Novorizontino supera o Athletico-PR e dorme no G-4 da Série B

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No duelo dos times postulantes ao acesso, Novorizontino e Athletico-PR abriram a quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro em jogo isolado nesta quinta-feira. Com dois gols de Pablo Dyego, o time paulista superou o rival direto por 2 a 1 e entrou, de forma momentânea, no G-4 - grupo de acesso - da competição.

 

O fato curioso da partida é que Pablo Dyego começou no banco de reservas, mas teve que ser acionado logo com quatro minutos de bola rolando após lesão de Robson. Com a vitória, o Novorizontino chegou a nove pontos, em quarto lugar, empatado com o Athletico-PR, que segue líder devido aos critérios de desempate, mas pode ser ultrapassado ao fim da rodada.

 

O jogo começou com problemas para o Novorizontino. Com menos de cinco minutos, Robson sentiu uma lesão e teve que sair de campo. Substituído por Pablo Dyego, não demorou para a estrela do atacante brilhar. Após bate e rebate, o camisa 7 aproveitou a sobra na área e abriu o placar, aos 10.

 

O Athletico até respondeu rápido, com Luiz Fernando balançando as redes, mas o tento foi anulado por impedimento. O time paulista era reativo, porém efetivo quando subia ao ataque. Waguininho recebeu em velocidade e Mycael salvou o time paranaense. Depois, Marlon assustou em chute da entrada da área.

 

O Athletico voltou para o segundo tempo com mudanças e elas surtiram efeito rápido. Com um minuto, Tevis carimbou a trave do time paulista. Mais criativo, o time chegou ao empate. Luiz Fernando desviou de cabeça e Renan Peixoto pegou de primeira para deixar tudo igual, aos 18. Depois do empate, o time paranaense caiu de rendimento.

 

E não demorou muito para sofrer o castigo. Em contra-ataque, Luís Oyama cruzou para Pablo Dyego recolocar o Novorizontino à frente do placar, aos 28. O time paranaense até ensaiou uma pressão, mas aos 36 Patrick foi expulso e freou a reação. Com um a mais, coube aos donos da casa administrar o placar até o apito final.

 

A dupla agora ganha uma folga na tabela, voltando a atuar somente daqui a 10 dias. No domingo, o Novorizontino visita o Atlético-GO, em Goiânia, às 16h. Mais tarde, às 18h30, o Athletico recebe o Botafogo-SP, em Curitiba.

 

FICHA TÉCNICA

 

NOVORIZONTINO 2 X 1 ATHLETICO-PR

 

NOVORIZONTINO - Airton; Rafael Donato, Dantas e Patrick; Igor Formiga (Rodrigo Soares), Luís Oyama (Fábio Matheus), Marlon e Patrick Brey; Waguininho, Robson (Pablo Dyego) (Lucca) e Matheus Frizzo (Nathan Fogaça). Técnico: Umberto Louzer.

 

ATHLETICO-PR - Mycael; Palacios, Habraão, Léo e Esquível; Felipinho (Patrick), Falcão (Raul) e Zapelli; Luiz Fernando (Velasco), Alan Kardec (Renan Peixoto) e Isaac (Tevis). Técnico: Maurício Barbieri.

 

GOLS - Pablo Dyego, aos 10 minutos do primeiro tempo. Renan Peixoto, aos 18, Pablo Dyego, aos 28 minutos do segundo tempo.

 

CARTÃO AMARELO - Zapelli (Athletico-PR).

 

CARTÃO VERMELHO - Palacios (Athletico-PR).

 

ÁRBITRO - Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL).

 

RENDA - R$ 11.525,00.

 

PÚBLICO - 817 torcedores.

 

LOCAL - Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.