetivo dos cursos é proporcionar uma introdução significativa ao mundo da música, por meio de instrumentos musicais ou canto, além de momentos de apreciação musical, explorações da linguagem, instrumentos e técnicas formais. Conheça os detalhes abaixo:
 

Musicalização Infantil – 'Barulho não, Música!'

O curso de musicalização 'Barulho, não! Música!', voltado a crianças entre sete e dez anos, terá início no dia 1° de março e as aulas ministradas sempre às sextas-feiras, na sede da Escola de Música do Parque Ibirapuera. Serão duas turmas com 20 vagas cada, divididas nos períodos da manhã, das 9h às 11h e tarde, das 14h30 às 16h30. As inscrições seguem até o dia 29 de fevereiro ou até as vagas serem preenchidas. Os interessados devem acessar o UrbiaPass para fazer a inscrição e obter mais informações.
 

O aprendizado será guiado pelo saxofonista e professor, Danilo Rocha. Ele é formado pela Escola de Música do Parque Ibirapuera e pela EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim). Atua como músico e professor em diversas escolas e projetos na cidade de São Paulo, além de ser integrante dos grupos Quarteto Saxofonando, Sexteto Ubuntu, Banda Aldeia e Banda Nova Malandragem.

 

Canto em grupo para adultos - 'De tudo se faz Canção'

O curso de canto em grupo 'De tudo se faz Canção', segue para a sua segunda edição, e é voltado a pessoas a partir de 18 anos. As aulas terão início no dia 4 de março e serão ministradas sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, na sede da Escola de Música do Parque Ibirapuera. No total são 45 vagas e as inscrições seguem até o dia 3 de março ou até completar a capacidade máxima. Os interessados devem acessar o UrbiaPass para fazer a inscrição e obter mais informações.

 

O regente Daniel Reginato, reconhecido por seu talento como educador, artista e pesquisador musical será um dos professores do curso. Com vasta experiência em diversos contextos educacionais, Reginato terá como um de seus pontos principais os elementos da linguagem musical. Ele é mestre em Educação pela PUC São Paulo (Pontifícia Universidade Católica) e é bacharel em Música pela USP (Universidade de São Paulo).

 

Ensaios e apresentações

Ambos os cursos contemplam ensaios e apresentações em um dos palcos mais famosos de São Paulo, o icônico Auditório Ibirapuera, com plateia para até 800 pessoas. As aulas acontecerão no Auditório, obra arquitetônica de Oscar Niemeyer (Avenida Pedro Álvares Cabral - Parque Ibirapuera - entrada Portão 2).

 

Por dentro da Escola de Música do Parque Ibirapuera

A Escola de Música do Parque Ibirapuera é um importante centro de educação musical localizado em São Paulo. Oferece uma variedade de cursos e atividades para crianças, jovens e adultos, proporcionando uma formação musical de qualidade e estimulando a expressão artística. Com uma equipe de professores qualificada e uma estrutura de ponta, a escola é reconhecida por sua excelência no ensino da música brasileira.

O espaço oferece uma excelente estrutura com salas de aula e estúdios projetados para proporcionar conforto acústico e estimular a criatividade musical. O ambiente é amplo e foi cuidadosamente planejado para garantir a melhor experiência de aprendizado aos alunos.