'BBB 24' tem Davi como alvo no Sincerão e bate-boca entre Fernanda, Alane e Beatriz

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na edição desta segunda-feira, 5, do Big Brother Brasil 24, o jogo esquentou com a realização do Sincerão. A dinâmica envolveu não apenas os emparedados da semana - Alane, Beatriz, Isabelle e Juninho -, mas também a líder Fernanda, o anjo Matteus, e outros participantes, que foram desafiados a expor seus votos e sentimentos em relação aos colegas de confinamento.

 

A líder Fernanda e o anjo Matteus, juntamente com os quatro emparedados, se viram no centro das atenções ao terem de revelar suas escolhas de votação do último Paredão. Além disso, Raquele, Michel, Wanessa e Marcus Vinícius também foram convocados para o desafio. A tarefa era clara: direcionar uma "flechada" a um colega, categorizando-o como "Merece meu desprezo", "Joga sujo" ou "Fraco", seguido de apontar quem mais os incomoda na casa, evitando repetições.

 

Davi foi o principal alvo da noite, recebendo três acusações de "Jogo Sujo". Fernanda e Alane não ficaram muito atrás, ambas com duas flechadas. Juninho, por sua vez, enfrentou uma noite difícil, colecionando duas flechas, uma de cada categoria, e ainda foi eleito por três colegas como o participante mais incômodo da casa.

 

Davi é alvo de críticas no Sincerão

 

Davi não estava entre os indicados ao Paredão nesta semana do Big Brother Brasil, graças à imunidade conquistada ao atender o Big Fone. No entanto, durante a dinâmica do Sincerão, ele se tornou um dos principais focos.

 

Três colegas de confinamento, Raquele, Michel e Wanessa Camargo, o escolheram como exemplo de "Jogo Sujo". As críticas foram diretas, com Wanessa Camargo apontando comportamentos de Davi que considerou desrespeitosos, principalmente em relação às mulheres da casa. Além disso, os brothers mencionaram sua habilidade de persuadir e manipular dentro do jogo.

 

Davi, por sua vez, acompanhava as acusações com risadas, ouvidas até mesmo na área externa da casa. Apesar das críticas recebidas, ele não teve a chance de se defender durante o programa ao vivo.

 

Alane, Fernanda e Beatriz

 

Alane e Fernanda continuaram seu embate durante o programa, acusando uma à outra de "Jogo Sujo". Alane criticou Fernanda por comentários sobre seu corpo, afirmando sentir-se afetada, apesar de tentar demonstrar o contrário. Em um gesto teatral, chegou a levantar a perna durante sua fala, ironizando as críticas recebidas.

 

Fernanda, admitindo ter afrontado Alane, justificou sua atitude como uma tentativa de impor limites, expressando arrependimento pelas "baixarias ditas na academia". Além disso, acusou Alane de manipular conversas para atender a seus próprios interesses, rotulando a discussão na academia como "uma briga de menina".

 

Beatriz direcionou críticas a Fernanda, marcando-a como "Jogo Sujo" devido à sua postura excessivamente alegre, que a incomodava. Fernanda respondeu com indiferença, destacando a distância emocional entre as duas: "Não tenho muito o que falar de você, porque prefiro manter distância".

 

Alane e Juninho

 

Juninho apontou Alane como "Jogo Sujo" e argumentou que ela tende a distorcer o que os outros dizem. Ele relembrou um episódio específico de flerte na última festa, que acabou gerando polêmica após a formação do Paredão.

 

Durante o programa ao vivo, Juninho criticou a postura de Alane, mencionando que o modo como ela se expressa quando está nervosa o assustou. "Ela grita de uma forma que me assustou ontem", disse ele.

Alane teve a chance de rebater e não hesitou em se defender. Ela negou qualquer interesse em Juninho e expressou seu cansaço ao interagir com ele, destacando a necessidade de sempre reafirmar seus princípios e valores. "Eu não lhe pegaria em nenhum lugar... Eu desprezo totalmente você", afirmou Alane de forma direta.

