Mais de 1 em cada 5 adultos no mundo tem uma infecção por herpes genital, diz OMS

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Cerca de 846 milhões de pessoas com idades entre 15 e 49 anos vivem com infecções por herpes genital no mundo, segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que mais de 1 em cada 5 indivíduos nessa faixa etária convive com o vírus. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 11, na revista Sexually Transmitted Infections.

A pesquisa analisou informações referentes ao ano de 2020, revisões sistemáticas e modelos matemáticos para estimar a prevalência da infecção globalmente. Os resultados apontam que, a cada segundo, pelo menos uma pessoa adquire uma nova infecção por herpes genital. Anualmente, são 42 milhões de casos.

Segundo a OMS, na maioria das vezes, as pessoas que vivem com o vírus têm nenhum ou poucos sintomas. Para alguns, porém, a infecção provoca feridas e bolhas genitais dolorosas que podem ser recorrentes ao longo da vida - mais de 200 milhões de pessoas de 15 a 49 anos sofreram pelo menos um desses episódios sintomáticos em 2020, de acordo com a pesquisa.

Os autores do estudo chamam a atenção para a necessidade de novos tratamentos e vacinas para reduzir os efeitos adversos do vírus, que atualmente não tem cura.

"O estigma em torno do herpes genital significa que ele tem sido discutido muito pouco, apesar de afetar milhões de pessoas globalmente. Não foi feito o suficiente para lidar com essa infecção comum", disse em nota Sami Gottlieb, oficial médico do Departamento de Saúde Sexual e Reprodutiva e Pesquisa da OMS e um dos autores do relatório.

Para ele, a pesquisa e o investimento expandidos no desenvolvimento de novas vacinas e terapias contra o herpes, bem como o acesso a essas medidas, podem desempenhar um papel crítico na melhoria da qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.

Outro ponto importante, afirmam os pesquisadores, é controlar a disseminação do vírus. Isso porque, embora na maioria das vezes não cause grandes problemas, o herpes genital pode ocasionalmente levar a complicações sérias, como herpes neonatal - condição em que a mãe transmite o vírus para o bebê durante o parto.

Dois tipos do vírus

O vírus herpes simplex (HSV) possui dois tipos principais: HSV-2 e HSV-1. Segundo a OMS, o HSV-2 é mais grave em termos de saúde pública, pois causa 90% dos surtos sintomáticos de herpes genital, apresenta alta recorrência e triplica o risco de contrair HIV. Em 2020, cerca de 520 milhões de pessoas conviviam com esse tipo de infecção, transmitida durante a atividade sexual.

Já o HSV-1 é mais comum na infância, sendo transmitido por saliva ou contato pele a pele, causando herpes oral com feridas na boca. Ele também pode ser adquirido sexualmente, levando a infecções genitais na adolescência ou idade adulta. Estima-se que 376 milhões de pessoas tiveram infecções por HSV-1 em 2020. Desses, acredita-se que 50 milhões também contraíram o HSV-2, pois é possível ter os dois tipos ao mesmo tempo.

O estudo atualiza as estimativas anteriores da OMS, estabelecidas com dados de 2012 a 2016. Segundo o relatório, embora a prevalência de HSV-2 genital tenha permanecido estável entre 2016 e 2020, as infecções genitais por HSV-1 aumentaram.

Medidas de prevenção

Atualmente, a OMS indica as seguintes medidas de prevenção:

- Embora não seja totalmente eficaz para impedir a disseminação do vírus, o uso correto e consistente de preservativos reduz os riscos de transmissão;

- Pessoas com sintomas ativos devem evitar contato sexual com outras pessoas, pois o herpes é mais contagioso quando há feridas;

- Pessoas com sintomas de herpes genital devem ser submetidas a testes de HIV e, se necessário, profilaxia pré-exposição para prevenção do HIV.

Em outra categoria

Reginaldo Faria, que interpretou o empresário Marco Aurélio na versão original de Vale Tudo, viveu um dos momentos mais marcantes de sua carreira no capítulo final do folhetim. Ao fugir do Brasil ao lado de Leila, vivida por Cassia Kis, o vilão dá uma "banana" para seus compatriotas, um gesto que ficou eternizado e se tornou símbolo das críticas que a novela fazia à impunidade e à corrupção.

"Acho que o que fez [Marco Aurélio crescer] foi a banana que me persegue até hoje", declarou o ator e entrevista ao programa Expedição Rio, da Globo, ao explicar que o personagem inicialmente tinha uma importância menor. "Na verdade, ele era um personagem comum dentro daquele ambiente corrupto e, para a grande surpresa, quando eu saía na rua, as pessoas me aplaudiam e me pediam autógrafo."

