Brasileirão: o que aconteceu com seu time durante a pausa para o Mundial de Clubes?

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o fim da participação das equipes brasileiras no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, os times nacionais "esquentam as turbinas" para retomar o calendário do futebol no País. O Campeonato Brasileiro voltará a ser disputado neste sábado, 12 de julho. O Estadão mostra o que aconteceu com os vinte clubes da Série A durante a pausa para o torneio internacional.

 

Três dos quatro times brasileiros que estavam no Mundial de Clubes tiveram mudanças importantes após a competição nos Estados Unidos. O Botafogo acertou com o técnico Davide Ancelotti para o lugar de Renato Paiva. O meia Jordan Barrera, do Junior Barranquilla, foi contratado. Por outro lado, Jair e Igor Jesus foram para o Nottingham Forest, enquanto o zagueiro Kawan será reforço do Remo.

 

O Palmeiras, que não conta mais com Estêvão, que irá para o Chelsea, contratou o atacante paraguaio Ramón Sosa, que estava no Nottingham Forest. A notícia ruim ficou por conta de Paulinho, que terá que passar por nova cirurgia e não deve mais atuar esse ano.

 

Já o Flamengo se despediu de Gerson, que se transferiu para o Zenit. O clube russo pagou a multa de R$ 160 milhões para ter o meio-campista. Outro desfalque importante para a sequência da temporada é Pulgar, que teve fratura no pé na partida contra o Bayern de Munique.

 

Representante brasileiro que foi mais longe no Mundial de Clubes, o Fluminense, por enquanto, não tem alterações no elenco comandado pelo técnico Renato Gaúcho.

 

CORINTHIANS

O clube alvinegro não anunciou contratações. Por outro lado, emprestou Alex Santana para o Grêmio. O meia Igor Coronado deixou o time e foi para o Sharja FC, dos Emirados Árabes Unidos, enquanto o jovem Giovane se transferiu para o Verona. Já o lateral-esquerdo Diego Palacios foi afastado do elenco, por estar em negociação com o Austin FC, dos Estados Unidos.

 

SÃO PAULO

O tricolor mudou o comando técnico da equipe. Luis Zubeldía foi substituído por Hernán Crespo. No elenco, Igor Vinícius acertou transferência para o Santos. O zagueiro Ruan retornou ao Sassuolo, da Itália. O volante Liziero ficou sem contrato e foi outro que se despediu do São Paulo. Já Marcos Antônio teve a permanência assegurada. O meio-campista teve renovado o empréstimo junto à Lazio.

 

SANTOS

A equipe da Vila Belmiro acertou as contratações do lateral Igor Vinícius e do volante Willian Arão. Durante a pausa do Mundial de Clubes, a diretoria ainda anunciou a renovação de contrato de Neymar, que fica na equipe até dezembro. O lateral Kevyson está a caminho do Sport.

 

VASCO

O time carioca acertou a contratação do volante Thiago Mendes, que estava no Al-Rayyan. Anunciou ainda a permanência de Philippe Coutinho até o meio de 2026. O meia rescindiu contrato com o Aston Villa. O goleiro Léo Jardim ampliou o vínculo até 2030. A notícia ruim fica por conta da lesão do meia Adson, que sofreu uma fratura na tíbia da perna direita durante treinamento e não tem prazo para retornar aos gramados.

 

ATLÉTICO-MG

Os mineiros acertaram o empréstimo do meia Daniel Penha, de 26 anos, ao Dalian Pro, da China. Ele tinha retornado ao clube mineiro após empréstimo ao Nacional, de Portugal. O lateral Guilherme Arana foi liberado pelo departamento médico e está à disposição do técnico Cuca para a sequência da temporada.

 

BAHIA

Fechou em definitivo a aquisição do atacante Kayky, emprestado pelo Manchester City. O atleta assinou vínculo até o fim de 2029. O clube de Salvador ainda renovou o contrato do meio-campista Jota até o final de 2027. O técnico Rogério Ceni, por sua vez, prorrogou o vínculo com o Bahia pelo mesmo período. Na Copa do Nordeste, a equipe avançou às semifinais ao bater o Fortaleza.

