Câmara aprova urgência para projeto que obriga detector de metal em escola; entenda proposta

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Com aval do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o plenário da Casa se dedicará, nesta semana, a votar projetos que integram um pacote da segurança pública. Entre os itens na pauta desta segunda-feira, 9, parlamentares poderão apreciar projetos que querem obrigar a instalação de detector de metais e cercas elétricas em creches e escolas e garantir prisão preventiva para quem cometer crimes hediondos. O regime de urgência para a tramitação do projeto dos detectores de metal já foi aprovado nesta segunda-feira, 9.

Lira havia manifestado desejo de tocar a pauta de segurança no final do primeiro semestre. Ele delegou ao presidente da bancada da bala e da Comissão de Segurança Pública, Alberto Fraga (PL-DF), a tarefa de elencar matérias que são de interesse do grupo.

Há 23 proposições do campo da segurança pública na pauta desta segunda-feira. São 18 requerimentos de urgência e cinco projetos de lei. Os requerimentos de urgência ganharão a atenção na segunda. Esses requerimentos aceleram a tramitação de proposições legislativa, fazendo com que elas pulem a fase de discussão e análise nas comissões para já serem votadas no plenário da Câmara, último estágio para a aprovação de uma matéria na Casa.

Ainda que Lira tenha dito que não moveria pautas muito polêmicas, parlamentares do PSOL dizem que há matérias "graves" para apreciação no plenário da Casa. Uma delas é o projeto de lei que quer obrigar a instalação de detectores de metais e cercas elétricas nas entradas de creches e escolas da rede pública e privada de ensino.

O texto é de autoria da deputada federal Silvye Alves (União-GO) e de Rodrigo Valadares (União-SE). Para os autores, a iniciativa coibiria ataques a tiros em instituições de ensino. Parlamentares aprovaram a urgência dessa proposição na noite desta segunda-feira, com voto contrário apenas do PSB e do PSOL.

"Parece inadequado, antipedagógico e não soma para a segurança. Uma demasia, uma insistência que inclusive pode beneficiar algumas empresas que vão produzir esses equipamentos", afirmou Chico Alencar (PSOL-RJ).

De acordo com a proposição, o Poder Executivo terá a missão de fiscalizar e penalizar as escolas que não cumprirem a regra. Os recursos que custeariam a instalação dos detectores e das cercas na rede pública viriam do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Outro projeto de lei, de autoria do deputado Coronel Ulysses (União-AC) veda a concessão de liberdade provisória em casos de reincidência, de crimes hediondos, de roubo e de associação criminosa qualificada durante a audiência de custódia. Para Ulysses, essas concessões de liberdade "impulsionam a percepção de impunidade na sociedade".

A audiência de custódia é um procedimento judicial que ocorre logo após a prisão em flagrante de um indivíduo, e seu principal objetivo é avaliar a legalidade da prisão e decidir sobre a manutenção ou a liberdade do preso, garantindo que seus direitos sejam respeitados.

Nela, é avaliada a possibilidade de conversão da prisão para preventiva, a concessão da liberdade provisória ou o relaxamento da prisão.

Além dessas proposições, deputados poderão analisar, entre outras, um projeto que cria a hipótese de flagrante delito quando o infrator é identificado logo após o crime, seja pela vítima ou por terceiros que o reconheçam por filmagem ou foto do delito, e outra proposta que institui o cadastro nacional de monitoramento de facções criminosas, além da criação dos crimes de furto, furto qualificado e roubo durante calamidades públicas.

Em outra categoria

A nova série animada da Disney com a Pixar, Win or Lose, teve um arco narrativo que aborda a transição de gênero removido da trama. Segundo o portal americano The Hollywood Reporter, em uma reportagem exclusiva publicada na terça-feira, 17, um representante da empresa confirmou a retirada do conteúdo.

"Quando estamos falando de um conteúdo animado para uma audiência mais jovem, reconhecemos que muitos pais prefeririam abordar certos assuntos com seus filhos em seus próprios termos e no momento adequado", comentou o porta-voz.

A empresa não deu mais detalhes sobre a retirada do arco da trama, mas explicou que o personagem continuará a existir, com algumas falas removidas ou trocadas. O portal explicou que a decisão teria sido tomada pelo estúdio há alguns meses.

A atriz que interpreta a personagem, e que também é uma mulher trans, Chanel Stewart, contou ao portal Deadline sobre a decisão de retirar o conteúdo da série: "Fiquei muito desapontada. No momento eu que eu peguei o roteiro, eu me animei em contar sobre a minha jornada e em poder ajudar outras garotas trans. Isso teria sido uma conversa importante. Histórias trans importam, e merecem ser ouvidas".

Win or Lose é uma série de oito episódios sobre um time misto de softball chamado Pickles, em uma escola de ensino fundamental. Cada um dos episódios retrata um dos personagens separadamente, em sua vida fora do campo, seja ele um treinador, um jogador ou um dos pais, enquanto se preparam para um campeonato.

A direção e o roteiro são de Carrie Hobson e Michael Yates, com produção de David Lally. A estreia do primeiro episódio seria em 6 de dezembro, mas foi adiada para 19 de fevereiro de 2025.

O ator Humberto Martins, 63 anos, passou por um processo de harmonização facial e revelou o seu novo rosto na tarde desta terça-feira, 17, no programa Fofocalizando, do SBT. O artista, que marcou época como galã em diversas novelas da Globo, se submeteu ao procedimento estético em um dos quadros mais famosos da atração.

"Eu nunca tinha feito, mas achei que ficou bacana", confessou Martins. "Deu uma saúde", disse o ator, que pareceu feliz com o resultado da cirurgia. As médicas Camila Avallone Bosso e Mariana Avallone, responsáveis pela harmonização, também comentaram o procedimento. "Fizemos a mandíbula e o bigode, que era o que marcava mais. Usamos ácido hialurônico", explicaram.

"Se a gente compara com a foto do antes, nós vemos uma melhora muito grande, um alívio na região do bigode chinês, que estava bastante acentuado", afirmou Camila. Ainda de acordo com as médicas, o ator optou por não colocar botox pois se prepara para interpretar um personagem "mais rústico" em um filme.

Os apresentadores do programa também gostaram do resultado da cirurgia. Cariúcha elogiou a transformação do ator, falando que ele se tornou "um coroa ainda mais arrumado". "A impressão que dá é que o cara tomou banho", disse Datena, que está fazendo participações esporádicas na atração do SBT.

Rafa Kalimann e Nattan estão juntos. Os dois surpreenderam fãs ao postarem foto coladinhos um ao outro com direito a emoji de coração. A atriz repostou o clique, durante a festa de aniversário de seu pai, a quem o sertanejo chamou de "sogro". Ao que tudo indica, o cantor já está bem entrosado com a família de Rafa.

Os indícios de que Rafa e Nattanzinho, como é chamado pelos fãs e amigos, estão se relacionando surgiram desde que a atriz se separou do ator Allan Souza Lima, após um ano de namoro.

O sertanejo também terminou recentemente um namoro de quatro anos com a influenciadora cearense Layla Samylle. Desde então, Rafa passou a frequentar mais os shows do sertanejo.

Ela esteve na apresentação de Nattanzinho no Carnatal, evento de carnaval fora de época, em Natal, no Rio Grande do Norte, na semana passada.

Já no tapete vermelho do Prêmio Multishow 2024, em novembro, Nattanzinho voltou a elogiar publicamente Kalimann, mas negou que estaria vivendo um romance com a ex-BBB.

"Rafa é uma mulher que eu sempre admirei. Eu já disse em um podcast, já falei que eu namoraria ela, alguns anos atrás Ela é uma mulher incrível, inteligente, linda e simpática. Parem de ficar botando pilha em mim, que aí pode acontecer. Não (está rolando), mas pode acontecer", disse ele ao colunista Lucas Pasin na ocasião.