TRE nega recurso e mantém inelegibilidade de Carla Zambelli

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou ontem, de forma unânime, os recursos (embargos de declaração) apresentados pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) contra a cassação de seu diploma por uso indevido dos meios de comunicação e prática de abuso de poder político. A decisão do TRE confirmou a inelegibilidade de Carla Zambelli por oito anos a partir das eleições de 2022.

O relator da ação, desembargador Encinas Manfré, recusou, em seu voto, o acolhimento das teses alegadas pela defesa da deputada do PL.

 

Manfré afirmou que a decisão anterior do TRE analisou "as graves condutas da representada, com demonstração da elevada repercussão, da difusão de informações falsas e descontextualizadas, aptas assim a configurar abuso dos meios de comunicação".

 

O processo foi interposto pela deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP). Sâmia argumentou em sua acusação que Carla Zambelli divulgou informações inverídicas sobre o processo eleitoral de 2022.

 

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O Nepal atualizou, no domingo, 14, para 72, o total de pessoas mortas em decorrência das manifestações que tomaram o país semana passada. Outras 191 ficaram feridas.

A nova primeira-ministra interina do país, Sushila Karki, prometeu ouvir as demandas dos manifestantes pelo fim da corrupção.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, chegou a Israel no domingo, 14, em meio à intensificação dos ataques contra o norte da Faixa de Gaza. Ao menos 13 palestinos morreram, segundo as autoridades locais.

Rubio disse antes da viagem que buscaria respostas do governo de Israel sobre o futuro de Gaza, após o ataque contra líderes do Hamas no Catar na semana passada. A ofensiva interrompeu os esforços de negociação para o fim do conflito.

A visita de dois dias do secretário também representa um gesto de apoio a Israel, que está cada vez mais isolado. Fonte: Associated Press.

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, afirmou no domingo que os Estados Unidos triplicaram em agosto o envio de aviões espiões que atuam durante a noite contra a Venezuela, além de posicionar navios de guerra no Caribe.

Washington justifica a ação com o combate ao terrorismo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.