Tecnologia garante que receitas sejam seguidas à risca em redes de restaurantes

Tecnologia
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Como é possível integrar a cozinha de uma rede de restaurantes, relacionando a compra e envio de insumos de forma sincronizada com o seu consumo, reduzindo quebras de produtos e tendo o controle financeiro de toda a operação de forma simples?

Esta foi a pergunta que o restaurante La Mole, com unidades no Rio de Janeiro e em Niterói, se fez no começo de 2023. A resposta veio por meio de uma transformação digital.

Fundado em 1958 e conhecido pela sua tradição culinária, o La Mole iniciou a implantação de uma plataforma de gestão digital onde era possível ter acesso a todos os processos das suas cozinhas em tempo real, de forma automática e centralizada.

Agora tudo o que entra no estoque é relacionado no sistema, e a medida que a baixa é feita no PDV (Ponto de Venda ou sistema que registra as vendas) tudo é conciliado. "Quando o sistema registra a saída de um prato, a baixa de seus ingredientes é feita automaticamente. Assim, o restaurante pode providenciar itens que faltam e evitar que algum prato não esteja disponível aos clientes por falta de insumos. Sem contar que essa solução também evita desperdícios e traz um controle maior à administração dos estabelecimentos", explica Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, empresa que desenvolveu o ERP EVEREST, sistema de gestão utilizado pelo La Mole em suas lojas.

Relacionado a este processo está a Ficha Técnica, onde cada item que compõe o prato e a forma de prepará-lo são descritos como em uma receita que deve ser seguida à risca por todas as cozinhas da rede, garantindo a padronização efetiva do que é servido ao cliente. "A padronização permite que a qualidade de um prato seja repetido pelos restaurantes dessa rede", diz Eduardo. 

O especialista explica que ao integrar as movimentações do estoque com as vendas registradas pelo PDV é possível gerar indicadores que poderão ajudar a calcular quais os itens que possuem maior saída e, com isso, prever com mais segurança o consumo e as necessidades de reposição. Assim, será possível realizar negociações mais vantajosas junto aos fornecedores, buscando melhores preços e prazos menores de entrega. 

No final, isso reduz os custos, e pode melhorar o preço para o consumidor. "Podemos ser mais competitivos. No momento que estávamos terminando a implantação já tínhamos observado ganhos significativos neste quesito, como a redução de cinco pontos percentuais no CMV (Custo de Mercadoria Vendida)”, conta José Manuel Silva, coordenador de TI do La Mole. 

Segundo ele, o restaurante também automatizou diversas tarefas administrativas como a conciliação de caixas, a gestão de inventários, o contas a pagar, o contas a receber, o processo de compras, e todo o controle das contas bancárias da empresa. Além disso, a emissão da DRE ficou mais simples e a gestão do fluxo de caixa, mais preciso. "Tudo foi integrado e possibilitou aos gestores poder olhar o negócio como um todo, permitindo maior eficiência operacional e tomadas de decisões estratégicas mais assertivas". 

Tecnologia utilizada no setor financeiro

A automação das tarefas administrativas possibilitou à La Mole reduzir os custos do setor financeiro. "Antes, as DREs (Demonstração do Resultado do Exercício) - um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período - eram gerados em planilhas de Excel, com informações essenciais inseridas manualmente. A partir da implantação da plataforma, os demonstrativos puderam ser emitidos diretamente no sistema a qualquer momento, possibilitando a rastreabilidade dos lançamentos e uma tomada de decisão infinitamente mais rápida”, sublinha Silva. 

Para o CCO da ACOM, "a gestão eficiente constitui a base para o sucesso e a expansão no segmento". “É válido ressaltar que os dados obtidos desempenham um papel essencial, fornecendo insights valiosos que orientam a tomada de decisões estratégicas fundamentais", afirma. 

Ele explica ainda que a implementação de ferramentas analíticas é importante para ajudar o gestor a identificar tendências de consumo, prever cenários, analisar os resultados, e avaliar a eficácia das ações comerciais. “Os resultados mostram como a tecnologia, aliada à análise de dados, pode gerar avanços no desempenho e no crescimento dos estabelecimentos”, diz Eduardo.

Em outra categoria

Evento: Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time

Data: 23 de maio

Local oficial: Lili Bar, Vila Madalena, R. Aspicuelta, 436

Horário: Das 20h às 01h

Realização: Agência Projeta e Louder

O Bloke Core, um estilo que vem ganhando espaço no mundo da moda, inspirado pela paixão mundial pelo futebol, está em evidência. A tendência incorpora itens esportivos ao look, especialmente camisas de futebol. Em homenagem a essa moda que une estilo e esporte, está chegando o Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time!

Este evento, na sua primeira edição, será realizado no Lili Bar, localizado na Vila Madalena, no dia 23 de maio, das 20h à 01h. Com capacidade para até 350 pessoas, o Bloke Baile reunirá admiradores e colecionadores de camisetas de futebol, oferecendo um ambiente animado com música brasileira e a presença de influenciadores conhecidos.

Os participantes terão a oportunidade de ver, de perto, camisas históricas de times e da Seleção Brasileira, além de desfrutar de atrações como Freestyle, apresentações de Bboys e DJs. Já estão confirmadas as presenças de influenciadores como Raquele Freestyle, Diego Freestyle, Barbara Saryne e Armandinho, entre outros. Além disso, haverá sorteios de camisas durante o evento.

Os convidados deverão comparecer vestidos com camisas de time, seja ela histórica, colecionável ou simplesmente a favorita. É proibida a entrada de menores de 18 anos.

Compra de Ingressos

Os ingressos para o Bloke Baile estão disponíveis apenas antecipadamente e podem ser adquiridos através do link:  https://www.sympla.com.br/bloke-baile__2391176

  • Na capital paulista, busca por intercâmbio registrou alta de 20% em 2023;
  • Evento apresentará programas voltados para todas as idades, desde adolescentes que buscam por preparação universitária; profissionais interessados por cursos de qualificação, e pessoas com mais de 50 anos

Com o objetivo de reunir em um só lugar as melhores escolas internacionais para atender quem quer estudar no exterior, o STB, consultoria especializada em educação internacional, promove no dia 16 de março, em São Paulo, a primeira edição da Feira do Intercâmbio STB em São Paulo. O evento, gratuito, acontece presencialmente e é voltado para os mais diversos públicos, entre eles adolescentes que buscam por preparação universitária, profissionais interessados por cursos de qualificação e até mesmo pessoas com mais de 50 anos que enxergam no intercâmbio a oportunidade de descobrir o mundo, fazer networking internacional e aproveitar o tempo livre com novas atividades de lazer.

Os participantes podem obter descontos de até 40% na escolha do programa durante a feira. As inscrições podem ser feitas no site do evento, e o ingresso dará acesso gratuito a palestras e rodas de conversa com quem já viveu essa experiência transformadora.

Esse é o maior evento de educação internacional realizado pelo STB, com instituições dos mais diversos países. “Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros a oportunidade de contato com grandes instituições de ensino para que conheçam programas exclusivos. O STB terá uma loja durante o evento para oferecer aos participantes uma consultoria completa”, conta Christina Bicalho, vice-presidente do STB.

Dados do STB mostram que o mercado de intercâmbio na capital paulista apresentou crescimento de 20% em 2023 em relação a 2022.

Programação

Na programação do evento, estarão presentes instituições internacionais como UCLA Extension, New York FIlm Academy, Istituto Marangoni, Kaplan, EC English, Kings Education e muito mais. Jovens adolescentes terão informações sobre o programa Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse modelo, o estudante tem a oportunidade de aprofundar os estudos em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.

Haverá atendimento também para programas de ensino médio no exterior (high school); intercâmbio para público 50+; estudo e trabalho e programas de trabalho nos Estados Unidos (Au Pair e Work and Travel); graduação e pós-graduação fora do Brasil (higher education); extensão universitária; intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer mais informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas.

“O STB atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo intercâmbios personalizados de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa e para os mais diversos públicos, em todas as fases da vida. Com a feira, queremos justamente colocar nossos estudantes em contato direto com renomadas instituições de ensino globalmente conhecidas e que são parceiras do STB, para que possam tirar as dúvidas e escolher o melhor programa de intercâmbio”, afirma Christina.

SERVIÇO

Feira: Feira do Intercâmbio STB

Data: 16 de março

Horário: Das 13h às 18h

Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233, Salão das Américas, Jardim Paulista - São Paulo, SP

Inscrição:https://www.sympla.com.br/evento/feira-do-intercambio-stb/2332558?utm_source=assessoria&utm_medium=direto&utm_campaign=evento-geral-assessoria-trafego-feira_do_intercambio_sp

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos

Oportunidades são resultado de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)
 

Está aberto edital do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), que oferece oito mil vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de turismo.
 

Dentre as opções estão: agente de recepção e reserva em meios de hospedagem; copeiro; garçom; mensageiro em meio de hospedagem e espanhol básico e intermediário. As vagas foram abertas em janeiro deste ano, mas, após a uma retificação no edital, houve a disponibilização de outras 2 mil oportunidades.
 

Os cursos, oferecidos na modalidade EaD (ensino a distância), são uma chance de qualificação à comunidade, proporcionando acesso a conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro e podem ser feitas por meio do link Link.
 

MAIS QUALIFICAÇÃO - A oferta de qualificação profissional tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação disponibilizado no portal Link, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros.
 

É o caso do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que, em parceria junto ao MTur, está com mais de 500 vagas abertas para cursos de inglês e espanhol aplicados a serviços turísticos.
 

Condutores e guias de turismo, estudantes de Turismo e profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor podem se inscrever até 03 de março, pelo link Link.
 

Há 268 vagas para os cursos de inglês e outras 260 para os de espanhol, sendo que o candidato pode se inscrever em apenas um deles.