Filme com cenas de sexo é exibido a alunos de escola estadual durante mostra de cinema

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O filme Cidade; Campo causou tumulto por parte de alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá (AP), ao ser exibido durante a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, produzida pelo Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

O longa de ficção, suspense e drama tem cenas explícitas de sexo e classificação etária para maiores de 16 anos, segundo o Ministério da Justiça. Já o site da mostra de cinema indica classificação para 18 anos.

Nas redes, circula um vídeo, gravado por alunos da escola enquanto assistiam ao filme, que mostra os jovens gritando quando aparecem as cenas de nudez.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania afirmou que considera inadmissível que o filme Cidade; Campo tenha sido exibido a estudantes de escola pública. "Tão logo tomou conhecimento, o Ministério solicitou a imediata apuração dos fatos junto ao setor da Universidade Federal Fluminense, responsável pela produção da 14ª Edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos", disse em nota enviada ao Estadão.

A pasta declarou que tomará as providências cabíveis para apuração e a devida responsabilização por esse fato.

A organização da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos reconheceu a inadequação da classificação indicativa e disse que houve um erro atribuição da classificação indicativa do filme. "Pedimos sinceras desculpas à comunidade escolar e ao público pelo ocorrido. Destacamos que houve um erro na atribuição da classificação indicativa do filme desta sessão específica e, a partir deste episódio, foi realizado uma reavaliação interna para adequação de formamais precisa ao seu conteúdo", afirmou.

Também esclareceu "que a escola e a produção local na cidade de Macapá não têm qualquer responsabilidade sobre o ocorrido" e realizou reuniões com a direção da escola, pais e alunos.

O governador do Estado do Amapá, Clécio Luís, disse, no X, ter ficado "estarrecido com o filme que foi exibido" aos alunos da escola estadual e afirmou considerar inaceitável o desrespeito à classificação etária do filme.

Cidade; Campo é um longa metragem brasileiro lançado neste ano que aborda a migração entre o meio urbano e o rural.

Em outra categoria

O Big Brother Brasil 25 promete surpreender o público e os confinados com uma inovação tecnológica: o 'Seu Fifi', um robô que captará conversas dos participantes e as revelará no decorrer do jogo. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa realizada com a presença do apresentador Tadeu Schmidt e da direção do programa.

"Vou convidar o maior fofoqueiro do nosso grupo para contar uma fofoca para vocês, uma novidade", brincou Tadeu ao apresentar o 'Seu Fifi'.

De acordo com o apresentador, o robô, apelidado de 'RoBBB', irá circular pela casa com a missão de ouvir as interações entre os brothers. "O Seu Fifi vai estar trabalhando pela casa, vai estar limpando um vidro de algum lugar da casa e ouvindo as conversas dos participantes. Eles nem imaginam o que estará acontecendo, mas o RoBBB está capturando essas conversas", explicou.

A dinâmica envolve ainda a participação ativa do público. Cabe aos telespectadores decidir quais conversas capturadas pelo robô serão reveladas para os próprios confinados.

"Em determinado momento, o público vai decidir que conversas que o Seu Fifi vai revelar para os participantes da casa. Eles podem estar conversando horrores sobre seus adversários e de repente ele pode contar esses horrores para os adversários", detalhou Tadeu Schmidt.

O reality show estreia nesta segunda-feira, 13, com duplas formadas por amigos, familiares e casais, divididos entre Camarote e Pipoca.

O ex-marido de Ana Hickmann, Alexandre Correa, usou suas redes sociais para celebrar o resultado de um processo em que a apresentadora terá de pagar uma pensão indenizatória de R$ 15 mil mensais. O empresário comemorou e disse que se sente agradecido.

"Agradeço a Deus pelos últimos acontecimentos divulgados pela imprensa e espero poder acordar deste pesadelo o mais rápido possível", escreveu na legenda de um vídeo em que aparece comentando o caso. "De fato, as últimas notícias são como se fosse dá a um homem no deserto, água e sombra então muito me acalma", disse.

Em comunicado, a assessoria da modelo disse que não deve comentar o caso, que segue em segredo de justiça. A nota enviada ao Estadão diz que sua defesa disse ter recebido as notícias "com serenidade". "Sobre as notícias da fixação de alimentos compensatórios ao ex-marido, em sede de tutela de primeiro grau, e a condenação do Sr. Alexandre na prestação de alimentos ao filho, a defesa de Ana Hickmann lamenta a veiculação de decisões judiciais do processo de divórcio, sabidamente em segredo de justiça. Por tal razão, não se manifestará sobre a decisão, que recebeu com serenidade."

Em meio a comentários que o parabenizam e o apoiam, celebrando a "justiça divina", o empresário também agradeceu aos seguidores. "Obrigado por todos os directs de apoio, palavras de carinho. Vamos lá, continuar, vamos lutar, isso só fortalece e, como sempre, venho e agradeço", comentou o empresário.

Em sua fala, Alexandre também disse que esperava que o fim de seu casamento fosse "normal". Se eu tivesse um pedido a Deus, jamais queria que nada disso tivesse acontecido na minha vida e que tivesse havido uma separação normal, como qualquer casal. Pediria que nada disso tivesse ocorrido, tamanha exposição de sofrimento", pontuou.

A cantora Beyoncé anunciou uma doação de 2,5 milhões de dólares, o equivalente a R$ 15 milhões, por meio de sua fundação BeyGOOD, para ajudar famílias que sofreram perdas devido aos incêndios florestais que atingiram Los Angeles. Os recursos serão direcionados para comunidades em Altadena e Pasadena, regiões gravemente impactadas pelas chamas que começaram na última terça-feira, 7, na costa oeste dos Estados Unidos.

A fundação, criada em 2013, apoiará não apenas famílias que perderam suas casas e bens materiais, mas também igrejas e centros comunitários em outras áreas afetadas. O objetivo é atender às necessidades imediatas da população atingida pelos incêndios.

De acordo com a Variety, os incêndios, alimentados pelos fortes ventos de Santa Ana, já destruíram milhares de estruturas, incluindo residências, empresas e veículos. Até o momento, 11 mortes foram confirmadas, mas as autoridades acreditam que o número pode aumentar com o avanço das buscas.

BeyGOOD se junta a outras organizações

Na última sexta-feira, 10, a Walt Disney Company anunciou uma doação de 15 milhões de dólares para iniciativas de assistência e reconstrução. Paramount e Fox Corp. contribuíram com 1 milhão de dólares para a Cruz Vermelha Americana e o Departamento de Bombeiros de Los Angeles. Além disso, a Warner Music divulgou um compromisso inicial de 1 milhão de dólares para apoio às áreas devastadas.