COP29: Agricultura apresenta programa de recuperação de pastagens degradadas em painel

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Durante painel na COP29 realizado na segunda-feira (19), o Ministério da Agricultura apresentou o seu Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), que busca recuperar, de forma sustentável, pastagens atualmente degradadas.

No evento "Transição de um sistema alimentar saudável, sustentável e justo: oportunidades econômicas", o assessor especial Carlos Ernesto Augustin, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falou ainda que o programa busca promover o uso sustentável de 40 milhões de hectares de pastos degradados, conforme nota da pasta divulgada hoje.

O ministério reforçou ainda o compromisso de intensificar a produção de alimentos sem ampliar o desmatamento e adotar práticas agrícolas que contribuam para a redução da emissão de carbono.

Em outra categoria

Daniele Hypolito foi quem saiu do BBB 25 no Paredão deste domingo, dia 6. Ela foi eliminada com 50,37% dos votos, numa disputa com João Pedro (45,38%) e Maike (4,25%). O programa, no "Modo Turbo", ainda conta com uma Prova do Líder e a formação de mais um Paredão.

A ginasta teve sua saída anunciada após um discurso em que o apresentador Tadeu Schmidt disse diversas coisas envolvendo irmãos - João Pedro, o outro mais votado, também entrou no programa acompanhado por seu gêmeo, João Gabriel.

Daniele Hypolito ficou emocionada ao se despedir do irmão, Diego: "O nosso sonho a gente realizou. Foi muito bom estar aqui até agora. Você vai seguir representando a gente, como sempre foi: eu torcendo por você e você torcendo por mim. Você encontrou diversos amigos aqui que vão te dar força. Te vejo na final!".

Ao ser recebida pelo apresentador do lado de fora da casa, comentou: "O maior desafio é a gente aguentar ficar tanto tempo fechado. Apesar do costume, por conta da concentração da ginástica, ajudou muito."

"O mais importante desse jogo, apesar de todos estarem disputando o valor, o programa, por si, já muda a vida. Não vale você ser outra pessoa além do que você é, mesmo. Acho que consegui mostrar para outras pessoas o que ninguém conhecia", concluiu a irmã de Diego Hypolito.

Após especulações sobre a saúde de Renato Aragão terem repercutido em um podcast na última quinta-feira, 3, o Estadão entrou em contato com Lilian Aragão, mulher do humorista, a respeito do tema. "O Renato vai bem e segue cheio de humor", informou neste domingo, 6, destacando a suposição como "falsa e maldosa".

Em entrevista ao podcast SaladaCast na última quinta-feira, 3, Rafael Spacca, documentarista que tem foco na trajetória do grupo Os Trapalhões, afirmou que o humorista de 90 anos estaria com problemas cognitivos: "Especula-se Alzheimer. Mas a suspeita principal é demência".

Questionada a respeito da declaração pelo Estadão, Lilian Aragão, que também é responsável por gerenciar a carreira do artista, enviou a seguinte nota: "A insinuação acerca do estado de saúde do Renato Aragão, além de falsa e maldosa, demonstra uma profunda falta de respeito. O Renato vai muito bem e segue cheio de humor".

Conhecido especialmente por seu personagem Didi Mocó, o comediante fez história com o grupo Os Trapalhões entre as décadas de 1960 e 1990, ao lado de Dedé Santana, Mussum e Zacarias.

Entre suas aparições mais recentes na TV, recebeu uma homenagem no Domingão Com Huck e participou do Teleton no ano passado. Ele também segue ativo nas redes sociais.

Já Rafael Spacca é autor do livro O Cinema dos Trapalhões - Por Quem Fez e Por Quem Viu e produziu o documentário Trapalhadas Sem Fim, que entrevistou diversos artistas, jornalistas e profissionais que trabalharam ou foram influenciados pelo programa Os Trapalhões, como Dedé Santana e Pelé. O material, porém, nunca foi lançado, apesar de contar com trechos de entrevistas disponíveis no YouTube.

Antônio Barros, histórico compositor de forró, morreu neste domingo, 6, em João Pessoa, na Paraíba, aos 95 anos de idade. A informação foi divulgada primeiramente pela família, e depois repercutida pela Assembleia Legislativa da Paraíba e por artistas.

O artista estava internado em um hospital no bairro da Torre, em João Pessoa, para tratar complicações decorrentes da doença de Parkinson. O velório foi realizado neste domingo, no cemitério Jardim das Acácias.

Antônio Barros nasceu na cidade de Queimadas, no interior da Paraíba. Muitas das músicas foram feitas em parceria com sua mulher, Cecéu, com quem foi casado por mais de cinco décadas.

Entre as centenas de canções que compôs, algumas ficaram conhecidas na voz de artistas como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Fagner, Alcione, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês e Trio Nordestino. Uma das mais conhecidas é Homem com H, famosa na voz de Ney.

Elba Ramalho publicou uma homenagem em seu Instagram: "A música brasileira perde muito no dia de hoje. Lá se foi o nosso mestre do forró, Antônio Barros. Homem forte, obra consistente e verdadeira ao retratar nossos costumes, nossos ritmos e nosso jeitinho nordestino de ser e viver!"