O ator conta que, para ele, o carinho do público pelo personagem é símbolo da indignação que ele acabava sintetizando com sua postura debochada. "Essas pessoas estavam aplaudindo aquele camarada que deu uma banana para um processo político totalmente corrupto", argumenta.

Recentemente, Faria se encontrou com Alexandre Nero, intérprete de Marco Aurélio no remake de Vale Tudo. "Eu, em um dia de apresentação de arte na escola assistindo os filhos, e Reginaldo Faria assistindo os netos. Vida, tempo e suas sincronicidades", escreveu Nero em publicação no Instagram.

A nova versão de Vale Tudo foi adaptada por Manuela Dias, com direção artística de José Luiz Villamarim. O elenco conta com Taís Araújo, Bella Campos, Paolla Oliveira e Debora Bloch, entre outros.

O músico, compositor e produtor Mauro Motta morreu no sábado, 26, aos 77 anos, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela prefeita da cidade, Marina Rocha, por meio das redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.

"Mauro foi um grande homem. Produtor musical de renome internacional, trabalhou com Raul Seixas, Roberto Carlos e outros grandes nomes da música brasileira. Venceu o Grammy 2 vezes, o maior prêmio da música. Mauro Motta deixa um legado enorme. Que Deus conforte os corações de familiares e amigos", escreveu.

Nascido em 19 de fevereiro de 1948, no Rio de Janeiro, Mauro da Motta Lemos iniciou seus estudos musicais aos cinco anos, incentivado pela mãe, que o matriculou em aulas de piano.

Começou a carreira em grupos de baile na década de 1960 e integrou o Blue Jeans e, posteriormente, Renato e Seus Blue Caps, ícones da Jovem Guarda.

Colaborações com Raul Seixas

A amizade com Raul Seixas surgiu em 1968, época em que Raul atuava como cantor dos Panteras e mais tarde como diretor artístico da CBS. A parceria resultou em composições como Doce, doce amor, sucesso de Jerry Adriani em 1973, e Ainda queima a esperança, gravada por Diana.

Esses trabalhos consolidaram Mauro Motta como referência na música popular romântica da época, embora seu trânsito incluísse também o rock e a Jovem Guarda.

Produção de Roberto Carlos e hits com Claudia Telles

Mauro Motta também construiu uma longa colaboração com Roberto Carlos. O cantor gravou diversas músicas compostas por ele, como Nosso Amor e Eu Me Vi Tão Só, ambas em parceria com Eduardo Ribeiro, além de Como Eu Te Amo, escrita com Carlos Colla.

De 1984 a 1996, Motta assinou a produção de todos os álbuns lançados por Roberto Carlos no Brasil, período que marcou a maior colaboração do produtor com o artista.

Antes disso, Mauro trabalhou ao lado de Robson Jorge e Lincoln Olivetti em sucessos da cantora Claudia Telles, como Fim de Tarde (1976) e Eu Preciso Te Esquecer (1977), dois dos maiores hits da artista.

O Now United está de volta aos palcos. Após um período de hiato, o grupo pop formado em 2017 anunciou uma nova turnê mundial, com passagem confirmada no Brasil. O retorno também contará com novos integrantes, que serão revelados nas próximas semanas.

Além do Brasil, a turnê já tem passagens confirmadas por Portugal, Hong Kong e Arábia Saudita. Outros destinos ainda serão anunciados. Até o momento, o grupo não divulgou datas nem locais específicos dos shows.

"Estamos de volta e temos algo gigante para anunciar. Vocês esperaram, vocês pediram e agora finalmente está acontecendo. O Now United vai sair em turnê!", anunciaram Sina Deinert (Alemanha), Savannah Clarke (Austrália), Shivani Paliwal (Índia), Nour Ardakani (Líbano) e Desirée Silva (Brasil). "E adivinhem? Nós não somos as únicas. Mais membros se juntarão a nós em breve."

Ao longo dos anos, o Now United reuniu integrantes de 18 países diferentes. Desirée Silva é a nova brasileira do grupo, após a saída de Any Gabrielly, que ficou conhecida por dar voz à personagem Moana no Brasil. A cantora deixou o grupo no fim de 2022 para se dedicar à carreira solo, seguindo o mesmo caminho de outros ex-integrantes, como Noah Urrea e Josh Beauchamp.

A nova fase do Now United será marcada por anúncios semanais nas redes sociais da banda, que promete manter os fãs atualizados enquanto a turnê é detalhada.