Robôs são a nova tendência para atendimento em eventos corporativos

Tecnologia
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com um faturamento anual de R$ 291,1 bilhões, mercado de eventos aposta na tecnologia e busca inovar no atendimento com os robôs sociais

Ao invés das tradicionais recepcionistas de cabelos alinhados e roupas impecáveis, imagine-se agora entrando em um evento corporativo com um clima mais futurista, onde é recebido por robôs elegantemente vestidos e com uma expressão facial simpática, mas claramente robótica.

A utilização de robôs de atendimento em eventos corporativos está mudando a forma como as empresas interagem com seus participantes. A tecnologia robótica oferece uma abordagem moderna e eficiente para a recepção e assistência durante eventos empresariais.

Um exemplo é o "Robios Go", da Human Robotics, startup que cria robôs sociais e personalizáveis para atendimento presencial, que podem ser programados para atender os participantes de forma amigável e pró-ativa, proporcionando uma experiência única desde o momento do check-in.

Como explica Olivier Smadja, CEO da Human Robotics, “sua capacidade de interação por meio de comandos de voz, respostas a perguntas frequentes e orientações precisas contribuem para uma recepção mais dinâmica e personalizada. Ele acaba tornando a experiência divertida, onde os usuários gravam melhor as informações sugeridas”.

Hellen Borges, head de Inovação da Ligga Telecom, destaca os inúmeros benefícios proporcionados pela utilização dos Robios Go em seus eventos. “A tecnologia robótica transmite uma imagem de empresa inovadora, os robôs oferecem uma experiência original aos participantes, despertando a curiosidade e proporcionando um diferencial competitivo que atrai a atenção da mídia e do público presente no evento."

Além da recepção, os robôs podem ser programados para transmitir informações importantes sobre o evento, palestras, workshops e demais atividades, garantindo que os participantes estejam bem informados e engajados. Essa presença inovadora acaba criando um ambiente tecnologicamente avançado, alinhando a imagem da empresa com a modernidade e a eficiência.

A Head de Inovação da Ligga Telecom afirma que o Robios Go, sem dúvida, cria uma imagem mais "tecnológica". "Como uma empresa de tecnologia, é importante mantermos essa imagem, oferecendo uma experiência diferenciada que envolve o público e pode atrair ainda mais parceiros, impulsionando os negócios."

Para Hellen, os resultados para a empresa que optou pela tecnologia robótica ficam evidentes: “No caso da Ligga, ao implementarmos algo inovador, garantimos também a segurança das informações passadas aos nossos participantes e colaboradores”.

Ela conta ainda que foi possível automatizar todo o processo e realizar análise de dados pré e pós eventos. “Essas melhorias contribuíram significativamente para análises como perfil e faixa etária do público, as perguntas feitas, entre outras informações importantes para os negócios”.

Os robôs não são usados apenas para recepção. Eles também podem ser incorporados em atividades de entretenimento, como quizzes interativos, criando momentos de descontração e networking entre os participantes.

Com isso, a versatilidade do Robios Go amplia as possibilidades de interação durante o evento, tornando-o mais interessante. Olivier explica: "Essa capacidade do robô transmitir informações de maneira clara e eficiente é possível graças à Inteligência Artificial, que também permite interagir de maneira autêntica, exibindo expressões faciais como piscar e sorrir. É isso que o torna tão cativante durante os eventos".

Além disso, a eficiência operacional pode ser aprimorada, uma vez que os robôs podem ser programados para realizar tarefas específicas, o que otimiza os processos logísticos e permite que a equipe se concentre em atividades mais estratégicas.

"A inclusão dos robôs em eventos corporativos não apenas agrega valor ao evento, mas também demonstra o compromisso da empresa em oferecer soluções inovadoras e alinhadas com as demandas do mercado moderno", destaca Olivier.

O mercado de eventos

De acordo com a Abrape - Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, os eventos e o hub setorial representam 3,8% do PIB brasileiro, com um faturamento anual de R$ 291,1 bilhões. Esse setor abrange uma ampla variedade de atividades, desde grandes conferências, eventos corporativos, convenções até casamentos e eventos sociais. Além de impulsionar o turismo, os eventos estimulam o comércio local e promovem o crescimento econômico em diversas áreas, desempenhando um papel significativo na economia do país.

Segundo pesquisa da Sympla, plataforma de venda de ingressos e gestão de eventos, o número de eventos corporativos apresentou um aumento de cerca de 36% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o último trimestre do ano anterior.

Em outra categoria

Evento: Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time

Data: 23 de maio

Local oficial: Lili Bar, Vila Madalena, R. Aspicuelta, 436

Horário: Das 20h às 01h

Realização: Agência Projeta e Louder

O Bloke Core, um estilo que vem ganhando espaço no mundo da moda, inspirado pela paixão mundial pelo futebol, está em evidência. A tendência incorpora itens esportivos ao look, especialmente camisas de futebol. Em homenagem a essa moda que une estilo e esporte, está chegando o Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time!

