Padrasto suspeito de envenenar família no PI chamava enteados de 'primatas'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A investigação da Polícia Civil revelou que Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, preso temporariamente pelo suposto envenenamento da família, em Parnaíba, no Piauí, tinha uma relação conturbada com os enteados, a quem maltratava e chamava de 'primatas'. Ele se referia à Maria Francisca, uma das enteadas, como "uma criatura que tinha a mente boba, tola, que não serve para nada", aponta a Polícia Civil. Nove pessoas da família foram intoxicadas após comerem baião de dois durante o último Réveillon. Quatro, inclusive Maria Francisca, morreram.

Segundo o delegado Abimael Silva, os depoimentos de Costa foram marcados por diversas contradições. A prisão foi pedida para que ele não represente risco às vítimas que sobreviveram. "Precisamos deixar claro que ele é o principal suspeito, mas a investigação ainda não foi concluída. Porém, todos os indícios apontam para ele", afirmou, durante entrevista coletiva a qual o Estadão teve acesso. A reportagem ainda tenta contato com a defesa do investigado.

Segundo o delegado, Francisco era companheiro de Maria dos Aflitos, mãe de oito filhos, dos quais seis viviam na residência. "Os três filhos da Francisca Maria, a última vítima fatal, também moravam na casa. É uma residência pequena que comportava 11 pessoas. Eles revelaram que Francisco não falava com nenhum dos enteados e tinha um sentimento de ódio em relação à dona Francisca, mãe das crianças."

O delegado expôs trechos de conversas recolhidas no celular do suspeito em que ele não esconde o sentido de desprezo em relação à mulher e seus filhos. Francisco havia manifestado desejo de que Maria Francisca "sumisse" de casa, pois só procurava "vagabundos". Disse ainda que a mulher era uma criatura de mente vazia e, quando olhava para ela, sentia nojo e raiva. Para o delegado, Francisco era o único da família que tinha motivação para o crime, por odiar algumas das vítimas. "Todos os indícios convergem para a autoria de Francisco. Temos um prazo de 30 dias, o mesmo da prisão temporária, para concluir o inquérito."

Segundo o delegado, os exames laboratoriais revelaram a presença de terbufós, substância tóxica usada em inseticidas, na panela utilizada para preparar o arroz, no intestino das vítimas e nos pratos onde os alimentos foram consumidos. O baião de dois foi preparado para o Réveillon em um tacho que ficou sobre o fogão após ser servido na virada do ano.

Para o policial, o veneno foi colocado na manhã seguinte. "O terbufós tem uma característica de fazer efeito uma hora após o consumo e fica fazendo efeito por ao menos quatro horas. No início da manhã, o alimento permaneceu sobre o fogão e foi preparado no almoço por uma filha adolescente de Maria dos Aflitos. Ela disse em depoimento que Francisco a orientou a preparar e servir o arroz", disse.

O policial contou que a primeira linha de investigação levou em conta a possibilidade de alguém ter entrado na casa enquanto a família dormia e envenenado a comida que estava sobre o fogão. "Os depoimentos e os exames na casa afastaram essa hipótese, pois todos dormiam amontoados ali e ninguém se deu conta da entrada de um estranho. Além disso, a porta estava bloqueada por uma pedra e cadeiras pelo lado de dentro."

Em outra categoria

Wanessa Camargo, que participará da Dança dos Famosos 2025, confessou ter ido de carro de São Paulo até o Rio de Janeiro, onde ocorrerão os ensaios. Segundo divulgado em suas redes sociais, nessa quarta-feira, 6, ela revelou ter tido receio de embarcar e optou por não voar.

A viagem foi realizada com mais três mulheres, com quem Wanessa dividiu o volante. "Quatro e meia da manhã e estou chegando no Rio de Janeiro. Resolvi ir porque passei um pavorzão no avião. Pelo que vi, o tempo vai continuar ruim e aí não quero passar pelo mesmo trauma que passei."

"Só de pensar que eu ia passar pelo mesmo medo, apavorei. Vai que eu não consigo entrar no avião. Não confio em mim quando estou irracional desse jeito. [Então] estou de carro. Confesso que estou moída", completou.

Após sua chegada no Rio de Janeiro, a cantora confirmou que a viagem foi um sucesso: "Chegamos no Rio às cinco da manhã". Ela também filmou os bastidores dos primeiros ensaios para a atração do Domingão com Huck, cuja primeira fase será realizada em grupos.

Quais são os grupos da 'Dança dos Famosos'?

O quadro do Domingão com Huck contava inicialmente com 16 participantes, divididos em quatro grupos.

O Grupo A é composto por Rodrigo Faro, Duda Santos, Silvero Pereira e Gracyanne Barbosa. Também estão presentes, em cada um dos grupos, quatro professores, que serão mentores dos participantes após a finalização da fase de grupos.

David Junior, Nicole Bahls, Luan Pereira e Fernanda Paes Leme integram o Grupo B. No Grupo C, fazem parte Allan Souza, Catia Fonseca, Richarlyson e Manu Bahtidão.

Por último, no Grupo D, os participantes são: MC Livinho, Wanessa Camargo, Alvaro e Tereza Seiblitz. Livinho, entretanto, saiu da competição e não integrará o time.

A edição de 2025 comemora 20 anos do quadro que teve início no Domingão do Faustão.

Um vídeo divulgado nas redes sociais pelo jornalista Ricardo Antunes mostra o marido da cantora gospel Amanda Wanessa, que está em estado vegetativo, agredindo o sogro, Odilon, no hospital. Conforme informações do G1, a família registrou um boletim de ocorrência contra o marido da artista, Dobson Santos.

O Estadão entrou em contato com Dobson para um pronunciamento sobre o assunto, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

O vídeo foi gravado por uma irmã de Amanda. No registro, Dobson aparece discutindo com os familiares, que o acusam de não cuidar da cantora. Na sequência, ele dá um chute em Odilon.

Conforme o G1, a Delegacia do Idoso investiga o caso. A cantora estaria na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em uma internação recente.

Amanda ficou conhecida no meio gospel e faz parte da igreja Assembleia de Deus. Algumas de suas obras, como Tá Chorando Por Quê?, possuem mais de 200 milhões de visualizações no YouTube. Ela também é dona de músicas como É Adorar e Eu Cuido de Ti.

Entenda o acidente de Amanda Wanessa

Amanda sofreu um acidente em janeiro de 2021, na rodovia PE-60, envolvendo também dois caminhões, no município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Foi constatado pela perícia que a cantora dirigia a 130 quilômetros por hora.

A filha de Amanda, que estava no carro durante a colisão, operou a perna e o braço. Seu marido e uma amiga também estavam presentes no acidente.

Após 642 dias internada, a cantora foi liberada para o tratamento em casa. Atualmente ela se encontra em estado vegetativo, quando o paciente fica acordado (possui ciclos de sono e vigília), mas não demonstra sinais de consciência.

Luana de Paula, noiva de Marcus Marinho, que apresenta o RJ No Ar, da Record, morreu em um acidente de trânsito no Rio de Janeiro.

Segundo o site Audiência Carioca, ela estava como passageira em uma corrida de moto por aplicativo quando o acidente aconteceu. Luana chegou a receber atendimento médico e ficou internada por dois dias, mas não resistiu.

Marcus Marinho e Luana de Paula estavam juntos há 11 anos e iam se casar em outubro. O apresentador usou as redes sociais para se despedir da noiva nesta quarta-feira, 6.

"Os últimos 11 anos foram incríveis ao seu lado. A gente caiu, se levantou, chorou... Riu junto... Superou tanta coisa... E é esse seu sorriso e os bons momentos que eu vou guardar. O casamento já estava marcado para outubro", escreveu.

"Uma pessoa imprudente no trânsito tirou você de mim", lamentou.

Internautas se comoveram com a morte de Luana e escreveram mensagens de solidariedade à Marinho. "Todos nós telespectadores da Record estamos muito tristes com essa notícia. Que Deus conforte você nesse momento tão difícil", disse um.