Chacina da Candelária: relembre o massacre no Rio que virou tema de minissérie na Netflix

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A chacina da Candelária, que completou 30 anos em 2023, virou tema de uma minissérie nacional que estreou na quarta-feira, 30, na Netflix. Trata-se de Os Quatro da Candelária.

O crime aconteceu na madrugada de 23 de julho de 1993, quando oito crianças e adolescentes que dormiam em frente à Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, foram mortas por policiais à paisana.

Mais de 70 crianças e jovens dormiam nas escadarias do local, quando os carros com PMs chegaram. Quatro foram executados ali mesmo. Outro chegou a ser internado e morreu dias depois. Dois foram levados até o Aterro do Flamengo e assassinados. Seis tinham de 11 a 17 anos; havia um de 18 e outro de 19.

A minissérie, criada por Luís Lomenha, mostra as 36 horas anteriores à chacina a partir do ponto de vista de quatro crianças que viviam em situação de rua no Rio.

"Enquanto tentam sobreviver nas ruas, quatro amigos buscam apoio uns nos outros e sonham com um futuro melhor. Até que uma tragédia acontece", resume a descrição apresentada de Os Quatro da Candelária.

Com o testemunho de um dos sobreviventes, sete indivíduos - entre policiais militares, ex-policial militar e pessoas civis envolvidos no crime - foram a julgamento. Um deles recebeu sentença de 300 anos de prisão. Mas todos acabaram soltos.

Em 12 de setembro de 1994, porém, Wagner dos Santos, a principal testemunha da tragédia, sofreu mais um atentado. O governo optou, na época, por colocá-lo no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas e, em 1998, ele foi levado à Suíça.

Em outra categoria

Guilherme Arantes, 71, precisou cancelar suas próximas apresentações, incluindo um show de réveillon marcado para o dia 31 de dezembro, em Santos, no litoral de São Paulo. O cantor foi submetido a um cateterismo com angioplastia não programado e precisará ficar de repouso absoluto por, pelo menos, 10 dias.

O cantor também não se apresentará no Navio do Roupa Nova, onde tinha show programado para o dia 3 de janeiro de 2025.

Em comunicado, a equipe do cantor afirmou que o procedimento foi um sucesso. De acordo com informações obtidas pelo Estadão, o cateterismo foi feito em um hospital em Salvador, na Bahia, e ele deve receber alta do hospital entre esta sexta-feira, 27, e sábado, 28.

Ney Latorraca, que morreu nesta quinta-feira, 26, mantinha a sua vida privada o mais longe possível dos holofotes. Foram poucas as vezes que ele falou abertamente do casamento com Edi Botelho, com quem manteve um relacionamento nos seus últimos 29 anos. Registros públicos do casal são igualmente raros, a não ser de produções teatrais das quais os dois participaram.

Mas, Lucas Botelho, sobrinho de Edi, publicou fotos da família em uma viagem. Não fica claro quando a viagem aconteceu. Em um dos stories, Lucas escreveu: "Hoje o céu veste cinza de luto, mas seu riso, Ney, é como o brilho persistente do sol após a tempestade - eterno e incontornável. Você que fez da vida um palco de inteligência e humor, agora repousa na imensidão, tão vasto e inesquecível quanto o próprio horizonte carioca. A saudade dói, mas sua memória, como o Rio, é poesia que o tempo jamais apagará".

Em entrevista ao Jornal Nacional na noite desta quinta-feira, 26, Edi Botelho se emocionou ao falar sobre o marido. Ele afirmou que Ney Latorraca desejaria ser lembrado com a mesma alegria que deu para seus trabalhos. "Vai ficar essa pessoa maravilhosa que ele era, amiga de todo mundo, essa pessoa para cima, que sabia brincar com tudo", declarou ele, emocionado.

A cantora Wanessa Camargo postou fotos de Clara, sua irmã recém-nascida. Filha do sertanejo Zezé Di Camargo e da influenciadora fitness Graciele Lacerda, a pequena nasceu na noite de Natal.

No post, Wanessa celebrou a chegada da irmã: "Clara, nascida no dia de Natal, com um nome que carrega em seu significado tudo o que é radiante e ilustre. Seja bem-vinda a este mundo louco, mas incrivelmente bonito, repleto de amor, esperança e tantos momentos mágicos que estão à sua espera".

"Você já é um presente para todos nós, e eu, como sua irmã, estarei sempre ao seu lado, apoiando você incondicionalmente, celebrando suas conquistas e oferecendo meu colo nas tempestades. Que a luz do seu nome guie sua jornada e que o amor que já sentimos por você cresça mais a cada dia. Bem-vinda!", completou a irmã mais velha.

O nascimento de Clara estava previsto para janeiro, mas a bolsa da mãe estourou na noite de Natal, enquanto a família jantava. "Como tudo em nossas vidas tem a hora certa de acontecer, nunca foi no nosso tempo, mas sim no tempo perfeito de Deus. Clara decidiu antecipar sua chegada e veio ao mundo no dia em que Jesus nasceu, mais uma prova de sua conexão com Deus", disse a mãe em um post no Instagram.

Graciele e Zezé estão juntos desde 2014. O casal anunciou a gravidez em julho, após quatro anos de tentativas de fertilização. A notícia foi compartilhada nas redes sociais do cantor, com a legenda: "Nosso milagre".