 

Confira as escolhas que aqueceram o jogo:

 

- Michel acusou Davi de "Jogo Sujo" e apontou Juninho como o mais incômodo;

 

- Wanessa Camargo também viu Davi jogando sujo, mas se incomodou mais com Isabelle;

 

- Raquele elegeu Davi como jogador sujo e Alane como a mais incômoda;

 

- Marcus Vinicius reprovou Juninho, classificando-o como "Merece meu desprezo", e se incomodou com Raquele;

 

- Juninho viu Alane jogando sujo e se incomodou com Yasmin Brunet;

 

- Alane apontou Fernanda como jogadora suja e também se incomodou com Juninho;

 

- Isabelle achou Yasmin Brunet "Fraca" e se incomodou com Matteus;

 

- Beatriz não poupou Fernanda, chamando-a de "Jogo Sujo", e também se incomodou com Juninho;

 

- Matteus achou que Juninho está jogando sujo e se incomodou com Pitel;

 

- Fernanda viu Alane como jogadora suja e se incomodou com Yasmin Brunet.

 

As repercussões após o Sincerão

 

Depois da lavagem de roupa suja da dinâmica, os moradores da casa repercutiram alguns dos momentos. Davi, que foi alvo de críticas, decidiu conversar com Yasmin, após ser alertado por Matteus que a sister estava chateada.

 

Para a conversa, a influenciadora pediu para que Lucas estivesse presente para "depois Davi não dizer que esqueceu o que falou".

 

Durante a conversa, Davi pediu desculpas por ter falado "psiu" para Yasmin, e disse que entendia que a interjeição poderia ser interpretada como um pedido para que ela se calasse, mas que não era o caso. "É um costume meu, que eu trago lá de fora, que eu trago da minha vida".

 

Após a explicação, Yasmin disse que aceitou as desculpas de Davi, mas sinalizou que acreditava que o pedido só tinha sido feito depois que Wanessa comentou sobre o "episódio do psiu" durante o Sincerão.

 

Davi também tentou conversar com Michel, que o acusou de jogar sujo na dinâmica. No entanto, o professor se recusou a falar com o baiano. "Não quero conversar agora, respeita o meu momento!", disse. Porém, logo após comentou com Giovana. "Eu sou vingativo. Eu poderia conversar agora".

 

Outro destaque da noite foi Fernanda analisando o comportamento de Beatriz e Davi. A sister falou para Giovana que acredita que os brothers perdem o controle muito facilmente. "Eu realmente acho que tem probleminha, que tem um parafuso a menos. Com essas pessoas tem que ter muito cuidado para falar. Eu acho 'dodói'. A Pitel fala para eu não falar mais isso, mas eu acho dodói. Acho ele [Davi] 'dodói', acho ela [Beatriz] 'dodói'. Eu acho que tem um certo destempero muito rápido ali. Isso não é normal."

 

Na nova dinâmica do BBB 24, líder, anjo e os indicados ao paredão se reúnem externamente para uma sessão de perguntas com o apresentador Tadeu Schmidt, focada nas percepções sobre o jogo e os colegas de confinamento. Os demais participantes assistem a interação pelo telão, sem possibilidade de intervenção, exceto se algum deles for diretamente mencionado, tendo então direito de resposta.

 

O Paredão desta semana foi formado no domingo, 4, com Beatriz indicada pela líder Fernanda, e Alane, Isabelle e Juninho escolhidos através de votação. Pela primeira vez nesta edição, a votação popular determinará quem será eliminado. O resultado, definindo qual participante deixa o programa, será anunciado nesta terça-feira, 6.

Em outra categoria

Diferentemente de seus antecessores, o papa Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, na Capela da Salus Populi Romani, imagem de Nossa Senhora considerada padroeira de Roma. A tradição diz que ela teria sido pintada por São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento.

O pontífice, morto aos 88 anos nesta segunda-feira, 21, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um colapso cardiocirculatório, ainda pede que sua sepultura seja na terra, sem decoração especial, e com uma única inscrição: Franciscus.

As informações estão no testamento de Francisco, documento publicado pelo Vaticano nesta segunda, 21, e no qual ele expressa seus últimos desejos. Conhecido como o pontífice que priorizou os pobres, Jorge Bergoglio escolheu seu nome como homenagem a São Francisco de Assis, que defendia uma Igreja Católica para os mais necessitados. Ele foi o primeiro líder do Vaticano a escolher este nome.

O pontífice argentino será também o primeiro em 122 anos a ser sepultado fora das grutas do Vaticano, no subsolo da Basílica de São Pedro. No ano passado, Francisco já havia anunciado seu desejo de ser enterrado na igreja, uma das quatro basílicas papais de Roma.

Leia na íntegra o testamento do papa Francisco:

"Miserando atque Eligendo

Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.

Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.

Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.

O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.

Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Santa Marta, 29 de junho de 2022"

Após a morte do papa Francisco, anunciada na manhã desta segunda-feira, 21, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que não enxerga as pautas do sumo pontífice como progressistas, mas sim que elas refletem a "humanidade do Evangelho".

"Sua mensagem eu não diria que é de uma linha progressista, eu diria que sua mensagem é trazer a essência do Evangelho", afirmou o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Disse ainda que espera que o próximo papa seja escolhido "de acordo com o que o momento exige". O processo de eleição é chamado conclave, no qual podem votar os cardeais com menos de 80 anos.

Questionado se o próximo papa deveria seguir a mesma "linha" de Francisco, o secretário-geral da CNBB preferiu destacar a "riqueza" do conclave. "São 252 cardeais de 90 países, olha que riqueza. Essa é a expressão do mundo dentro da Igreja, as mais diferentes realidades estão ali presentes, e essas representações vão apresentar aquilo que o momento atual exige."

"É importante vermos a humanidade, a solidariedade do papa Francisco, a sua aproximação com as feridas e dores da humanidade, seu modo de ser e estar mostrava o quanto ele estava perto. Nos faz refletir o quanto precisamos também nos humanizar. Essas são as propostas do Evangelho. Foi muito bonito ver o papa destacando mulheres em cargos que jamais tinham acontecido, para mostrar o quanto a Igreja quer valorizar a pessoa humana, sem preconceitos, buscando a dignidade", destacou.

A CNBB lembrou ainda que Francisco viveu "uma vida coerente com o nome que ele escolheu para o seu pontificado", em referência a São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia. O papa já deu, inclusive, diversas declarações e até assinou documentos pedindo a líderes globais pela conservação ambiental.

"São pequenos gestos que, já durante a sua vida, mostraram a simplicidade do seu modo de ser, e também na hora da sua morte ele continua nos mostrando o quanto precisamos ser simples, porque a nossa maior dádiva é a vida eterna", disse Hoepers.

Francisco simplificou o próprio funeral. Ele renunciou à tradição secular que costuma levar nove dias, na qual papas são enterrados em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso, será enterrado em um único caixão de madeira revestido de zinco.

Entre os cardeais de todo o mundo, oito são brasileiros. Sete deles têm menos de 80 anos e podem votar, enquanto um já ultrapassou a idade limite para depositar seu voto, mas ainda pode ser votado.

São eles:

- Odilo Pedro Scherer - arcebispo da Arquidiocese de São Paulo

- João Braz de Aviz - arcebispo emérito da Arquidiocese de Brasília e da Congregação para a Vida Consagrada, no Vaticano

- Orani João Tempesta - arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro

- Sergio da Rocha - arcebispo da Arquidiocese de Salvador

- Paulo Cezar Costa - arcebispo da Arquidiocese de Brasília

- Leonardo Ulrich Steiner - arcebispo da Arquidiocese de Manaus

- Jaime Spengler - arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre

- Raymundo Damasceno Assis - arcebispo emérito da Arquidiocese de Aparecida (tem 88 anos, não pode votar no conclave, mas pode ser votado).

Foi ressaltado ainda o carinho de Francisco com os brasileiros. "A alegria do papa de falar do Brasil, a disposição, o humor, nos toca profundamente esse carinho não só porque ele é latino-americano, uma identificação direta conosco, mas porque de fato ele tem um carinho pelo Brasil".

A Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125) foi interditada nesta segunda-feira, 21, nos dois sentidos no município de Ubatuba, devido a um derramamento de óleo entre os quilômetros 79 e 87.

A presença de óleo foi detectada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado de São Paulo por volta das 13h e teria sido ocasionada por um veículo de passeio.

Segundo o departamento, a ocorrência seguia em andamento por volta das 16h35, com registro de congestionamento entre o quilômetro 78 e 94, que também se deve ao volume de veículos, maior por conta do feriado de Tiradentes.

"Viaturas da Unidade Básica de Atendimento (UBA) e equipes de Operações Especiais do DER estão no local para prestar assistência, realizando a contenção e a limpeza do trecho, para liberação no menor prazo possível", informou o DER em nota.

O departamento estadual sugere o uso da Rodovia Rio-Santos (SP 055) e da Rodovia dos Tamoios (SP 099) pelos motoristas como rotas alternativas, reforçando "a recomendação de revisões periódicas e manutenção, sempre que necessária, nos veículos".