Tecnologia garante que receitas sejam seguidas à risca em redes de restaurantes

Tecnologia
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Como é possível integrar a cozinha de uma rede de restaurantes, relacionando a compra e envio de insumos de forma sincronizada com o seu consumo, reduzindo quebras de produtos e tendo o controle financeiro de toda a operação de forma simples?

Esta foi a pergunta que o restaurante La Mole, com unidades no Rio de Janeiro e em Niterói, se fez no começo de 2023. A resposta veio por meio de uma transformação digital.

Fundado em 1958 e conhecido pela sua tradição culinária, o La Mole iniciou a implantação de uma plataforma de gestão digital onde era possível ter acesso a todos os processos das suas cozinhas em tempo real, de forma automática e centralizada.

Agora tudo o que entra no estoque é relacionado no sistema, e a medida que a baixa é feita no PDV (Ponto de Venda ou sistema que registra as vendas) tudo é conciliado. "Quando o sistema registra a saída de um prato, a baixa de seus ingredientes é feita automaticamente. Assim, o restaurante pode providenciar itens que faltam e evitar que algum prato não esteja disponível aos clientes por falta de insumos. Sem contar que essa solução também evita desperdícios e traz um controle maior à administração dos estabelecimentos", explica Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, empresa que desenvolveu o ERP EVEREST, sistema de gestão utilizado pelo La Mole em suas lojas.

Relacionado a este processo está a Ficha Técnica, onde cada item que compõe o prato e a forma de prepará-lo são descritos como em uma receita que deve ser seguida à risca por todas as cozinhas da rede, garantindo a padronização efetiva do que é servido ao cliente. "A padronização permite que a qualidade de um prato seja repetido pelos restaurantes dessa rede", diz Eduardo. 

O especialista explica que ao integrar as movimentações do estoque com as vendas registradas pelo PDV é possível gerar indicadores que poderão ajudar a calcular quais os itens que possuem maior saída e, com isso, prever com mais segurança o consumo e as necessidades de reposição. Assim, será possível realizar negociações mais vantajosas junto aos fornecedores, buscando melhores preços e prazos menores de entrega. 

No final, isso reduz os custos, e pode melhorar o preço para o consumidor. "Podemos ser mais competitivos. No momento que estávamos terminando a implantação já tínhamos observado ganhos significativos neste quesito, como a redução de cinco pontos percentuais no CMV (Custo de Mercadoria Vendida)”, conta José Manuel Silva, coordenador de TI do La Mole. 

Segundo ele, o restaurante também automatizou diversas tarefas administrativas como a conciliação de caixas, a gestão de inventários, o contas a pagar, o contas a receber, o processo de compras, e todo o controle das contas bancárias da empresa. Além disso, a emissão da DRE ficou mais simples e a gestão do fluxo de caixa, mais preciso. "Tudo foi integrado e possibilitou aos gestores poder olhar o negócio como um todo, permitindo maior eficiência operacional e tomadas de decisões estratégicas mais assertivas". 

Tecnologia utilizada no setor financeiro

A automação das tarefas administrativas possibilitou à La Mole reduzir os custos do setor financeiro. "Antes, as DREs (Demonstração do Resultado do Exercício) - um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período - eram gerados em planilhas de Excel, com informações essenciais inseridas manualmente. A partir da implantação da plataforma, os demonstrativos puderam ser emitidos diretamente no sistema a qualquer momento, possibilitando a rastreabilidade dos lançamentos e uma tomada de decisão infinitamente mais rápida”, sublinha Silva. 

Para o CCO da ACOM, "a gestão eficiente constitui a base para o sucesso e a expansão no segmento". “É válido ressaltar que os dados obtidos desempenham um papel essencial, fornecendo insights valiosos que orientam a tomada de decisões estratégicas fundamentais", afirma. 

Ele explica ainda que a implementação de ferramentas analíticas é importante para ajudar o gestor a identificar tendências de consumo, prever cenários, analisar os resultados, e avaliar a eficácia das ações comerciais. “Os resultados mostram como a tecnologia, aliada à análise de dados, pode gerar avanços no desempenho e no crescimento dos estabelecimentos”, diz Eduardo.

Em outra categoria

O projeto Cultural Das Letras, que já implantou mais de 50 estantes literárias e beneficiou mais de 20 mil crianças pelo Brasil, oferece mais uma palestra gratuita sobre a arte de contar histórias. Durante o maior evento Literário da América Latina, a palestrante Paula Negrão entra em cena para levar ao público a importância da literatura em sala de aula, além de técnicas para encantar os jovens e estimular a imaginação. A palestra Ação Formativa Ler e Contar para Encantar acontecerá dia 13 de setembro, às 14h, na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. "Vamos ressaltar como a leitura, através da audição de boas histórias, pode auxiliar na educação e no desenvolvimento de quem as escuta", conta a Paula Negrão, narradora de histórias, mediadora de leitura e pesquisadora.

Além da palestra na Bienal, o projeto Das Letras ofereceu mês passado aos educadores das escolas EMEI Carlos Drummond e EMEF Almeida Junior, de São Paulo, oficinas com técnicas para trabalhar com a literatura em sala de aula e como construir uma narrativa criativa e lúdica, auxiliando no desenvolvimento dos alunos em sala de aula. "O DAS LETRAS é um projeto que, além de equipar espaços com estantes, livros, jogos pedagógicos e ambientações criativas, visa ampliar o conhecimento dos profissionais envolvidos na área para estimular o gosto pela leitura em tempos atuais. A palestra na Bienal será mais uma maneira de fazer esse propósito acontecer. Venham prestigiar!", convida Ana Paula Santos, da Villa7 Produções Culturais , responsável pela ação. A palestra do dia 13 de setembro será gratuita no Estande da Secretaria de Educação de São Paulo durante a Bienal. Acessível para PCDs, terá tradução em libras, também. A iniciativa faz parte da contrapartida social do projeto "Das Letras - Estante Literária", idealizado pela Vila7 Produções, em parceria com a Agroinfo. Produzido pela AH7 produções culturais e viabilizado pelo Ministério da Cultura, a palestra é uma parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo, com a Coordenadoria Pedagógica do núcleo da Academia Estudantil de Letras.

Evento: Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time

Data: 23 de maio

Local oficial: Lili Bar, Vila Madalena, R. Aspicuelta, 436

Horário: Das 20h às 01h

Realização: Agência Projeta e Louder

O Bloke Core, um estilo que vem ganhando espaço no mundo da moda, inspirado pela paixão mundial pelo futebol, está em evidência. A tendência incorpora itens esportivos ao look, especialmente camisas de futebol. Em homenagem a essa moda que une estilo e esporte, está chegando o Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time!

Este evento, na sua primeira edição, será realizado no Lili Bar, localizado na Vila Madalena, no dia 23 de maio, das 20h à 01h. Com capacidade para até 350 pessoas, o Bloke Baile reunirá admiradores e colecionadores de camisetas de futebol, oferecendo um ambiente animado com música brasileira e a presença de influenciadores conhecidos.

Os participantes terão a oportunidade de ver, de perto, camisas históricas de times e da Seleção Brasileira, além de desfrutar de atrações como Freestyle, apresentações de Bboys e DJs. Já estão confirmadas as presenças de influenciadores como Raquele Freestyle, Diego Freestyle, Barbara Saryne e Armandinho, entre outros. Além disso, haverá sorteios de camisas durante o evento.

Os convidados deverão comparecer vestidos com camisas de time, seja ela histórica, colecionável ou simplesmente a favorita. É proibida a entrada de menores de 18 anos.

Compra de Ingressos

Os ingressos para o Bloke Baile estão disponíveis apenas antecipadamente e podem ser adquiridos através do link:  https://www.sympla.com.br/bloke-baile__2391176

  • Na capital paulista, busca por intercâmbio registrou alta de 20% em 2023;
  • Evento apresentará programas voltados para todas as idades, desde adolescentes que buscam por preparação universitária; profissionais interessados por cursos de qualificação, e pessoas com mais de 50 anos

Com o objetivo de reunir em um só lugar as melhores escolas internacionais para atender quem quer estudar no exterior, o STB, consultoria especializada em educação internacional, promove no dia 16 de março, em São Paulo, a primeira edição da Feira do Intercâmbio STB em São Paulo. O evento, gratuito, acontece presencialmente e é voltado para os mais diversos públicos, entre eles adolescentes que buscam por preparação universitária, profissionais interessados por cursos de qualificação e até mesmo pessoas com mais de 50 anos que enxergam no intercâmbio a oportunidade de descobrir o mundo, fazer networking internacional e aproveitar o tempo livre com novas atividades de lazer.

Os participantes podem obter descontos de até 40% na escolha do programa durante a feira. As inscrições podem ser feitas no site do evento, e o ingresso dará acesso gratuito a palestras e rodas de conversa com quem já viveu essa experiência transformadora.

Esse é o maior evento de educação internacional realizado pelo STB, com instituições dos mais diversos países. “Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros a oportunidade de contato com grandes instituições de ensino para que conheçam programas exclusivos. O STB terá uma loja durante o evento para oferecer aos participantes uma consultoria completa”, conta Christina Bicalho, vice-presidente do STB.

Dados do STB mostram que o mercado de intercâmbio na capital paulista apresentou crescimento de 20% em 2023 em relação a 2022.

Programação

Na programação do evento, estarão presentes instituições internacionais como UCLA Extension, New York FIlm Academy, Istituto Marangoni, Kaplan, EC English, Kings Education e muito mais. Jovens adolescentes terão informações sobre o programa Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse modelo, o estudante tem a oportunidade de aprofundar os estudos em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.

Haverá atendimento também para programas de ensino médio no exterior (high school); intercâmbio para público 50+; estudo e trabalho e programas de trabalho nos Estados Unidos (Au Pair e Work and Travel); graduação e pós-graduação fora do Brasil (higher education); extensão universitária; intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer mais informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas.

“O STB atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo intercâmbios personalizados de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa e para os mais diversos públicos, em todas as fases da vida. Com a feira, queremos justamente colocar nossos estudantes em contato direto com renomadas instituições de ensino globalmente conhecidas e que são parceiras do STB, para que possam tirar as dúvidas e escolher o melhor programa de intercâmbio”, afirma Christina.

SERVIÇO

Feira: Feira do Intercâmbio STB

Data: 16 de março

Horário: Das 13h às 18h

Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233, Salão das Américas, Jardim Paulista - São Paulo, SP

Inscrição:https://www.sympla.com.br/evento/feira-do-intercambio-stb/2332558?utm_source=assessoria&utm_medium=direto&utm_campaign=evento-geral-assessoria-trafego-feira_do_intercambio_sp

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos