MPF aponta insuficiência nas ações da ANS e cobra atuação para coibir abusos de planos de saúde

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Ministério Público Federal (MPF) enviou nesta quarta-feira, 30, uma recomendação à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) solicitando uma atuação mais eficaz para enfrentar abusos no setor de planos de saúde. O documento, produzido por um grupo de trabalho da Câmara de Consumidor e Ordem Econômica do MPF, critica a regulação atual da ANS por não assegurar um equilíbrio econômico adequado entre consumidores e operadoras de planos de saúde.

Segundo o MPF, isso resulta em reajustes excessivos e práticas irregulares, prejudicando os consumidores. Um problema específico destacado é a diferença nas regras de reajuste para planos individuais e coletivos, o que, na visão do MPF, permite reajustes elevados nos planos coletivos e contribui para a criação de "falsos coletivos" por algumas operadoras. Isso também teria impactado a disponibilidade de planos individuais ou familiares.

O órgão também destacou problemas relacionados à fiscalização pela ANS, incluindo a falta de clareza das operadoras sobre cláusulas contratuais, coberturas e reajustes. Também há preocupação com a não oferta de opções de portabilidade em casos de cancelamentos feitos pelas operadoras.

O Ministério Público sugeriu que a ANS adote medidas para promover a venda de planos de saúde individuais, garantindo o acesso dos consumidores ao mercado de saúde suplementar. O MPF também solicitou que a ANS defina critérios para os reajustes dos planos coletivos. A agência tem um prazo de 30 dias para responder à recomendação.

Questionada sobre as alegações da MPF, a ANS não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Em outra categoria

Luísa Sonza foi confirmada no line-up do próximo Coachella nesta segunda-feira, 15. O festival americano acontece nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de abril de 2026.

A cantora brasileira subirá aos palcos nos dias 11 e 18, que terão Justin Bieber como atração principal. "Vejo vocês lá", escreveu ao compartilhar a notícia em seu Instagram. Além dela, o brasileiro DJ Mochakk também irá se apresentar no festival nos dias 12 e 19 de abril.

Sabrina Carpenter, Justin Bieber, Karol G, Major Lazer, Iggy Pop, The Strokes, Addison Rae e Young Thug são alguns dos nomes que irão se apresentar no Coachella 2026, que acontece em Indio, na Califórnia.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Wagner Moura falou sobre O Agente Secreto, filme que marca seu retorno aos cinemas brasileiros, ter sido escolhido para representar o Brasil no Oscar. "Estamos todos muito felizes e gratos com a decisão da Academia, sobretudo considerando a extraordinária safra de filmes brasileiros que concorreram esse ano - todos excelentes! Agora nós vamos trabalhar para honrar essa confiança, fazendo o melhor que pudermos para representar bem nosso país, nosso cinema, nossa cultura mundo afora", disse em comunicado oficial.

No início do mês, a revista americana Variety afirmou que o filme pode superar Ainda Estou Aqui no Oscar. O longa de Walter Salles foi indicado a três categorias na premiação: Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. A produção levou a estatueta na última categoria.

Clayton Davis, editor do veículo, publicou uma matéria sobre o Festival de Telluride, onde o filme foi exibido, na qual disse que o longa pode se destacar nas categorias de atuação, direção, roteiro original e melhor filme.

O Agente Secreto venceu o prêmio de Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Diretor no Festival de Cannes. O filme se passa no Recife durante a ditadura militar e segue a trajetória de Marcelo, especialista em tecnologia que busca se reconectar com o filho. Quando chega à cidade, ele percebe que o local não irá lhe proporcionar a paz que procurava.

O filme chega aos cinemas brasileiros em 6 de novembro.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

O apresentador Otaviano Costa decidiu deixar a Band, onde comanda o programa Melhor da Noite desde março. A decisão veio depois de conversas com a direção da emissora, que chegou a apresentar um outro projeto para o ano que vem, mas Otaviano não concordou.

O apresentador tem se divido entre o Rio de Janeiro, onde mora com a família, e São Paulo, onde fica a emissora. Essa rotina partida entre as duas cidades pesou na decisão tomada pelo marido da atriz Flávia Alessandra.

Em 2024, Otaviano precisou fazer uma cirurgia cardíaca, depois de passar mal. Recentemente, o apresentador chegou a ter novos problemas de saúde e precisou ser afastado do trabalho.

A Band, via nota oficial, confirma a saída de Otaviano da emissora e diz que a decisão foi tomada de comum acordo. A saída do apresentador acontecerá até o dia 31 de outubro.

Confira a íntegra da nota oficial da Band:

Após decisão tomada em comum acordo com a Band, Otaviano Costa se prepara para deixar o Melhor da Noite. O apresentador segue no comando do programa até o dia 31 de outubro e continuará, em paralelo a isso, se dedicando aos seus negócios e projetos pessoais.