Lira: Explosão de carro perto da Câmara deve ser apurada com urgência necessária

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira, 13, que a explosão de um carro nas proximidades da Casa deve ser apurada com a urgência necessária. Por meio de nota, ele também repudiou qualquer ato de violência.

"A explosão de um carro em um estacionamento público próximo ao Anexo IV da Câmara dos Deputados deve ser apurada com a urgência necessária para esclarecimento de todas as suas causas e circunstâncias", diz a nota.

Lira reafirmou que a sessão da Câmara foi suspensa pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que estava no exercício da presidência. "Reafirmo, veementemente, meu total repúdio a qualquer ato de violência", afirmou o deputado alagoano.

A Câmara foi evacuada nesta noite após explosões na Praça dos Três Poderes. Um homem foi encontrado morto na frente do Supremo Tribunal Federal (STF) e um carro explodiu nas proximidades de um estacionamento da Câmara.

Em outra categoria

A produção industrial do Reino Unido caiu 0,5% em setembro ante agosto, segundo dados publicados hoje pelo ONS, como é conhecido o órgão de estatísticas do país. O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço de 0,2% no período.

Na comparação anual, a produção industrial britânica registrou queda de 1,8% em setembro. Neste caso, o consenso da FactSet era de recuo menor, de 1,2%.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2024 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo ONS, como é conhecido o escritório de estatísticas do país. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,3% no período.

Na comparação anual, o PIB britânico teve expansão de 1% entre julho e setembro. Neste caso, a projeção da FactSet era de ganho de 1,1%.

A produção industrial da China teve expansão anual de 5,3% em outubro, segundo dados publicados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês). O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 5,6%. Em setembro, a produção havia avançado 5,4% em relação a um ano antes.

Já as vendas no varejo chinês aumentaram 4,8% em outubro ante igual mês do ano passado. O dado mostrou aceleração ante o ganho anual de 3,2% visto em setembro e superou o consenso do mercado, de acréscimo de 3,7%.

Os investimentos em ativos fixos, por sua vez, cresceram 3,4% no acumulado de janeiro a outubro em relação ao mesmo período de 2023, mantendo a variação dos primeiros nove meses do ano. Neste caso, a projeção era de alta um pouco maior, de 3,5%. Fonte: Dow Jones Newswires