 

RED BULL BRAGANTINO

O clube paulista acertou a contratação por empréstimo do zagueiro Gustavo Marques, do Benfica. O zagueiro Léo Realpe foi vendido ao Famalicão, de Portugal. Ele já estava emprestado ao time europeu desde setembro de 2024. O meia Willian Chumbinho renovou o contrato com o Bragantino, mas foi emprestado ao Torreense, também de Portugal. O meia-atacante Bruninho retornou de empréstimo do Cercle Brugge, da Bélgica.

 

CEARÁ

Pouco antes do Mundial de Clubes, o Ceará rescindiu os contratos de Lelê e Léo Rafael. O clube não anunciou reforços. Dentro de campo, o time se classificou para as semifinais da Copa do Nordeste ao eliminar o Sport nos pênaltis.

 

CRUZEIRO

O time celeste contou com um período discreto, sem saídas ou chegadas no elenco. Como preparação antes da volta do Brasileirão, o time mineiro participou de um torneio amistoso, no qual perdeu para o Defensa Y Justicia-ARG por 1 a 0 e derrotou o Banfield-ARG por 1 a 0.

 

FORTALEZA

O Fortaleza anunciou o atacante argentino José Herrera, ex-Argentinos Juniors, até 2020. Quem também foi contratado foi o atacante paraguaio Adam Bareiro, que estava no Al-Rayyan, do Catar. Já Dylan Borrero deixou o clube rumo ao futebol colombiano. Felipe Jonatan foi emprestado ao Mirassol. Pedro Augusto acertou com o Sport. O argentino Pol Fernández, por sua vez, foi anunciado pelo Godoy Cruz. Lucas Sasha está a caminho do Athletico-PR. Na Copa do Nordeste, o Fortaleza foi eliminado nas quartas de final pelo Bahia.

 

GRÊMIO

O meio-campista Alex Santana chegou por empréstimo do Corinthians. O meio-campista Carballo retorna ao clube após empréstimo ao New York Red Bulls, dos Estados Unidos. Dentro das quatro linhas, o Grêmio conquistou a Recopa Gaúcha ao bater o São José por 2 a 0.

 

INTERNACIONAL

O colorado confirmou a contratação do lateral-direito Alan Benítez, após o fim do vínculo com o Cerro Porteño. O jovem Gabriel Carvalho foi liberado para atuar pelo Al-Qadisiyah, da Arábia Saudita. O lateral Nathan Santos chegou a um acerto para vestir a camisa do Remo.

 

JUVENTUDE

O clube gaúcho se reforçou na pausa para o Mundial. O Juventude contratou o volante Hudson, o meia Lucas Fernandes, o lateral Marcelo Hermes e o atacante Rafael Bilu. Já o atacante Vitor Pernambuco deixou a equipe e foi para o Operário-PR.

 

MIRASSOL

O Mirassol fechou por empréstimo com o lateral Felipe Jonatan, que estava no Fortaleza. O volante Zé Vitor, por sua vez, que estava emprestado ao time paulista, retornou ao Maringá para a sequência da disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.

 

VITÓRIA

O Vitória teve dias agitados na pausa para o Mundial. Após a eliminação na Copa do Nordeste, o técnico Thiago Carpini foi demitido. Fábio Carille foi anunciado como substituto. O clube baiano ainda anunciou as contratações do atacante Renzo López, do meia português Rúben Rodrigues e do goleiro Thiago Couto. Em contrapartida, o goleiro Gabriel Vasconcelos foi para o Sport. Outros jogadores deixaram o elenco foram: Hugo, Carlos Eduardo, Bruno Xavier, Janderson, Fau, Wellington Rato e Gustavo Mosquito.

