Fotografia materno infantil; A fotografia influencia na construção da identidade do seu filho; conheça 6 motivos para fotografar o seu bebê desde a gestação

Blog
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Olá, meu nome é Wila Guimarães!

Sou fotógrafa do segmento materno infantil e atendo mamães desde os ensaios de gestação, passando pelo parto, fotos dos primeiros dias do bebê (o famoso “ensaio newborn”), acompanhamento da evolução motora trimestralmente, até os eventos de batismos e aniversários.

Trabalho nesse mercado há 8 anos e hoje vou falar um pouco sobre a importância de fotografar as fases do seu filho.

Ao rever as fotografias da infância, podemos entender melhor como éramos, como mudamos e como nos desenvolvemos ao longo dos anos. Isso contribui para a construção da nossa identidade e autoimagem.

Por isso, preparei essa lista especial com 6 motivos para incentivar você a fotografar sua família, seja com um profissional ou caseira! Vamos lá?

1) Memórias Duradouras

 A infância é uma fase de desenvolvimento rápido e cheia de momentos únicos. A fotografia permite capturá-los para que possam ser lembrados e compartilhados com amigos e familiares no futuro. As fotografias ajudam a preservar as memórias de eventos especiais, como festas de aniversário, viagens em família e conquistas pessoais.

2) Desenvolvimento Pessoal

As fotografias permitem que as crianças vejam o seu próprio crescimento e progresso ao longo do tempo. Observar como mudamos e amadurecemos pode ser uma experiência poderosa, ajudando a construir uma noção de identidade e autoestima.

3) Conexões Afetivas

Fotografias ajudam a manter as conexões emocionais com parentes e amigos, especialmente aqueles que não estão fisicamente presentes. Elas permitem que as crianças vejam as pessoas que amam, mesmo quando estão distantes, fortalecendo os laços emocionais e familiares.

4) Narrativa Visual

Fotografias contam histórias visuais poderosas. Através das imagens, as crianças podem aprender a criar narrativas visuais, construindo uma compreensão de como comunicar mensagens e emoções por meio de elementos visuais.

foto: Wila Guimarães

5) Documentação do Cotidiano

Fotografar momentos cotidianos pode ser tão importante quanto capturar eventos especiais. Essas imagens documentam a vida cotidiana da criança e sua família, criando um registro histórico que pode ser revisto para relembrar rotinas, atividades e mudanças ao longo do tempo.

6) Estímulo à Conversa

Fotografias podem ser uma ótima ferramenta para iniciar conversas com as crianças sobre eventos passados, suas próprias experiências e histórias familiares. Isso pode promover a comunicação, o compartilhamento de histórias e a compreensão intergeracional.

Em resumo, a fotografia na infância desempenha um papel vital na preservação de memórias, no desenvolvimento pessoal, na conexão emocional e na expressão criativa das crianças. Registrar esses momentos preciosos pode ter um impacto duradouro ao longo de suas vidas. Não deixe que estes momentos especiais únicos se percam no tempo!

Em outra categoria

A atriz Joely Richardson, irmã da também atriz Natasha Richardson, que morreu em 2009, comentou em uma foto em que Pamela Anderson e Liam Neeson apareceram juntos. Viúvo de Natasha há 16 anos, Liam está namorando Pamela, segundo informações da revista People.

Pamela publicou uma sequência de fotos celebrando a estreia de Corra que a Polícia Vem Aí, filme em que atuou ao lado de Liam, no Instagram.

Joely publicou diversos corações nos comentários da postagem. O longa só estreia no Brasil no dia 14 de agosto.

Pamela, de 58 anos, e Liam, de 73, teriam iniciado o namoro há pouco tempo, nos bastidores do filme, e estão "claramente apaixonados", segundo uma fonte da revista People.

Em entrevista à revista em outubro de 2024, Liam elogiou a parceira de cena. "Com a Pamela, em primeiro lugar, estou perdidamente apaixonado por ela. É simplesmente incrível trabalhar com ela", disse na época. "Não tenho palavras para elogiá-la, para ser sincero. Ela é humilde, não tem aquele ego enorme. Ela simplesmente entra em cena para fazer o trabalho. Ela é engraçada e muito fácil de trabalhar."

Na mesma ocasião, Pamela Anderson disse à revista que Liam Neeson é "o perfeito cavalheiro" e que ele "traz à tona o que há de melhor em você... com respeito, gentileza e profunda experiência".

Natasha Richardson foi vítima de um acidente de esqui em 2009. Pamela está solteira desde 2022, quando se separou do seu quinto marido, o guarda-costas Dan Hayhurst.

O influenciador Lucas Guimarães se pronunciou sobre o divórcio de Carlinhos Maia, anunciado pelo ex-casal no último sábado, 26. Em stories publicados no Instagram neste sábado, 2, Lucas afirmou que a separação foi uma "decisão mútua".

O influenciador disse ter demorado uma semana para falar sobre o assunto por ter se sentido "destruído emocionalmente". Segundo ele, o divórcio veio "devido a inúmeras coisas que só um casal que tem 15 anos sabe".

"Quinze anos não são quinze dias", continuou. "Assim como eu estou sofrendo, o Carlinhos também sofre. Ele tem esse jeito dele, de parecer mais 'durão', mas, no final, sabemos que, quando a 'ficha cair', que os dois vão estar sofrendo. E não dá para comparar quem sofre mais e quem sofre menos. Cada um tem o seu jeito de seguir a sua vida."

Na sequência, Lucas disse que os dois tomaram a decisão de se separar "por amor". "O amor também é deixar ir. Nesse momento, vivíamos em fases totalmente diferentes. Nós nos amamos, mas o nosso casamento já passou por muita coisa e, às vezes, tem coisa que cansamos de lutar, porque nós somos seres humanos."

Divórcio de Lucas Guimarães e Carlinhos Maia

Em texto publicado nas redes sociais, Lucas e Carlinhos afirmaram que a decisão foi tomada "em paz, sem brigas e sem caos" e pediram respeito ao momento. "Estamos finalizando este ciclo em paz, sendo maduros e escrevendo juntos este texto para todos que nos amam e nos apoiam", escreveram.

Carlinhos e Lucas começaram a namorar ainda adolescentes, em 2009, e oficializaram a união em maio de 2019, em uma cerimônia em Piranhas, no interior de Alagoas, com a presença de amigos e personalidades como Anitta, Kevinho e Gretchen.

"Não foi uma decisão tomada agora. Desde a última (e única) separação que tivemos, sentimos que nos precipitamos por não termos vivido o tempo necessário para reavaliar tudo o que ainda estava fora do lugar", disseram.

Esta não foi a primeira crise enfrentada pelo casal. Em 2022, os dois anunciaram outra separação. Na época, Carlinhos admitiu que o término havia ocorrido por conta de um erro dele, mas disse que não cabia a todos saberem. Poucos meses depois, no início de 2023, os dois reataram.

A cantora Jessie J foi internada neste domingo, 3, após sintomas de um possível coágulo no sangue. Em junho, a artista foi diagnosticada com um câncer de mama em estágio inicial. No início de julho, Jessie passou por uma mastectomia e afirmou que os exames indicaram que a doença não havia se espalhado.

No domingo, ela contou que os médicos descartaram um coágulo sanguíneo, mas a cantora recebeu o diagnóstico de uma infecção e de líquido nos pulmões. "Achando difícil respirar, mas dei alta ontem à noite (detesto estar no hospital) e vou continuar a investigação como paciente ambulatória", escreveu Jessie em um story no Instagram.

A cantora também desabafou sobre o processo de recuperação, que descreveu "estar longe de ser rápida ou fácil fisicamente e desafiadora mentalmente". "Ter de mudar os planos para a minha carreira para este ano tem sido frustrante depois de trabalhar tanto para chegar a este ponto e eu estar entusiasmada para fazer tudo isso. Mas é a vida, eu sei disso", disse.

Jessie subirá ao Palco Skyline, no The Town, no dia 13 de setembro. Até o momento, ela segue como uma das atrações do festival em São Paulo.