Agência Nacional de Mineração encerra nível de emergência da barragem Campo Grande, diz Vale

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Vale informou nesta quarta-feira, 18, que a barragem Campo Grande, localizada na mina Alegria, no município de Mariana (MG), teve seu nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) na última segunda-feira. A estrutura recebeu "Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva", atestando a sua segurança, destacou a mineradora.

"A melhora das condições de estabilidade foi possível graças ao avanço do processo de descaracterização, que está previsto para ser concluído em 2026. A barragem Campo Grande é uma das 30 estruturas incluídas no Programa de Descaracterização de Barragens a Montante da Vale, que recebeu mais de R$ 10 bilhões em investimentos desde 2019", disse a Vale em nota.

Segundo a companhia, a estrutura da barragem de Campo Grande permanecerá em nível de alerta e receberá acompanhamento dos órgãos competentes, até que haja a conclusão de toda a documentação necessária.

Ao todo, 16 barragens da empresa deixaram o nível de emergência desde 2022. Das 15 que ainda mantêm algum nível de emergência, nenhuma delas opera recebendo mais rejeitos.

Além disso, todas as barragens construídas pelo método a montante estão em processo de descaracterização. As estruturas são monitoradas permanentemente e recebem ações contínuas para aprimorar a segurança.

A Vale informou ainda, que aderiu ainda ao Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM), que tem o objetivo de garantir dano zero às pessoas ou ao meio ambiente durante todo o ciclo de vida das barragens.

Lançado em 2020, a partir de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) e do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), foi o primeiro padrão global do setor mineral e um marco mundial para a segurança de barragens.

Em outra categoria

Céline Dion postou uma homenagem ao marido, René Angélil, em suas redes sociais, na terça-feira, 17, dia em que completariam 30 anos de casamento. Angélil morreu em 2016, em decorrência de um câncer na garganta.

Na legenda, a cantora escreveu: "Você ainda preenche nossos corações todos os dias. Você é tudo para nós. Nós sentimos muito sua falta. Feliz 30º aniversário, meu amor!".

Ela completou a postagem com a assinatura de seus três filhos, René-Charles e os gêmeos Eddy e Nelson.

René Angélil foi um empresário canadense do ramo musical, conhecido por alavancar a carreira de Céline. Recebeu o diagnóstico de câncer na garganta em 1998, mas entrou em remissão (quando a doença não pode ser detectada em nenhum exame) até 2014. A cantora saiu dos palcos na época para se dedicar ao marido.

Ele morreu em 14 de janeiro de 2016, aos 73 anos. Além dos três filhos que possui com Céline, René também é pai de Patrick, Jean-Pierre e Anne-Marie, frutos de seu primeiro casamento.

O ator Alec Baldwin voltou a falar sobre o incidente que casou a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme Rust em 2021. Nesta terça-feira, 17, ele revelou que "há mais por vir" sobre o que aconteceu durante as filmagens. "O que está por vir agora é o meu esforço, e será um esforço bem-sucedido, para levantar e expor o que realmente aconteceu", disse Baldwin em entrevista ao podcast Fail Better, apresentado pelo ator e escritor David Duchovny.

"Eu estava contra-atacando. Eu estava na defensiva. Eu estava sendo acusado. Eu estava sendo indiciado", relembrou ele sobre o período em que enfrentou o julgamento por homicídio culposo. Ele ainda alegou que todas as histórias que poderiam ter lhe beneficiado foram "suprimidas", enquanto as que lhe prejudicaram foram "ampliadas".

"A verdade sobre o que realmente aconteceu nunca foi dita", afirmou ele. Baldwin, por fim, disse que há mais a ser esclarecido nos próximos processos judiciais sobre o caso.

Em outubro de 2021, o ator disparou uma arma que matou acidentalmente Halyna Hutchins. Joel Souza, diretor de Rust, também foi ferido. Baldwin foi indiciado por homicídio culposo, mas o caso foi arquivado em julho após o Ministério Público não apresentar provas essenciais para o processo.

Os atores Larissa Manoela e André Luiz Frambach se casaram, pela terceira vez, nesta terça-feira, 17. Isso mesmo, desde 2023, o casal tem feito uma série de cerimônias para celebrar o amor.

Desta vez, eles reuniram amigos e familiares em um casamento tradicional, com direito a troca de vestido, padrinhos e decoração floral. A escolha da data não foi à toa. O dia 17 de dezembro marca o início oficial de namoro dos pombinhos.

A festança logo conquistou as redes sociais e foi parar nos assuntos mais comentados do X, o antigo Twitter.

Relembre os casamentos de Larissa Manoela

O primeiro casamento foi em dezembro de 2023 em uma cerimônia mais intimista. Foi quando Larissa e André oficializaram a união no cartório.

Os dois estavam de branco, ela com um vestido curto com um laço nas costas e ele um terno branco e tênis.

No último mês de novembro, o casal fez nova cerimônia na Tailândia. Para essa renovação dos votos, o casal viajou sozinho e celebrou de forma despojada, na praia.

O casal usava roupas praianas brancas: ela de saia e top brancos e ele de bermuda e camisa.