Este evento, na sua primeira edição, será realizado no Lili Bar, localizado na Vila Madalena, no dia 23 de maio, das 20h à 01h. Com capacidade para até 350 pessoas, o Bloke Baile reunirá admiradores e colecionadores de camisetas de futebol, oferecendo um ambiente animado com música brasileira e a presença de influenciadores conhecidos.

Os participantes terão a oportunidade de ver, de perto, camisas históricas de times e da Seleção Brasileira, além de desfrutar de atrações como Freestyle, apresentações de Bboys e DJs. Já estão confirmadas as presenças de influenciadores como Raquele Freestyle, Diego Freestyle, Barbara Saryne e Armandinho, entre outros. Além disso, haverá sorteios de camisas durante o evento.

Os convidados deverão comparecer vestidos com camisas de time, seja ela histórica, colecionável ou simplesmente a favorita. É proibida a entrada de menores de 18 anos.

Compra de Ingressos

Os ingressos para o Bloke Baile estão disponíveis apenas antecipadamente e podem ser adquiridos através do link:  https://www.sympla.com.br/bloke-baile__2391176

  • Na capital paulista, busca por intercâmbio registrou alta de 20% em 2023;
  • Evento apresentará programas voltados para todas as idades, desde adolescentes que buscam por preparação universitária; profissionais interessados por cursos de qualificação, e pessoas com mais de 50 anos

Com o objetivo de reunir em um só lugar as melhores escolas internacionais para atender quem quer estudar no exterior, o STB, consultoria especializada em educação internacional, promove no dia 16 de março, em São Paulo, a primeira edição da Feira do Intercâmbio STB em São Paulo. O evento, gratuito, acontece presencialmente e é voltado para os mais diversos públicos, entre eles adolescentes que buscam por preparação universitária, profissionais interessados por cursos de qualificação e até mesmo pessoas com mais de 50 anos que enxergam no intercâmbio a oportunidade de descobrir o mundo, fazer networking internacional e aproveitar o tempo livre com novas atividades de lazer.

Os participantes podem obter descontos de até 40% na escolha do programa durante a feira. As inscrições podem ser feitas no site do evento, e o ingresso dará acesso gratuito a palestras e rodas de conversa com quem já viveu essa experiência transformadora.

Esse é o maior evento de educação internacional realizado pelo STB, com instituições dos mais diversos países. “Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros a oportunidade de contato com grandes instituições de ensino para que conheçam programas exclusivos. O STB terá uma loja durante o evento para oferecer aos participantes uma consultoria completa”, conta Christina Bicalho, vice-presidente do STB.

Dados do STB mostram que o mercado de intercâmbio na capital paulista apresentou crescimento de 20% em 2023 em relação a 2022.

Programação

Na programação do evento, estarão presentes instituições internacionais como UCLA Extension, New York FIlm Academy, Istituto Marangoni, Kaplan, EC English, Kings Education e muito mais. Jovens adolescentes terão informações sobre o programa Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse modelo, o estudante tem a oportunidade de aprofundar os estudos em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.

Haverá atendimento também para programas de ensino médio no exterior (high school); intercâmbio para público 50+; estudo e trabalho e programas de trabalho nos Estados Unidos (Au Pair e Work and Travel); graduação e pós-graduação fora do Brasil (higher education); extensão universitária; intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer mais informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas.

“O STB atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo intercâmbios personalizados de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa e para os mais diversos públicos, em todas as fases da vida. Com a feira, queremos justamente colocar nossos estudantes em contato direto com renomadas instituições de ensino globalmente conhecidas e que são parceiras do STB, para que possam tirar as dúvidas e escolher o melhor programa de intercâmbio”, afirma Christina.

SERVIÇO

Feira: Feira do Intercâmbio STB

Data: 16 de março

Horário: Das 13h às 18h

Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233, Salão das Américas, Jardim Paulista - São Paulo, SP

Inscrição:https://www.sympla.com.br/evento/feira-do-intercambio-stb/2332558?utm_source=assessoria&utm_medium=direto&utm_campaign=evento-geral-assessoria-trafego-feira_do_intercambio_sp

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos

Oportunidades são resultado de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)
 

Está aberto edital do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), que oferece oito mil vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de turismo.
 

Dentre as opções estão: agente de recepção e reserva em meios de hospedagem; copeiro; garçom; mensageiro em meio de hospedagem e espanhol básico e intermediário. As vagas foram abertas em janeiro deste ano, mas, após a uma retificação no edital, houve a disponibilização de outras 2 mil oportunidades.
 

Os cursos, oferecidos na modalidade EaD (ensino a distância), são uma chance de qualificação à comunidade, proporcionando acesso a conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro e podem ser feitas por meio do link Link.
 

MAIS QUALIFICAÇÃO - A oferta de qualificação profissional tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação disponibilizado no portal Link, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros.
 

É o caso do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que, em parceria junto ao MTur, está com mais de 500 vagas abertas para cursos de inglês e espanhol aplicados a serviços turísticos.
 

Condutores e guias de turismo, estudantes de Turismo e profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor podem se inscrever até 03 de março, pelo link Link.
 

Há 268 vagas para os cursos de inglês e outras 260 para os de espanhol, sendo que o candidato pode se inscrever em apenas um deles.