Pesquisadora e escritora Ana Helena Reis lança livro de contos na Livraria da Travessa no dia 9 de abril

Lançamentos e livros
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em "Conto ou não conto", publicado pela editora Paraquedas, a autora convida o leitor a refletir sobre temáticas como medo, indignação, preconceito, amor, envelhecimento e desigualdades

 

Após participar de antologias com outros escritores ao longo de sua carreira, a pesquisadora e escritora paulistana Ana Helena Reis  (@pinceldecronica) lança o primeiro livro solo, chamado  "Conto ou não conto?" (Editora Paraquedas, 124 págs.). A obra pauta a observação do cotidiano ao longo de 34 contos que mergulham em reflexões acerca de relações afetivas, dilemas sociais e conflitos interiores. Adotando hibridez nos formatos e temas ao longo da obra, a autora intercala assuntos leves, por vezes nostálgicos, com outros mais profundos e densos, buscando equilíbrio e fluidez na obra, que perpassa assuntos como o medo, a indignação, o preconceito, o amor, o envelhecimento, a intolerância e as desigualdades. 

 

O livro será lançado no dia 9 de abril, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Villalobos (Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777, segundo piso), localizado no Jardim Universidade Pinheiro, em São Paulo, capital.

 

O livro é uma coletânea de contos variados, que tem como fio condutor o olhar da autora para situações cotidianas que podem despertar memórias afetivas e reflexões. "De uma forma às vezes irônica e divertida, outras vezes dramática ou surpreendente, minha ideia é despertar o leitor para os conflitos interiores que enfrentamos", explica. "Escolhi esses temas porque creio que eles fazem parte dos nossos questionamentos, nossos sentimentos muitas vezes inconfessos."

 

A escrita de Ana Helena tem como principal característica a fluidez do texto.  A autora busca uma linguagem pouco rebuscada, "com um toque de ironia que imprime leveza ao texto, mesmo quando o tema é, por si só, mais dramático". "Gosto de narrativas que deixam em suspenso a resolução da trama, que às vezes se revela ao final, às vezes fica subentendida, para a interpretação do leitor", evidencia.

 

A abertura da coletânea com o conto "Medo da Chuva" (pág. 12 e 13) faz com que o leitor entre em contato com o lado mais inocente de sua criança interior, e seja surpreendido ao se deparar com os contos seguintes. Em uma conversa entre mãe e filha, a garotinha tenta convencer a mãe a deixá-la brincar na chuva, com argumentos em uma linguagem que transparece a essência sonhadora infantil, transportando o leitor para uma época da vida mais inocente e nostálgica.

 

 Ao adentrar, porém, no segundo conto, "Casamento de risco" (pág. 13 a 17), a atmosfera é modificada. Logo de início a personagem principal, Olívia, encontra-se em uma sessão de terapia tentando descobrir o que aconteceu com sua mãe no passado e o porquê de não conseguir se entregar por completo ao marido. Ao longo da narrativa, vão sendo apresentados  dilemas e flashes de memórias da paciente criando, assim, um quebra-cabeças que prende o leitor até sua resolução.

 

Nas páginas seguintes, o leitor passa a se deparar com contos em diferentes vozes narrativas. "Maria, que merece viver e amar..." (pág. 38 a 41), escrito em formato epistolar, reflete sobre a violência contra a mulher.  Já no conto que nomeia o livro, "Conto ou não conto?" (pág. 42 e 43), a escritora adota um fluxo de consciência para evidenciar o dilema da narradora sobre a decisão de dar ou não uma importante notícia que poderá abalar sua família. Destaca-se ainda o conto "Arrimo de Família" (pág. 44 e 45), escrito em versos rimados, narrado a partir da perspectiva de um cão de rua.

 

Escrever literatura: um ofício inesperado

 

Pesquisadora do comportamento humano. Investigadora de si mesma. Escritora do cotidiano. Ilustradora de devaneios. É como se define Ana Helena Reis, que, aos 73 anos, conta com uma carreira profissional consagrada: formada em administração de empresas pela EAESP/FGV e mestre pela FEA/USP, é empresária, já publicou diversos livros acadêmicos, papers e trabalhos de pesquisa. Também conta com uma extensa vida acadêmica, tendo sido professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) na Faculdade de Economia e Administração durante 15 anos.

 

Sua área de especialidade em pesquisa é comportamento do consumidor - a observação, investigação e análise do comportamento das pessoas sempre foi um fascínio. "O próprio objeto do meu trabalho me proporcionou a oportunidade de desenvolver a escrita criativa - que inicialmente era um hobby e foi se tornando cada vez mais uma atividade paralela", conta. "A pandemia foi providencial para que eu migrasse totalmente da escrita profissional para a literária, desde então minha atividade principal."

 

Embora escreva desde sempre, vide seus "diários infindáveis" da adolescência, começou a dedicar-se com mais afinco à literatura em 2019, quando passou a publicar contos, crônicas e resenhas no blog Pincel de Crônica. Foi esse blog, cujo nome faz referência à pintura, sua outra paixão, que deu substância para a criação do livro, também influenciado por autores que consome: cronistas e contistas como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector e Luís Fernando Veríssimo; e, de forma mais ampla, Saramago e García Marquez. 

 

"A escrita de contos está sendo muito transformadora para mim. Criar personagens e situações de ficção é como uma catarse de tudo o que foi sendo acumulado nas minhas lembranças afetivas, porque o escritor, mesmo quando trabalha com a ficção, está colocando uma parte de si naquele texto. Isso acredito que é muito libertador e fez fluir muitos guardados da minha caixa de pandora."

