Defesa Civil inicia operação de alertas por telefone contra desastres em 36 cidades do RS

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O governo federal anunciou nesta segunda-feira, 18, a ampliação da área de funcionamento do Defesa Civil Alerta, sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional em casos de desastres de grande perigo. Lançado em agosto, o projeto-piloto já foi testado em 11 municípios e, na nova fase, alcançará mais 37, sendo 36 no Rio Grande do Sul.

O sistema busca reduzir os impactos de desastres como os alagamentos que atingiram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano. A ideia é comunicar os moradores em áreas de risco para que esses possam se manter em alerta e, sendo necessário, se retirar dos locais.

Antes de colocar o sistema em operação nos novos municípios, a Defesa Civil Nacional, em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia, vai promover alertas de demonstração nos dias 30 deste mês e 1º de dezembro para mostrar o funcionamento da ferramenta na prática.

"É um sistema complementar, os outros que já são utilizados serão mantidos. O que queremos aqui é levar proteção e segurança para a população", disse o ministro em exercício da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Valder Ribeiro.

No primeiro dia, os alertas serão enviados para 36 cidades gaúchas. São elas: Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria. No segundo dia, o sistema será testado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Não há necessidade de cadastro prévio do usuário.

"A partir do dia 4 de dezembro, os governos estaduais do Rio Grande do Sul e Minas Gerais poderão fazer a gestão do sistema de alerta e, se necessário, poderão disparar alertas para outros municípios", explicou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

Projeto-piloto

Em agosto deste ano, o Defesa Civil Alerta foi testado em 11 municípios durante 30 dias. Os alertas foram enviados para as cidades de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Um mês após o início do projeto-piloto, a maior parte da população das 11 cidades aprovou o novo sistema de envio de alertas. Em pesquisa realizada nos municípios, 87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.

Em outra categoria

A atriz e apresentadora Fernanda Souza cometeu uma gafe nas suas redes sociais nesta semana. Em um story, ela agradeceu a participação das seis famílias que participaram do reality Ilhados com a Sogra, que chegou a sua segunda temporada no início deste ano. Mas, ao citar cada uma das famílias, deixou uma delas, os Araújo, de fora.

A reação foi quase que imediata. Andressa Araújo, uma das participantes do reality da Netflix, usou as suas redes sociais para registrar seu incômodo. "E, mais uma vez, fomos apagados de uma história", iniciou.

"Depois de expor a minha família inteira, mostrar toda nossa vulnerabilidade, nem o reconhecimento da apresentadora nós tivemos. Eu não sei como continuo me deixando abalar com essas coisas, mas é revoltante demais. A gente nunca sabe como agir", escreveu a participante.

Nesta quarta-feira, 22, Fernanda usou um novo story para se desculpar pela gafe. "Essa semana, fiz um story para agradecer a todos os envolvidos no sucesso do Ilhados. No momento em que fui agradecer às famílias, eu infelizmente me esqueci de mencionar a família Araújo", reconheceu a apresentadora.

"Já me retratei com eles sobre essa minha falha humana e pedi desculpas para Val, Andressa e Henrique pelo acontecido. Eles conviveram comigo durante o programa e sabem o quanto eu sou amorosa com todos eles. Foi só um lapso de memória! Muito obrigado pela entrega! Vocês são demais!", completou Fernanda.

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, está internado em São Paulo para tratar uma infecção. A informação foi confirmada por Luciana Cardoso, mulher do apresentador, nesta quarta-feira, 22. Segundo Luciana, Fausto realiza o tratamento contra a infecção desde o final de dezembro.

A mulher do apresentador ainda afirmou que ele deve ter alta no final de semana. Faustão passou por dois transplantes entre 2023 e 2024.

Em novembro, o filho do apresentador, João Silva, chegou a atualizar o estado de saúde do pai. "Cada dia ele está melhor. Digo que é sobre pensar quando a rampa está para cima e para baixo", comentou à época.

Em agosto, Faustão deu uma entrevista ao Fantástico em que falou sobre seu estado de saúde. "Estou com um coração de um atleta de 35 anos. Agora tem que cuidar da lanternagem, da funilaria e do resto, da parte física", brincou na ocasião.

Coringa: Delírio a Dois, Madame Teia, Megalópolis, Reagan e Borderlands são os piores filmes do ano para o Framboesa de Ouro 2025, que premia o que houve de pior no cinema. Os indicados foram anunciados nesta terça-feira, 21.

O filme estrelado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga é o líder de indicações, com sete. Os outros quatro ficaram empatados em segundo, com seis cada.

Os "prêmios" são entregues em 1 de março, um dia antes do Oscar. Veja abaixo a lista completa de indicações:

Pior filme

'Borderlands'

'Coringa: Delírio a dois'

'Madame Teia'

'Megalópolis'

'Reagan'

Ator

Jack Black - 'Querido Papai Noel'

Zachary Levi - 'Harold e o lápis mágico'

Joaquin Phoenix - 'Coringa: Delírio a dois'

Dennis Quaid - 'Reagan'

Jerry Seinfeld - 'A batalha do biscoito Pop-Tart'

Atriz

Cate Blanchett - 'Borderlands'

Lady Gaga - 'Coringa: Delírio a dois'

Bryce Dallas Howard - 'Argylle'

Dakota Johnson - 'Madame Teia'

Jennifer Lopez - 'Atlas'

Ator coadjuvante

Jack Black (apenas a voz) - 'Borderlands'

Kevin Hart - 'Borderlands'

Shia LaBeouf (travestido) - 'Megalópolis'

Tahar Rahim - 'Madame Teia'

Jon Voight - 'Megalópolis', 'Reagan', 'Shadow Land' e 'Strangers'

Atriz coadjuvante

Ariana DeBose - 'Argylle' e 'Kraven, O Caçador'

Leslie Anne Down (como Margaret Thatcher) - 'Reagan'

Emma Roberts - 'Madame Teia'

Amy Schumer - 'A Batalha do Biscoito Pop-Tart'

FKA twigs - 'O Corvo'

Diretor

S.J. Clarkson - 'Madame Teia'

Francis Ford Coppola - 'Megalópolis'

Todd Phillips - 'Coringa: Delírio a dois'

Eli Roth - 'Borderlands'

Jerry Seinfeld - 'A Batalha do Biscoito Pop-Tart'

Combo em tela

Quaisquer dois personagens detestáveis (Mas especialmente Jack Black) - 'Borderlands'

Quaisquer dois 'atores cômicos' sem graça - 'A Batalha do Biscoito Pop-Tart'

O elenco inteiro de 'Megalópolis'

Joaquin Phoenix & Lady Gaga - 'Coringa: Delírio a dois'

Dennis Quaid & Penelope Ann Miller (como 'Ronnie e Nancy') - 'reagan'

Prequela, refilmagem, cópia ou sequência

'O Corvo'

'Coringa: Delírio a dois'

'Kraven, O Caçador'

Mufasa: O Rei Leão'

'Rebel Moon - Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes'

Roteiro

'Coringa: Delírio a dois'

'Kraven, O Caçador'

'Madame Teia'

'Megalópolis'

'Reagan'