O mercado financeiro voltou a revisar para baixo a projeção da inflação em 2025, segundo boletim Focus divulgado pelo Banco Central em 25 de julho. A expectativa para o IPCA — Índice de Preços ao Consumidor Amplo — passou de 5,10% para 5,09%, marcando a quinta queda consecutiva. Para 2026, a estimativa também cedeu levemente, ficando em 4,44%.
A redução gradual no índice indica maior confiança no controle inflacionário, ainda que a taxa projetada para este ano continue acima do centro da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Em contrapartida, as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2025 se mantêm estáveis em 2,23% nas últimas quatro semanas, sugerindo uma expectativa de continuidade no ritmo moderado de crescimento econômico. Para 2026, o mercado também projeta um avanço tímido, com crescimento de 1,89%.
Os dados reforçam o cenário de desaceleração da inflação, embora ainda pressionada por fatores como preços administrados e serviços, enquanto o PIB aponta para uma expansão comedida diante das incertezas fiscais e do ambiente global.
O Boletim Focus é publicado semanalmente pelo Banco Central com base nas projeções de mais de 100 instituições financeiras.
Mercado reduz previsão de inflação para 2025, mas mantém expectativa de crescimento do PIB
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura