Denver se vinga do líder Thunder com show de Jokic em duelo de candidatos a MVP da NBA

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um dia após ser facilmente batido pelo Okhahoma City Thunder e ver Nikola Jokic atuar por três quartos com contusão no cotovelo, o Denver Nuggets voltou ao Paycom Center e se vingou do adversário. Em grande atuação de seu astro, o time texano anotou impressionantes 140 pontos contra 127 no líder da Conferência Oeste e dono da melhor defesa da NBA, com o ala-pivô sérvio brilhando no duelo de candidatos à MVP com Shai Gilgeous-Alexander.

Por causa da lesão, o técnico Michael Malone sugeriu que Jokic descansasse. E a resposta o surpreendeu. "Ele disse: 'De jeito nenhum, vamos lá, treinador, estou jogando. Estou cansado? Claro, todo mundo está cansado. Estou acabado? Todo mundo está acabado. Mas eu quero jogar'", revelou. E a resposta foi com atuação de gala.

Comandados por Jokic, autor de 35 pontos e incríveis 18 rebotes, o Denver buscou a virada depois de ir ao intervalo perdendo por 73 a 67, para se consolidar na segunda posição da conferência e mostrar que é um dos candidatos ao título. O astro flertou com um triple-double, ao distribuir oito assistências.

A noite perfeita dos Nuggets veio com destaque, também, para os arremessos da linha de três pontos, da qual bateu seu recorde na temporada. Foram 18 bolas do perímetro convertidas em 32 tentativas, três delas de Jamal Murray, que fez 34 pontos na partida.

Gilgeous-Alexander sequer foi o cestinha do Thunder. O canadense fez 25 pontos, diante de 26 do companheiro Dort, em apresentação abaixo do esperado dos donos da casa, que brigam rodada a rodada para ver quem fecha a fase de classificação em primeiro, com o Cleveland Cavaliers. Foi a 12ª derrota do time, com o rival com somente 10.

"À medida que vamos encerrando esta temporada (regular, com mais um mês pela frente), essa coisa de MVP vai pegar. Shai é um grande jogador e se ele ganhar seu primeiro MVP, ele merece", admitiu Malone, sem esconder a felicidade com mais uma grande campanha de Jokic. "Nikola ganhou três MVPs e o cara agora está com uma média de triplo-duplo e está entre os três primeiros da liga em três categorias, então ele pode ganhar MVP 10 vezes em 10", ressaltou.

Nada de desmerecer o canadense, contudo. "Se (Shai) vencer, vou bater palmas e ficar feliz por ele. Ele é bom para o jogo. Estou apenas apoiando meu jogador. Quando você olha de uma perspectiva histórica, ele está fazendo coisas que nunca foram feitas."

CONFIRA OS RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA:

Miami Heat 102 x 105 Charlotte Hornets

Toronto Raptors 119 x 104 Washington Wizards

Brooklyn Nets 111 x 108 Los Angels Lakers

Atlanta Hawks 132 x 123 Philadelphia 76ers

Boston Celtics 114 x 108 Utah Jazz

Chicago Bulls 121 x 103 Indiana Pacers

Memphis Grizzlies 120 x 118 Phoenix Suns

Houston Rockets 97 x 84 Orlando Magic

Oklahoma City Thunder 127 x 140 Denver Nuggets

San Antonio Spurs 129 x 133 Dallas Mavericks

Golden State Warriors 130 x 120 Portland Trail Blazers

Sacramento Kings 104 x 133 New York Knicks

CONFIRA OS JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA:

Detroit Pistons x Washington Wizards

Cleveland Cavaliers x Brooklyn Nets

Indiana Pacers x Milwaukee Bucks

New Orleans Pelicans x Los Angeles Clippers

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.