Em outra categoria

Evento: Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time

Data: 23 de maio

Local oficial: Lili Bar, Vila Madalena, R. Aspicuelta, 436

Horário: Das 20h às 01h

Realização: Agência Projeta e Louder

O Bloke Core, um estilo que vem ganhando espaço no mundo da moda, inspirado pela paixão mundial pelo futebol, está em evidência. A tendência incorpora itens esportivos ao look, especialmente camisas de futebol. Em homenagem a essa moda que une estilo e esporte, está chegando o Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time!

Este evento, na sua primeira edição, será realizado no Lili Bar, localizado na Vila Madalena, no dia 23 de maio, das 20h à 01h. Com capacidade para até 350 pessoas, o Bloke Baile reunirá admiradores e colecionadores de camisetas de futebol, oferecendo um ambiente animado com música brasileira e a presença de influenciadores conhecidos.

Os participantes terão a oportunidade de ver, de perto, camisas históricas de times e da Seleção Brasileira, além de desfrutar de atrações como Freestyle, apresentações de Bboys e DJs. Já estão confirmadas as presenças de influenciadores como Raquele Freestyle, Diego Freestyle, Barbara Saryne e Armandinho, entre outros. Além disso, haverá sorteios de camisas durante o evento.

Os convidados deverão comparecer vestidos com camisas de time, seja ela histórica, colecionável ou simplesmente a favorita. É proibida a entrada de menores de 18 anos.

Compra de Ingressos

Os ingressos para o Bloke Baile estão disponíveis apenas antecipadamente e podem ser adquiridos através do link:  https://www.sympla.com.br/bloke-baile__2391176

  • Na capital paulista, busca por intercâmbio registrou alta de 20% em 2023;
  • Evento apresentará programas voltados para todas as idades, desde adolescentes que buscam por preparação universitária; profissionais interessados por cursos de qualificação, e pessoas com mais de 50 anos

Com o objetivo de reunir em um só lugar as melhores escolas internacionais para atender quem quer estudar no exterior, o STB, consultoria especializada em educação internacional, promove no dia 16 de março, em São Paulo, a primeira edição da Feira do Intercâmbio STB em São Paulo. O evento, gratuito, acontece presencialmente e é voltado para os mais diversos públicos, entre eles adolescentes que buscam por preparação universitária, profissionais interessados por cursos de qualificação e até mesmo pessoas com mais de 50 anos que enxergam no intercâmbio a oportunidade de descobrir o mundo, fazer networking internacional e aproveitar o tempo livre com novas atividades de lazer.

Os participantes podem obter descontos de até 40% na escolha do programa durante a feira. As inscrições podem ser feitas no site do evento, e o ingresso dará acesso gratuito a palestras e rodas de conversa com quem já viveu essa experiência transformadora.

Esse é o maior evento de educação internacional realizado pelo STB, com instituições dos mais diversos países. “Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros a oportunidade de contato com grandes instituições de ensino para que conheçam programas exclusivos. O STB terá uma loja durante o evento para oferecer aos participantes uma consultoria completa”, conta Christina Bicalho, vice-presidente do STB.

Dados do STB mostram que o mercado de intercâmbio na capital paulista apresentou crescimento de 20% em 2023 em relação a 2022.

Programação

Na programação do evento, estarão presentes instituições internacionais como UCLA Extension, New York FIlm Academy, Istituto Marangoni, Kaplan, EC English, Kings Education e muito mais. Jovens adolescentes terão informações sobre o programa Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse modelo, o estudante tem a oportunidade de aprofundar os estudos em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.

Haverá atendimento também para programas de ensino médio no exterior (high school); intercâmbio para público 50+; estudo e trabalho e programas de trabalho nos Estados Unidos (Au Pair e Work and Travel); graduação e pós-graduação fora do Brasil (higher education); extensão universitária; intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer mais informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas.

“O STB atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo intercâmbios personalizados de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa e para os mais diversos públicos, em todas as fases da vida. Com a feira, queremos justamente colocar nossos estudantes em contato direto com renomadas instituições de ensino globalmente conhecidas e que são parceiras do STB, para que possam tirar as dúvidas e escolher o melhor programa de intercâmbio”, afirma Christina.

SERVIÇO

Feira: Feira do Intercâmbio STB

Data: 16 de março

Horário: Das 13h às 18h

Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233, Salão das Américas, Jardim Paulista - São Paulo, SP

Inscrição:https://www.sympla.com.br/evento/feira-do-intercambio-stb/2332558?utm_source=assessoria&utm_medium=direto&utm_campaign=evento-geral-assessoria-trafego-feira_do_intercambio_sp

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos

Oportunidades são resultado de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)
 

Está aberto edital do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), que oferece oito mil vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de turismo.
 

Dentre as opções estão: agente de recepção e reserva em meios de hospedagem; copeiro; garçom; mensageiro em meio de hospedagem e espanhol básico e intermediário. As vagas foram abertas em janeiro deste ano, mas, após a uma retificação no edital, houve a disponibilização de outras 2 mil oportunidades.
 

Os cursos, oferecidos na modalidade EaD (ensino a distância), são uma chance de qualificação à comunidade, proporcionando acesso a conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro e podem ser feitas por meio do link Link.
 

MAIS QUALIFICAÇÃO - A oferta de qualificação profissional tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação disponibilizado no portal Link, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros.
 

É o caso do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que, em parceria junto ao MTur, está com mais de 500 vagas abertas para cursos de inglês e espanhol aplicados a serviços turísticos.
 

Condutores e guias de turismo, estudantes de Turismo e profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor podem se inscrever até 03 de março, pelo link Link.
 

Há 268 vagas para os cursos de inglês e outras 260 para os de espanhol, sendo que o candidato pode se inscrever em apenas um deles.