 

SPORT

O time do Recife anunciou o goleiro Gabriel Vasconcelos, do Vitória, por empréstimo. O clube pernambucano ainda chegou a um acordo com Ignacio Ramírez, que estava no futebol chileno, e Kevyson, do Santos. Outro reforço é Pedro Augusto, do Fortaleza. No processo de reformulação do Sport, vários jogadores estão de saída do clube como: Antônio Carlos, Arthur Sousa, Dalbert, Di Plácido, Du Queiroz, Fabrício Domínguez, Gustavo Maia, Lenny Lobato, Lucas Cunha, Thiago Couto, Zé Lucas e Titi Ortiz.

Em outra categoria

Uma pesquisa do instituto Ipsos revelou que a saúde mental é o maior motivo de preocupação entre os brasileiros quando o assunto é saúde pública. Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados citaram o tema como prioridade, superando problemas como câncer (37%), estresse (33%), abuso de drogas (26%) e obesidade (22%).

Os dados mostram ainda diferenças importantes entre grupos. Enquanto 60% das mulheres dizem se preocupar com saúde mental, entre os homens esse índice é de 44%. A preocupação também é mais forte entre os jovens da Geração Z (60%) do que entre os Boomers (40%), indicando uma mudança geracional na forma como o tema é percebido.

A pesquisa também revela desafios estruturais. Oito em cada dez brasileiros afirmam não conseguir arcar com os custos de uma boa assistência à saúde, e 57% acreditam que a qualidade dos serviços de saúde ainda pode melhorar nos próximos anos. Além disso, 70% apoiam a vacinação obrigatória e 55% temem que a obesidade aumente no país.

O levantamento reforça a necessidade de políticas públicas que priorizem a saúde mental, ao mesmo tempo em que garantam acesso mais amplo e equitativo aos serviços de saúde para a população.

A mamografia é considerada um dos métodos mais eficazes para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de câncer mais letal entre as mulheres no Brasil. Trata-se de um exame de imagem que permite identificar alterações suspeitas antes mesmo de sintomas surgirem, aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido.

O procedimento é feito por meio de uma máquina que examina especificamente o tecido mamário. As mamas são posicionadas sobre uma bandeja de acrílico, onde ocorre uma leve compressão, necessária para obter imagens nítidas. A máquina, então, realiza radiografias utilizando doses baixas de radiação, menores do que as aplicadas em exames de outras regiões do corpo.

De acordo com o Ministério da Saúde, recomenda-se que mulheres entre 40 e 69 anos realizem o exame a cada dois anos como forma de rastreamento. Já mulheres com menos de 40 anos podem ser orientadas a fazer a mamografia caso haja histórico familiar de câncer de mama ou risco de tumores hereditários.

A importância do exame é reforçada pelo dado alarmante: somente em 2025, o Brasil deve registrar cerca de 73,6 mil novos casos da doença. A prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo as principais armas para reduzir a mortalidade e ampliar as chances de cura.

Com a chegada da primavera, o cenário de flores coloridas e temperaturas mais amenas também traz um alerta: a estação é marcada pelo aumento de alergias e doenças virais. O pólen liberado pelas flores, somado ao clima mais seco, cria condições favoráveis para a proliferação de vírus e o agravamento de problemas respiratórios e infecciosos.

Entre as doenças mais comuns nessa época do ano estão a asma, rinite alérgica, conjuntivite e outras reações alérgicas, além de enfermidades virais como catapora, sarampo, rubéola e caxumba. Crianças costumam ser mais vulneráveis, o que reforça a importância de manter a carteira de vacinação atualizada.

Médicos orientam que, para reduzir os riscos, é essencial manter hábitos de prevenção, como hidratar-se bem, evitar ambientes com poeira acumulada, lavar sempre as mãos e reforçar o uso de máscaras em locais com maior concentração de pólen ou aglomerações. Em casos de sintomas persistentes — como crises de tosse, dificuldade para respirar, coceira nos olhos e manchas na pele — a recomendação é procurar atendimento médico.

A primavera, portanto, exige atenção redobrada com a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Mais do que apreciar a beleza da estação, é preciso cuidar para que o florescer das plantas não seja acompanhado pelo florescer de problemas de saúde.