Google impede a instalação de APKs no Android

Tecnologia
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Google impedirá a instalação de aplicativos em formato APK que não sejam provenientes de desenvolvedores verificados em celulares Android, uma medida que terá como exceção a ferramenta Android Debug Bridge.

Os aplicativos Android distribuídos fora da Play Store devem estar vinculados a um desenvolvedor verificado, uma medida que o Google anunciou em agosto e que visa reforçar a segurança do ecossistema de seu sistema operacional móvel.

Essa decisão afeta a instalação de aplicativos APK da Internet, embora o Google mantenha uma exceção: a ferramenta Android Debug Bridge (ADB), de acordo com o meio de comunicação italiano SmartWorld.

Essa é uma ferramenta voltada para desenvolvedores, que permite que um telefone Android seja conectado a um computador, com ou sem fio, para instalação. É um processo mais complexo do que o simples download do aplicativo, pois usa linhas de comando e destina-se a ajudar os desenvolvedores a testar, modificar e depurar aplicativos.

O Google acredita que esse sistema com ADB reduz o risco de malware, pois as opções do desenvolvedor e a depuração USB devem ser ativadas se a conexão for feita via cabo.

Além disso, a verificação do desenvolvedor não será mais realizada com o Play Protect, mas com o Android Developer Verifier, que não pode ser desativado, impedindo assim o acesso aos controles.

Em outra categoria